1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que são os dúnedain?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Haran Alkarin, 10 Nov 2003.

  1. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Olá pessoal!
    Sei que os dúnedain são a família de Aragorn, ou algo parecido. Mas o que são os dúnedain exatamente? Quais as suas características?
     
  2. Riff

    Riff Usuário

    Na Segunda Era havia a ilha de Númenor, os homens q viviam nessa ilha eram os dunedais, só q a ilha afundou mas os sobreviventes continuaram a ser chamados assim, e a familia de Aragorn é descendente dos sobreviventes da Queda de Númenor.

    Eles eram mais altos, viviam mais e mais fortes q homens normais
     
  3. Fory

    Fory Usuário

    Não não. Os que viviam em Númenor eram os Numenorianos...

    Os que se exilaram na Terra-Média após a queda de Númenor que eram chamados de Dunedain.
    Os Dunedain era um povo poderoso, descendente da poderosa raça humana de Númenor, eram descendentes dos "fiéis", homens que não se corromperam com o mal de Sauron, ou seja, Elendil, seus filhos Isildur e Anárion, e todo o povo exilado de Númenor.

    Em características, a mais marcante era a altura (Elendil tinha 2,40m), e eram extremamente fortes, grandes guerreiros, além de sábios, e viviam mais que um humano "inferior", Aragorn viveu 210 anos.
     
  4. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Cara, são nomes diferentes do mesmo povo. Dê uma olhada no Glossário do Silmarillion, no verbete Númenorianos:

    "Os homens de Númenor, também chamados dúnedain."

    Claro que após a Queda os descendentes do Oeste foram chamados mais comumente de dúnedain (que quer dizer "Edain do Oeste"), mas não é incorreto chamar Elendil de dúnadan.
     
  5. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    Duneidan significa "Edain do Oeste", os Edain são a raça que pertencia Beren e Tuor, que deu origem ao povo de Numenor, que por sua vez aos duneidan na epoca de Aragorn esse povo já não tinha o mesmo vigor que antes por ter se misturado com outras raças
     
  6. a-dri

    a-dri Usuário

    jah me disseram isso
    mas acho errado chamar elendil d dunadan :/
     
  7. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Não é totalmente "errado", pelas razões já explicadas anteriormente. Pois lembrem-se daqueles que são chamados de Númenoreanos Negros, descendentes dos "Homens do Rei", os rebeldes que rejeitaram os Eldar e os Valar.
     
  8. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Eu sei que não é errado e tal, mas acho que no momento em que se passa o senhor dos anéis, o termo 'dunedain' era usado unicamente para designar os descendentes de numenorianos que viviam no norte, onde um dia tinha exisitdo um reino de numenorianos exilados... porque, não fosse assim, chamar[iamos os nobres de Gondor de dunedain, também, não??
     
  9. Fory

    Fory Usuário

    Não totalmente, pois na época da Guerra do Anel, os "nobres de Gondor" eram grandes homens, mas não descendentes diretos de Númenor, como ocorreu no norte, onde a linhagem foi preservada.
    Por isso os dúnedain seriam somente os do norte, descendentes diretos de Elendil. Em Gondor, a linhagem foi interrompida.
     
  10. Riff

    Riff Usuário

    Nah, eu acho q podemos chamar os nobres de Gondor de dúnedain tbem, mas nenhum aparece na história :)
     
  11. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Mesmo eles não tendo descendendia Numenoriana?
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não é errado, pode confiar, eu tirei a citação do livro. É um verbete do Glossário. Você mesma pode conferir.

    E havia muitos nobres em Gondor com sangue do Poente. A própria linhagem dos Regentes, por exemplo, é toda de dúnedain.
     
  13. Riff

    Riff Usuário

    Todos nobres de Gondor devem tem ascendência númenoriana, esse é o sinal de nobreza
     
  14. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    ...mas conta-se que, por algum acaso, Boromir naum possuía legítimo sangue do Ponente em suas veias, o que não ocorria com seu pai Denethor ou com seu irmão Faramir. Então Denethor e Faramir eram "dunedain", e Boromir era um "Homem do Crepúsculo", como são os rohirrim, Homens do Norte? 8O
     
  15. Riff

    Riff Usuário

    Bah, ele era um Edain né, ele era do Oeste né, então ele era Dúnedain (editado) :mrgreen:
     
  16. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Não acho que ele fosse dúnedain. O sangue dos numenorianos já foi muito "diluido" nele, assim com em todos seus parentes. Os únicos que mantinham uma linhagem pura mesmo eram Aragorn e seus companheiros... esses sim podem ser chamados de dúnedain, pois mantiveram a linhagem do sangue numenoriano mais pura.
    Sem contar que Denethor e seus antepassados eram apenas regentes, não sendo os reis em si, que permaneceram no exilio, sem misturar muito seu sangue!
     
    Última edição: 13 Abr 2008
  17. Andiara

    Andiara Usuário

    Eram sim quando Frodo e Sam são apanhados pelos homens de Faramir e os ouve conversando em élfico "percebe que são dunedain do sul" e quem estava conversando eram dois guardas deixados como vigias; penso eu que ñ eram nobres ñ mas levaram o nome de dunedain... :roll:
     
  18. Riff

    Riff Usuário

    Não é questão de sangue ou de acêndencia, é questão de povo, Ex: Nós somos brasileiros, nosso sangue pode ser misturado pra kralho mas continuaremos sendo brasileiros

    Entendeu, nasceu em Arnor é dunedain do norte, em Gondor dunedain do sul, seja qual for a familia
     
  19. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Tá, mas Gandalf é quem revela que Boromir, por algum acaso, "não possuía sangue do Ponente correndo em suas veias". A questão é a ascendência SIM, pois os Dunedain começaram a minguar pq se misturaram a homens inferiores. Está escrito no livro.
     
  20. Riff

    Riff Usuário

    Mas não deixaram de ser dúnedain
    Boromir podia não ter sangue numenoriano mas era dúnedain sim, ele nasceu em Gondor, foi educado ao costume de Gondor etc, logo ele pertencia ao povo de Gondor: os dúnedain (do sul)
     

Compartilhar