• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você está lendo? [Leia o 1º post]

Todos os Fogos o Fogo é um do Cortázar, não? Lembro que quando fui comprar alguns livros dele há um tempo evitei esse porque era de um editora que eu não conhecia, BestBolso se não me engano. A edição do livro tá bacana?

Editora "Civilização Brasileira" :P

A edição não tem nada de mais (nem demais) e a tradução também tem me agradado.
 
Terminei 2666 há alguns dias. Mixed feelings about it.
Vi muita gente reclamando da parte dos crimes, achei ela a mais divertida e interessante. Concordo que o jeito seco de descrever os assassinatos podem afastar um pouco o leitor, ainda mais vindo de um livro que nas três partes que antecessederam a quarta estava repleto de reflexões. Mas acho que justamente a maneira como é retratada os crimes e a repetição dos mesmos acaba definindo o estado da polícia da cidade, a corrupção, a falta de comprometimento, interesse e de precisão dos legistas..
A parte de Archimboldi foi a que menos me agradou.

Alguém mais leu? Qual a opinião sobre o livro como um todo e de suas partes?
Vê lá no tópico! Pelo que lembro tem gente que terminou sim (na verdade, tem (tinha?) quase um fã-clube do Bolaño aqui). Estava pensando em começar o livro esse ano também, mas não sei se vai dar tempo.

Agora comecei a reler a Divina Comédia. Estou na metade do Inferno (Canto XIV).

Li alguns muitos anos atrás (quase 10 anos) e não me lembro de quase nada. Do Inferno ainda lembrava de algumas coisas (as imagens são fortes), mas do Purgatório e Paraíso nem de longe...
 
Resolvi encarar As Crônicas de Gelo e Fogo, iniciei com o 1º livro da série, já li uns 4 capítulos e estou gostando...

A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol.1 - George R. R. Martin
 
Estou lendo Ana Karênina (há meses, e vai durar ainda mais uns bons), Todos os Fogos o Fogo e (comecei agora) 1Q84.

Os dois primeiros muito bons, o terceiro também parece ser (li pouquíssimo).



Gostando d'O Romance?
Foi um desses livros que li e me mudaram a vida.


Gostando, cara.. é um livro com vários objetivos e muitos gêneros literários. Tô lendo com calma.


Tb estou lendo Verdade ao Amanhecer, do Hemingway.
 
A mulher do vizinho, Fernando Sabino.

Tô com a faca nos dentes e vou zerar os Sabinos que tenho aqui.
 
Estou lendo o segundo volume dos Irmãos Karamazov. O final do primeiro livro, foi uma das melhores coisas que li na vida.

E também lendo os contos do Murilo Rubião. Destaque para O Teleco, o coelhinho. Foi um dos que mais gostei.
 
Murilo Rubião é muito bom mesmo. Só sinto que não poderei degustá-lo com o devido paladar pois ele está no vestibular esse ano, então já viu, né? Vestibular azeda qualquer coisa.

Até agora gostei de praticamente todos os contos, mas achei muito bonito aquele "Flor de Vidro". Vejo nele uma mensagem muito bonita de vida...

A propósito, hoje termino o Graciliano Ramos (Angústia). É um dos livros mais perturbadores que eu tive a oportunidade de ler. Depois dele quero ir de Clarice Lispector (A paixão segundo G. H., Laços de Famílias) e Guimarães Rosa (Primeiras Estórias). Aí depois eu vou me atracar no Pedro Nava. Tudo isso bem de mansinho, que é pra não causar inveja nos livros de História e Geografia...
 
Ah, o vestibular... Não te invejo.


Estou com várias leituras pela metade, mas sem pressa nenhuma. Vou ao pouquinhos:

1. "O estranho mundo de Zofia e outras histórias", de Kelly Link;
2. "Teatro completo", de Antônio Calado;
3. "Nos teus braços morreríamos", de Pedro Paixão;
4. "As viagens de Gulliver", de Jonathan Swift;
5. "O demônio da teoria", de Antoine Compagnon.

E devo começar em breve o "Segunda Fundação", de Asimov, para fechar a trilogia.



Significa que em breve meu censo literário será atualizado, talvez com vários livros de uma só vez.
 
Tô lendo uma edição da Companhia de Bolso que tem o título "Murilo Rubião - Obra completa". Espero que seja caô, porque o livro é minúsculo e estou curtindo demais o Murilão.
 
Tô lendo uma edição da Companhia de Bolso que tem o título "Murilo Rubião - Obra completa". Espero que seja caô, porque o livro é minúsculo e estou curtindo demais o Murilão.

Né não, Gilda. Se não me engano, a obra completa, completa, não tá ali não: ela tem cerca de 50 contos, algo assim... Mas é a obra praticamente completa. O Rubião era muito perfeccionista; levou 20 anos pra escrever o conto "O Convidado", por exemplo. Era uma espécie de Flaubert elevado ao quadrado, entende?
 
Claro que isso é ruim por um lado pois você sabe que a coisa ela é finita, bem finita. Acabou, acabou-se, vamos fechando os livros e ir dormir. Mas ao mesmo tempo é o que o Carpeaux fala sobre o Flaubert: isso dá segurança pro leitor, pois ele sabe que cada palavrinha ali foi praticamente amamentada antes de chegar naquele lugar. E isso, ainda mais no caso do Rubião, que se emparelha numa vertente à Machado de Assis, com grande concisão e sem ficar perdendo tempo, é qualidade na certa, é paixão.
 
Eu estou na metade do livro do Rubião. E realmente os contos são gostosos de serem lidos. E cada palavra dá a impressão de ter sido escolhida a dedo. Oque realmente foi o caso.

Talvez a obra dele não seja tão vasta, pois segundo a bibliografia dele na wikipédia ele se dedicou bastante a carreira profissional, chegando,senão me engano, até a secretário do gabinete,do até então, governador Juscelino Kubitschek.
Além do fator perfeccionismo.
 
O enigma do fogo sagrado - Hermes Lourenço

Segue a linha de mistério e investigação que eu adoro. Boa parte da trama se passa em Buenos Aires, cidade que conheci ano passado e adorei.
 
O Cortiço (Aluísio de Azevedo)
E mais um pouco de: GdT - As crônicas de gelo e fogo (George R. R. Martin)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo