• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Mundo de Sofia" (Jostein Gaarder)

Nossa, esse livro é mto bom... Não sei se é pq eu gosto desses livros meio... Meio "viajados", assim, com umas coisas meio surreais... Eu amei esse livro, já li duas vezes! :mrgreen: E, desse autor, eu tb já li O Dia do Curinga e Através do Espelho... Os dois são ótimos, mas Através do Espelho me parece mais melancólico... Mas tb é mto bom...
 
Gil_Gaer disse:
Pense que podemos variar do feliz para o irado e que vc não é a mesma pessoa que era ontem pois muitas coisas podem ter acontecido e seus conceitos podem ter mudado em muitos aspectos. A idéia de que a personalidade tem um núcleo constante e imutável já havia sido defendida antes de Hume por Buda
"Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio"?? :)
 
Um dos livros mais incríveis que já li!!
Porque, simplesmente, me ensinou a pensar, principalmente Sócrates e Descartes!!
Muito bom para se iniciar o estudo da belíssima Filosofia, ótimo livro para ser lido na escola, na 8a ou 1o ano.
Leiam também "O Livro das Religiões", do mesmo autor. Demais! :obiggraz:
 
Eu li quando tinha 12 anos, não pude entender muito bem tudo, e às vezes me cansava dele. Quanto eu tiver um tempinho vou ver se eu leio de novo....agora eu acho que é uma hora mais adequada :mrgreen:
Quando eu li, a parte que eu mais gostei foi a de Demócrito....não sei se foi porque eu adoro Lego... :D

kikky disse:
Leiam também "O Livro das Religiões", do mesmo autor. Demais! :obiggraz:

Já me falaram desse livro....quero muito ler...é dele e mais alguns autores, não é?
 
Eu li "O Mundo de Sofia" e terminei de me apaixonar pela filosofia... fui ler "Pássaro raro" e vi que era "O Mundo..." disfarçado. Alguns contos tinham a mesma premissa do livro título do fórum.
Não preciso dizer que fiquei decepcionado :disgusti: :eek:
 
Este livro é fácil e introdutório ao mundo da filosofia...
Uma tremenda sacada do autor para desmistificar o ato de "filosofar" :)
 
Phairanum disse:
Este livro é fácil e introdutório ao mundo da filosofia...
Uma tremenda sacada do autor para desmistificar o ato de "filosofar" :)
Concordo. Esse livr é um exemplo de que não é preciso ter um diploma de filosofia para ser um filósofo. ë claro que ninguém espera que vc escreva uma resenha sobre filosofia, mas apenas o suficiente para não ser levad pela maré de massificação... :mrgreen:
 
Eu tambem gostaria.
Achei que simplificar a filosofia para que as pessoas possam comecar a entende-las e buscar mais conhecimento sobre elas mesmas e sobre o mundo fosse um bom objetivo...:aham: e claro que tem gente que acredita que a filosofia devia ser deixada para o ambiente academico,k o que e uma visao bem elitista da filosofia :disgusti:
 
Que merda. Ultimamente eu só tenho lido livros que me trouxeram um vazio gigantesco.
O último capítulo do livro, que li hoje, é o motivo principal. Eu sequer conhecia aquelas teorias de expansão e contração do universo, e o quanto isso é assustador.

Bem, eu não sei o que falar do livro. Ele começou bem, depois me chatiei um pouco e quase desisti de ler. Mas há coisas, como certos filosófos, que me davam mais vontade de continuar lendo. Darwin, Hume, Locke, e a maioria daqueles filosófos empíricos sempre me deixavam pensativo e interessado. Chegava ao ponto de parar de ler e me desligar do mundo pensando em teorias.
Inclusive bolei uma resposta, que agora acredito, sobre aquela questão da árvore que cai no meio da floresta e tal.
A estória da Sofia não estava me interessando muito, mas após a reviravolta não consegui mais parar de ler. E é impressionante que, quando vc acha que nada de novo vai acontecer, vc tem outra surpresa (SPOILER: como quando o Alberto leva Sofia à livraria e mostra o Mundo de Sofia pra ela).

Enfim, acho que o livro é bom sim. Houveram vezes que fiquei realmente irritado com as coisas que aconteciam, e outras em que o achava muito chato e tediante, mas pelo conteúdo e a forma como ele consegue fazer vc pensar, garantem seu mérito.
:P
 
.plück. disse:
Que merda. Ultimamente eu só tenho lido livros que me trouxeram um vazio gigantesco.

Vá ler Harry Potter então! =P
(Antes que alguém me apedreje, gosto muito de HP, só sugeri sua leitura porque sempre me garante boas risadas)


Eu gosto de "O Mundo de Sofia" e gosto do Jostein.
É um livro bem escrito, e que se não tivesse nenhum outro mérito, ainda mereceria respeito pela tentativa (bem sucedida) de mostrar ao mundo a filosofia de uma maneira simples e desmistificada.
O que eu gosto mais nesse livro, além das metáforas do autor (algo que já foi muito bem lembrado nesse tópico), é o fato de ele não ser, de forma alguma, pretensioso quanto ao seu objetivo. Nunca pensei, enquanto o lia, que seria um "guia" de filosofia ou que sua leitura traria TODAS as respostas; a idéia é que ele desperte esse tipo de interesse, não acredito que Jostein o tenha concebido como um "livro de filosofia", por assim dizer.

E também não acho a história ruim. Pode ser um pouco inusual, mas não acho ruim não. Penso que o fim podia ser um pouco diferente, o desfecho da história nos deixa um pouco "perdidos". Lembro-me de ter de ler um mesmo trecho diversas vezes para só então entender o que havia acontecido.
Sofie Amündsen é uma garota inteligente e adorável. :grinlove:

Quanto ao que disseram sobre "O Pássaro Raro", discordo. Não acho que seja "O Mundo de Sofia" disfarçado, e penso até que o prefiro. Acho que é até mais subjetivo e sensível que "O Mundo", mas isso é assunto pra outro tópico ;)
 
Vcs tão loucos! O mundo de Sofia é ótimo e quem leu e conhece tolkien fica imaginado de bilbo ou sam estão por aí, nos escutando:think:. :coxinha:Esse emoji é só por que eu nunca usei:-D
** Posts duplicados combinados **
Já tentou um psiquiatra???
** Posts duplicados combinados **
Eu achei o livro interessante. Nada de mais. As filosofias são apresentadas de forma simples, de facil compreensão, o q, pra quem não conhecia nada, é bom. Ahistoria do livro em si é bem ruim!
Vc deveria rever seus conceitos, senhorZINHO!!!!:raiva::chibata:
 
Eu gostei bastante do Mundo de Sofia. O livro apresenta assuntos relevantes de forma bem descomplicada.
Alguns comentaram que apesar do que eu ja disse, nao gostaram da história em si, pois bem, eu também gostei da história, me cativou bastante a curiosidade de saber qual a relação de Sofia com Hilde, e qual o mistério por trás do pai dela.
[SPOILER]Uma coisa bem interessante é que todos pensavamos que Sofia era uma persogem real dentro do livro, e ela própria pensava isso de si mesma. Quando Hilde descobre a verdade por trás de Sofia, ela se questiona se também não seria personagem de um livro, e sabemos que ela é. Isso é tão divertido que eu acho inevitável que o leitor também se pergunte se ele seria um persogem de um livro ou não.
O meu capítulo preferido é o último, é simplismente muito bela a forma como o autor descreve o universo.
"Somos a centelha da enorme fogueira que foi acesa muitos bilhões de anos atrás."
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Estou começando a ler agora.....e quem diria que exemplos como (truque do coelho,no meio de uma caminhada tranquila encontra um ser alienígena e etc.....)
Me ensinariam que ao longo da vida nos "acostumamos" com o mundo......

Mas afinal você é uma criança que não se "acostumou "com o mundo ou um/a filósofo/a que fica admirado com os mistérios do mundo e do universo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo