• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mundo está dividido entre quem leu Tolkien e quem não leu?

Amo Tolkien, acho sua obra magnífica. Aprendi muito com ela, mais que isso me identifiquei muito com ela. Os livros me tocam a mente e o coração. Entretanto, dizer que o mundo está dividido entre quem leu Tolkien e quem não leu, para mim é muito.
Aliás, a citação do Sunday Times, que consta da edição americana que tenho, é um pouco diferente: "The English-speaking world is divided into those who have read The Lord of the Rings and The Hobbit and those who are going to read them." Mesmo assim, ainda é muito.
De minha experiência, com pessoas que leram Tolkien, percebi que não há meio termo. Ou amam ou detestam sua obra. Aí percebo uma divisão clara.
Para mim, algumas pessoas se identificam com algo que há na subcriação de Tolkien, que as liga, mesmo que elas sejam tão diferentes aparentemente. Este fórum é uma prova disso!
 
Eu acho que realmente há uma diferença em quem leu os livros de Tolkien e quem não leu... Pelo fato do livro acrecentar algo tão grande a nossas vidas e dar asas a nossa imaginação... Com certeza se todo o "mundo" tivesse lido as obras de Tolkien tudo seria diferente e sendo otimista acho que mudaria para melhor... a não ser que as pessoas de identificassem mais com Morgoth e Sauron, Haha...
 
"The English-speaking world is divided into those who have read The Lord of the Rings and The Hobbit and those who are going to read them."

A interpretação que eu faço deste comentário é que a obra é tão boa que quem ainda não leu (metade do mundo, já que estes livros são muito lidos), mais tarde ou mais cedo acabarão por os ler. E eu concordo com isso. Acho muito difícil alguém ler Tolkien e não admitir a qualidade que tem, mesmo que não goste do género literário.Mas se calhar a minha opinião é suspeita já que sou uma grande fã da sua obra. :mrgreen:
 
E acho que há ainda uma questão a pensar: pessoas sem imaginação conseguem ler Tolkien?

Os estudiosos modernos {filósofos, sociólogos, psicólogos "et similia"} afirmam que a imaginação é uma faculdade tão ou mais importante do que a inteligência...
 
N'liärien disse:
E acho que há ainda uma questão a pensar: pessoas sem imaginação conseguem ler Tolkien?

Os estudiosos modernos {filósofos, sociólogos, psicólogos "et similia"} afirmam que a imaginação é uma faculdade tão ou mais importante do que a inteligência...

Não elas acham complexo de mais e largam o livro já na 2 página (é cada desculpa pior que a outra "ele descreve até o alfinete que está prendendo a capa"). :roll: Ou quem sabe eles começem a adiquirir imaginação lendo Tolkien!!!

Imaginação é mais importante que a inteligência? Cara,tu não sabes o quanto eu fico feliz em saber isso. :lol: Mas tem sentigo imaginação é importante para o raciocíno lógio, ou não? :think:
 
Níniel disse:
Acho muito difícil alguém ler Tolkien e não admitir a qualidade que tem, mesmo que não goste do género literário.


É pois é...mas conheço alguma pessoas que emperraram bonito no início do Sociedade e não terminaram. E olha que a maioria delas gosta de ler... para nós, fãs, é difícil imaginar alguém lendo e não gostando, mas acontece, e bastante...



Enfim, não acredito nessas divisões, por mais que adore a obra do Tolkien. Os livros dele fizeram muito bem a mim, mas isso não quer dizer que necessariamente vá fazer bem a todos.
 
Última edição:
*Ceinwyn* disse:



É pois é...mas conheço alguma pessoas que emperraram bonito no início do Sociedade e não terminaram. E olha que a maioria delas gosta de ler... para nós, fãs, é difícil imaginar alguém lendo e não gostando, mas acontece, e bastante...



Enfim, não acredito nessas divisões, por mais que adore a obra do Tolkien. Os livros dele fizeram muito bem a mim, mas isso não quer dizer que necessariamente vá fazer bem a todos.


É, é difícil pensar em alguém não gostando de Tolkien, mas eu tenho amigas que leram o "Senhor dos Anéis" todinho e no final disseram que embora tenham achado ele bem escrito, etc. não gostaram, acharam nas palavras delas: "mala". E nem por isso eu as acho melhor ou pior do que alguém que leu a obra e adorou.

Até porque duvido que Sr. Tolkien quisesse que seu livro fosse encarado como uma bíblia ou whatever.

E quanto ao mundo ser dividido entre os que leram e não leram Tolkien, eu sinceramente não gosto de pensar assim, já que eu já ouvi que o mundo está dividido entre quem leu Joyce e quem não leu. E nesse quesito eu saio perdendo bonito.
 
Existe uma grande divisão entre quem leu, entendeu e gostou e aqueles que não entenderam nada ou ficaram indiferentes perante a obra.

Só porque alguém ainda não teve oportunidade de ler os livros, não quer dizer que seja diferente ou não tenha imaginação.

Mas vejam sobre a primeira divisão: muitos que leram acharam exagerado, não captaram a excência, a mensagem transmitida em cada parágrafo. E o que aconteceram com eles? Continuam os mesmos de sempre, ou leram algum outro livro de algum outro autor, com um tema totalmente diferente, e mudaram suas vidas atravez deste outro autor.

Enquanto nós que entendemos e gostamos, mudamos nosso modo de pensar, de enxergar a vida, o mundo, as pessoas e seus modos de pensar. Apredemo, só pra citar os mais comuns apredizados, que o poder está na coragem e na vontade de fazer, que a amizade é excencial nas nossas vidas, que persistencia é a alma da negócio, que nem todos são o que parecem ser e que o "inimigo" está mais perto do que você imagina, mas nunca sabe de tudo o que está acontecendo (como Sauron que tinha espiões por toda a TM, mas não sabia o que estava acontecendo dentro de seus proprios dominínios). E, claro, que a esperança é a ultima que morre!

É essa a divisão que acredito existir: fãs X indiferentes.
 
É difícil encontrar uma opinião que se aplique a um todo, eu diria até mesmo impossível. Como se diz: “Toda regra tem sua exceção, até a regra que diz que toda regra tem sua exceção” .hehehehe
Então eu vou falar de mim. Antes dessa inefável obra do professor cruzar o meu caminho eu tinha completa aversão aos livros. Não podia nem chegar perto que começava a me coçar todo...hehehe....Pensando nisso agora, eu acredito que essa repulsa tenha ocorrido em decorrência das obras que me foram apresentadas antes. Nada contra nenhum delas em especifico, mas para mim ler na sétima serie Dom Casmurro era o mesmo que passar por uma seção da inquisição na idade média. (Obs: depois que adquiri o habito de ler, eu cruzei novamente com esse livro e ele não me pareceu tão mal). Mas continuando a historia, após o meu encontro com Tolkien tudo ficou diferente. Literalmente me apaixonei pelos livros (especialmente os do professor). Hoje em dia eu sempre estou lendo um livro, mal acabo um e já parto para outro. Minha família vive implicando que eu gasto muito mais dinheiro em livros que em roupas (e aqui vai o meu protesto sobre o preso abusivo das obras), mas fazer o que, depois que vc se apaixona vale tudo para estar com a pessoa amada. Nesse caso os livros.
Em suma concluo, que o SdAs foi um divisor de águas em minha vida e para mim se aplica a teoria que o mundo esta dividido entre os que já leram e os que ainda não leram.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo