Spartaco
Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
Foi lançado recentemente pela Biblioteca Teológica, em parceria com a Editora Paulus, o primeiro volume da trilogia sobre o começo do cristianismo.
Conforme a sinopse da editora:
Falecido em 2020, James Dunn é considerado um dos principais eruditos bíblicos de sua geração. Tendo escrito estudos inovadores sobre o Novo Testamento e trabalhos exemplares sobre a teologia de Paulo, ele agora volta sua pena nesta obra ao surgimento do cristianismo. Jesus Recordado é o primeiro volume de sua trilogia monumental Cristianismo em Seus Começos, que cobrirá os primeiros 120 anos da fé cristã.
Com foco em Jesus, este primeiro volume tem várias características distintas. Ele reúne as lições a serem aprendidas com a “busca do Jesus histórico” e responde aos desafios hermenêuticos à história e teologia da tradição de Jesus. Fornece uma nova perspectiva tanto sobre o impacto causado por Jesus quanto sobre a característica oral das tradições sobre ele. E oferece uma nova análise dos detalhes dessa tradição, enfatizando seus traços característicos. Também são dignos de nota os tratamentos de Dunn sobre a questão das fontes e sobre o judaísmo de Jesus, em seu contexto galileu.
Em suas análises detalhadas sobre a tradição batista, o tema do reino, o chamado e o caráter do discipulado, o que os ouvintes de Jesus pensavam sobre ele, o que ele pensava acerca de si próprio, por que foi crucificado e como a crença na ressurreição de Jesus começou.
Escrito com perspicácia acadêmica inigualável, mas acessível a uma ampla gama de leitores, Jesus Recordado, juntamente com seus volumes sucessores, são obras essenciais para todos os estudantes dos primórdios do cristianismo.
Parece que, para quem gosta do assunto, é um ótimo livro.
No entanto, gostaria de saber se alguém tem uma opinião sobre o autor ou a obra em questão?