1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Mundo de Sofia" (Jostein Gaarder)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Ashura, 27 Ago 2002.

  1. Nossa, esse livro é mto bom... Não sei se é pq eu gosto desses livros meio... Meio "viajados", assim, com umas coisas meio surreais... Eu amei esse livro, já li duas vezes! :mrgreen: E, desse autor, eu tb já li O Dia do Curinga e Através do Espelho... Os dois são ótimos, mas Através do Espelho me parece mais melancólico... Mas tb é mto bom...
     
  2. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    "Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio"?? :)
     
  3. kikky

    kikky Usuário

    Um dos livros mais incríveis que já li!!
    Porque, simplesmente, me ensinou a pensar, principalmente Sócrates e Descartes!!
    Muito bom para se iniciar o estudo da belíssima Filosofia, ótimo livro para ser lido na escola, na 8a ou 1o ano.
    Leiam também "O Livro das Religiões", do mesmo autor. Demais! :obiggraz:
     
  4. Nariá

    Nariá Usuário

    Eu li quando tinha 12 anos, não pude entender muito bem tudo, e às vezes me cansava dele. Quanto eu tiver um tempinho vou ver se eu leio de novo....agora eu acho que é uma hora mais adequada :mrgreen:
    Quando eu li, a parte que eu mais gostei foi a de Demócrito....não sei se foi porque eu adoro Lego... :D

    Já me falaram desse livro....quero muito ler...é dele e mais alguns autores, não é?
     
  5. Gwiddion Walsh

    Gwiddion Walsh Usuário

    Eu li "O Mundo de Sofia" e terminei de me apaixonar pela filosofia... fui ler "Pássaro raro" e vi que era "O Mundo..." disfarçado. Alguns contos tinham a mesma premissa do livro título do fórum.
    Não preciso dizer que fiquei decepcionado :disgusti: :eek:
     
  6. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    Este livro é fácil e introdutório ao mundo da filosofia...
    Uma tremenda sacada do autor para desmistificar o ato de "filosofar" :)
     
  7. Gwiddion Walsh

    Gwiddion Walsh Usuário

    Concordo. Esse livr é um exemplo de que não é preciso ter um diploma de filosofia para ser um filósofo. ë claro que ninguém espera que vc escreva uma resenha sobre filosofia, mas apenas o suficiente para não ser levad pela maré de massificação... :mrgreen:
     
  8. harmien

    harmien Usuário

    Esclareça aí, pq uma afronta?
     
  9. Gwiddion Walsh

    Gwiddion Walsh Usuário

    Eu tambem gostaria.
    Achei que simplificar a filosofia para que as pessoas possam comecar a entende-las e buscar mais conhecimento sobre elas mesmas e sobre o mundo fosse um bom objetivo...:aham: e claro que tem gente que acredita que a filosofia devia ser deixada para o ambiente academico,k o que e uma visao bem elitista da filosofia :disgusti:
     
  10. .plück.

    .plück. Usuário

    Que merda. Ultimamente eu só tenho lido livros que me trouxeram um vazio gigantesco.
    O último capítulo do livro, que li hoje, é o motivo principal. Eu sequer conhecia aquelas teorias de expansão e contração do universo, e o quanto isso é assustador.

    Bem, eu não sei o que falar do livro. Ele começou bem, depois me chatiei um pouco e quase desisti de ler. Mas há coisas, como certos filosófos, que me davam mais vontade de continuar lendo. Darwin, Hume, Locke, e a maioria daqueles filosófos empíricos sempre me deixavam pensativo e interessado. Chegava ao ponto de parar de ler e me desligar do mundo pensando em teorias.
    Inclusive bolei uma resposta, que agora acredito, sobre aquela questão da árvore que cai no meio da floresta e tal.
    A estória da Sofia não estava me interessando muito, mas após a reviravolta não consegui mais parar de ler. E é impressionante que, quando vc acha que nada de novo vai acontecer, vc tem outra surpresa (SPOILER: como quando o Alberto leva Sofia à livraria e mostra o Mundo de Sofia pra ela).

    Enfim, acho que o livro é bom sim. Houveram vezes que fiquei realmente irritado com as coisas que aconteciam, e outras em que o achava muito chato e tediante, mas pelo conteúdo e a forma como ele consegue fazer vc pensar, garantem seu mérito.
    :P
     
  11. Psyche

    Psyche Usuário

    Vá ler Harry Potter então! =P
    (Antes que alguém me apedreje, gosto muito de HP, só sugeri sua leitura porque sempre me garante boas risadas)


    Eu gosto de "O Mundo de Sofia" e gosto do Jostein.
    É um livro bem escrito, e que se não tivesse nenhum outro mérito, ainda mereceria respeito pela tentativa (bem sucedida) de mostrar ao mundo a filosofia de uma maneira simples e desmistificada.
    O que eu gosto mais nesse livro, além das metáforas do autor (algo que já foi muito bem lembrado nesse tópico), é o fato de ele não ser, de forma alguma, pretensioso quanto ao seu objetivo. Nunca pensei, enquanto o lia, que seria um "guia" de filosofia ou que sua leitura traria TODAS as respostas; a idéia é que ele desperte esse tipo de interesse, não acredito que Jostein o tenha concebido como um "livro de filosofia", por assim dizer.

    E também não acho a história ruim. Pode ser um pouco inusual, mas não acho ruim não. Penso que o fim podia ser um pouco diferente, o desfecho da história nos deixa um pouco "perdidos". Lembro-me de ter de ler um mesmo trecho diversas vezes para só então entender o que havia acontecido.
    Sofie Amündsen é uma garota inteligente e adorável. :grinlove:

    Quanto ao que disseram sobre "O Pássaro Raro", discordo. Não acho que seja "O Mundo de Sofia" disfarçado, e penso até que o prefiro. Acho que é até mais subjetivo e sensível que "O Mundo", mas isso é assunto pra outro tópico ;)
     
  12. Vcs tão loucos! O mundo de Sofia é ótimo e quem leu e conhece tolkien fica imaginado de bilbo ou sam estão por aí, nos escutando:think:. :coxinha:Esse emoji é só por que eu nunca usei:-D
    --- Mensagem Dupla Unificada, 1 Out 2019, Data da Mensagem Original: 1 Out 2019 ---
    Já tentou um psiquiatra???
    --- Mensagem Dupla Unificada, 1 Out 2019 ---
    Vc deveria rever seus conceitos, senhorZINHO!!!!:raiva::chibata:
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar