• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Nada

Ana Lovejoy

Administrador
Então. Eu já comentei várias vezes a dificuldade que eu tenho para lidar com a idéia do nada, e principalmente de "algo surgir do nada". Tanto Deriel quanto Engethor me prometeram explicações, mas até agora... nada :mrpurple:

Eu queria que os cientistas de plantão me contassem as teorias sobre isso para eu tentar me encontrar com relação ao tema :tsc:
 
nao sei nenhuma teoria....mas eu acho q um dia algo teve que surigir do nada....

P. daonde veio o mundo?
R. Deus Criou

P. daonde veio Deus?
R. Sempre exisitiu.....

coo assim sempre existiu....isso nao me entra na cabeca..como pode algo ter sempre existido?? Nao pode ser....uma epoca deve ter surgido de alguma coisa...mas e essa coisa surgiu daonde? de outra coisa? essa outra coisa surgiu de q?

vc vai ver q fica num negocio sem fim. Agora, eu nao gosto da palavra infinito...entao na minha cabeca vem a ideia de q alguma coisa deve ter surgido do nada algum dia....

Teoria do Meu professor de Fisica.....
ele disse uma vez na aula que o mundo era uma bola de massa, ai ouve a explosao famosa, e o universo comecou a se expandir, ainda se expande mas aceleracao retardada...Ou seja, vai ter uma hora q ele vai parar de se expandir e tudo vai em direcao ao centro de novo ateh se formar a grande bola de massa novamente, tudo se atraindo, formando uma pressao enorme nos gases que estao no centro da bola de massa gigante, ateh q a pressao eh tamanha q ocorre outra famosa explosao, e tudo acontece de novo.

Segundo ele isso fica se repetindo sempre.....mas e essa massa daonde veio? resposta mais facil q eu encontro: do nada


nao deu pra entender neh?
eu tentei... :D
 
Não existem respostas satisfatórias para uma cosmogonia definitiva.

A resposta é NÃO SABEMOS.

Algumas explicações existem, mas não são plenamente seguras e satisfatórias em termos de evidências experimentais.

O Big Bang é uma teoria de explicação do universo como vemos, não é uma teoria que pretende explicar como ele próprio surgiu (a priori)... a teoria do Big Bang pode até encaixar isso, mas atualmente (pelo que sei) não engloba esse aspecto.

Para alguns detalhes sobre surgimento de ´coisas do nada´ leia o texto

http://www.str.com.br/Scientia/criacao.htm

Para dar um gostinho...
Existe uma possibilidade ainda mais notável, que é a criação da matéria a partir de um estado de energia zero. Esta possibilidade surge porque a energia tanto pode ser positiva como negativa. A energia do movimento ou a energia da massa é sempre positiva, mas a energia da atração, como aquela devida a certos tipos de campo gravitacional ou electromagnético, é negativa. Podem surgir circunstâncias nas quais a energia positiva que vai formar a massa das recém-criadas partículas de matéria é exatamente compensada pela energia negativa da gravidade do eletromagnetismo. Por exemplo, na vizinhança de um núcleo atômico o campo elétrico é intenso. Se pudesse ser feito um núcleo contendo 200 protões (possível mas difícil), então o sistema tornar-se-ia instável contra a produção espontânea de pares eletrão-positrão, sem entrada de energia absolutamente nenhuma. A razão é que a energia elétrica negativa pode compensar exatamente a energia das suas massas. (do texto)


Até
 
P. daonde veio Deus?
R. Sempre exisitiu.....

não sei definir o 'nada', mas essa sua dúvida pode ser repondida com outro conceito : o de 'tempo'.

nem todos pecebem o tempo da mesma maneira, certo? aliás, às vezes nós msmos percebemos o tempo diferenciado, dependendo do que estiver acontecendo conosco.
a explicação de 'qdo surgiu Deus' pode vir daí : para Deus, o conceito de tempo não faz sentido. ele não percebe o tempo linearmente como nós, mas o vê como um constante presente (por isso, ele sabe tudo :wink: ). algo como ele ser capaz de ver o futuro e o presente ao mesmo tempo...
o tempo foi algo que 'nasceu' junto com o ser humano, um conceito que ele tenta aplicar a tudo o que o cerca, mas que não ncecessariamente vai ajudar a explicar o resto.

será que deu pra entender??

ps: não tenho certeza, acho que essa teoria tem a ver com Santo Agostinho ou São Tomás de Aquino...
 
Pra mim o tempo eh a unica "coisa" que nao podemos enganar...o tempo continua sem parar...

Se "nasceu" junto com o ser humano, deus o criou, pq ele nao conhecendo o tempo iria querer aplicar ele? Pode ser por invencao...mas nao sei nao....

prefiro ficar sendo um ateu sem fundamentos solidos :mrgreen:
 
Colocar Deus em questões como o Nada simplesmente não funciona. Primeiro, pelas coisas que a Anna afirmou. Para Deus não existe tempo, uma vez que isso também é uma de suas criações. Sendo assim, não há antes ou depois (o que elimina a idéia de "antes" ou "depois" de Deus).

Segundo, porque se Deus sempre existiu, ele não surgiu do nada, porque o nada nunca existiu em primeiro lugar.

:wink:
 
Tópico criadio por mim que tem muito a ver com esse assunto: http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=17408&


Eu também tenho muita dificuldade em pensar em conceitos como "nada" e "infinito"... É só eu começar a pensar um pouco nessas coisas que já quase sai fumaça da minha cabeça, eu não chego a conclusão nenhuma e ainda fico bravo... :twisted:

Mas observem: o nada existe, certo? Se ele existe, ele é algo, certo? Se ele é algo, ele não é o nada! Portanto, o nada não existe... 8O Vocês concordam com meu pensamento? Ou eu boiei completamente? :mrgreen:

Quanto ao tempo... Eu vivo me perguntando: "Quando o tempo começou?" De onde ele veio?" "Como ele foi criado?" Daí me dizem que o tempo é infinito, não tem começo nem fim... mas não ajuda nada, porque eu também não consigo lidar com "infinito"... :tsc: (Só mais uma coisa que também embaralha minha cabeça: a Teoria da Relatividade diz que à velocidade da luz, o tempo simplesmente não passa. Ele pára! Não consigo entender isso... é loucura pra mim)

É por causa de tudo isso que eu acredito em Deus. É única solução que eu encontrei pra tudo isso... (Mesmo assim, eu ainda me pergunto: "De onde surgiu Deus?" E não tenho resposta...)
 
Pra que colocar um ´deus´ no meio da explicação?

É o mesmo que eu alegar que o tal ´deus´ foi criado por um Gnomo Invisível Ultra Mega Poderoso, simplesmente não ajuda na explicação.

Até
 
Pois é, se fosse para colocar Deus no meio o tópico do Eönwë lá no Misticismo já dava conta do recado. Eu queria uma visão científica do assunto :tsc:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Pois é, se fosse para colocar Deus no meio o tópico do Eönwë lá no Misticismo já dava conta do recado. Eu queria uma visão científica do assunto :tsc:

eu procurei dar uma visao cientifica no meu segundo exemplo.....

eu citei deus, como exemplo, e se vc pegar um livro de filosofia que trate do assunto do nada, em alguma parte eles colocaram deus no meio..eh inevitavel..
 
O Deriel tinha falado sobre uma experiência com partículas. É desse tipo de coisa que eu estou falando, você tratar do assunto com um embasamento científico, não só achismo. Algo tipo o que o Alumínio fez...

ahhh, tá... não vou azucrinar vocês. Mesmo porque aqui nem é a minha área e é o tipo de tópico em que eu só tenho dúvidas, e nada para acrescentar :|
 
O Deriel tinha falado sobre uma experiência com partículas. É desse tipo de coisa que eu estou falando, você tratar do assunto com um embasamento científico, não só achismo. Algo tipo o que o Alumínio fez...

O meu ´interpretometro´ tá meio ruim hoje. :D

Fiquei confuso, você achou que eu fiz muito ´achismo´ ?

Gosto de ajustar as coisas que escrevo pra não cometer esses deslizes achistas.

Até
 
Eu sei que Deus não resolve muita coisa, mas... nunca ouvi falar de uma explicação que resolva satisfatoriamente essas questões. Se alguém souber de algo, eu também gostaria de saber...

E desculpem pelo meu post de puro "achismo"... não tinha entendido direito o espírito do tópico... :tsc: :mrgreen:
 
Veja, o que é o nada? Um lugar mundo onde não existem átomos? Não, o nada não pode ser um vazio. Isso é vácuo. Então, o nada não existe. Se ele existisse de forma que nós conseguíssemos colocar alguma coisa nesse "nada" ele seria como o vácuo e daí não seira mais o nada. É uma coisa complicada mesmo.
 
Sapiens disse:
Veja, o que é o nada? Um lugar mundo onde não existem átomos? Não, o nada não pode ser um vazio. Isso é vácuo. Então, o nada não existe. Se ele existisse de forma que nós conseguíssemos colocar alguma coisa nesse "nada" ele seria como o vácuo e daí não seira mais o nada. É uma coisa complicada mesmo.

O vácuo realmente não pode representar o "Nada".

O vácuo não é simplesmente "ausência de matéria". Ele possui estrutura e curvatura, é composto pelo espaço-tempo.

Depois, partículas virtuais vivem surgindo e desaparecendo espontaneamente no vácuo. Meio louco isso.

Bem, quanto à isso, vou parar de opinar antes que eu diga lame.

Sugiro o link:
http://zebu.uoregon.edu/~js/ast123/lectures/lec17.html
 
Eönwë disse:
Mas observem: o nada existe, certo? Se ele existe, ele é algo, certo? Se ele é algo, ele não é o nada! Portanto, o nada não existe... 8O Vocês concordam com meu pensamento? Ou eu boiei completamente? :mrgreen:
eu acho essa sua interpretação um poco errada, pois o nada por existir não precisa necessariamente ser alguma coisa, acho o nd é a definição q se deu a uma coisa desconhecida, algo fora do nosso entendimento
prq como disseram o nada não é o vacuo, intão oq o nada é?, acredito q ninguem saiba isso, e nem a gente vá conseguir saber.

sobre surgir do nada, eu tbm num entendo direito como isso funciona, tbm nunca estudei isso, mais acho q faiz sentido q alguma coisa tenha surgido de energia, não me pergunte como ou o prq disso, mais c havia energia para alguma coisa surgir dela , ali ja não seria o nada pois tinha energia,

deus poderia ser o proprio nada, o problema eu acho q esta na nossa definição de nada como sendo algo vazio, sem cosia alguma, e talves ai esteja o erro , se chamarmos o nada d deus, o nada é facil entender q sempre pode ter existido, como ele é não sabemos, mais pode sempre ter existido, e isso se encaixa coma definição de q deus sempre existiu!
 
O conceito do nada é matemático. Foi uma necessidade de representar a ausência de elementos em um determinado grupo de soluções. E por incrível que pareça foi o zero, o representativo do nada, o último algarismo a ser incorporado nos numerais indo-arábicos.
O conceito do "nada" é para exemplicar a TOTAL AUSÊNCIA de qualquer tipo de energia, matéria, elementos, etc, etc, etc... Logo não se pode "criar" alguma coisa a partir do nada.
Apenas para lembrar um outro conceito do "nada": Em termologia 0k (zero kelvin) é considerado o "zero absoluto", nunca foi atingido (até onde eu saiba) e indica que as moléculas simplesmente param de vibrar, mas se isso acontece a matéria deixa de existir.
Eu não sei se eu entendi essa discussão, mas pelo meu "interpretômetro" (gostei desse aparelho!) eu creio que seria isso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo