• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Mundo de Sofia" (Jostein Gaarder)

Re: Quero comprar de presente

Black_Pilot disse:
Quero comprar esse livro como uma lembrancinha de aniversário pra minha prima, o que vocês acham?

Ótimo, se ela gosta mesmo de ler esse é um dos melhores presentes que vc pode dar! :wink:
 
Fosco Cachopardo disse:
Eu achei o livro interessante. Nada de mais. As filosofias são apresentadas de forma simples, de facil compreensão, o q, pra quem não conhecia nada, é bom. Ahistoria do livro em si é bem ruim!

Era exatamente o que eu iria dizer. Li este livro após ter passado no Vestibular, e foi uma experiência muito boa como Introdução à Filosofia. Mas o romance, em si, achei muito ruim... Ainda bem que dá para destacar o romance da parte de História da Filosofia, porque até as fontes usadas em cada um desses trechos são diferenciadas.

No geral, é uma boa experiência. Afinal, é difícil não aprender algo de bom com uma nova leitura. Como já dizia um professor meu, citando um suposto ditado francês, "para alguma coisa a desgraça acaba servindo". :lol:
 
Eu li O Mundo de Sofia!!!!
Hheheheheh
Gostei bastante, mas agora já não lembro mais nada, e dá uma preguiça de reler... Não gosto de ler um mesmo livro 2 vezes... :obiggraz:

Mas eu achei O Dia do Curinga bem melhor, achei menos cansativo.
Também li Através do Espelho, do Jostein Gaarder, mas achei meio monótono. Bom msm é o Dia do Curinga e a Sofia. :D
 
Li o livro, gostei sim.. pretendo ler ele novamente, já tem alguns anos.. as concepções e impressões que tiramos de algo, sempre muda com a idade (lê-se velhice ou maturidade *rs)..
O bom do livro é a forma simples, o que eu não gostei muito.. é que o passar dele é lento .. um ritmo bom.. milimetricamente ajustado, mas no fim este padrão é quebrado.. acho que os acontecimentos são rapidos demais.. talvez seja apenas uma opinião minha, mas me lembro que fiquei um pouco chateado com isso.. no resto.. bem bom..
Nunca me esquecerei de meus colegas tirando sarro comigo "lendo a bíblia é?"
 
Akira disse:
Nunca me esquecerei de meus colegas tirando sarro comigo "lendo a bíblia é?"

E eu, que tenho a Edição Comemorativa de SdA, aquela de capa dura preta e folhas douradas, reunindo os três livros num volume único e gigantesco??!

Aì sim não tem jeito de as pessoas não compararem com uma bíblia. Se bem que pode até ser, dependendo do grau de fanatismo de uma pessoa.

Se bem que, quando eu tinha a tua idade, fui ler "Perigo Real e Imediato", do Tom Clancy, e ele era até bem mais grosso do que "O Mundo de Sofia". Todo mundo faz piada, mas eu não entendo o porquê...
 
pow livro grosso é musashi, 900 paginas cada volume :p
mas vale muito a pena

porém voltando ao post inicial, eu devo ler o mundo e sofia (começar) amaha, na volta da viagem eu conto como foi :mrgreen:
 
eu li faz tempo já...o livro e bom mais e muito devagar ...
demorei uma eternidade pra ler ele...
daqui um tempo eu acho que vo ler ele de novo ...eu era muito moleke quando li pela 1ª vez...quam sabe eu curta mais !!!
 
Bem, eu gostei e nao gostei do livro! Achei que é mto resumido, vc acaba lendo tao pouco sobre kda filosofo q nao aprende nada! Mas a historinha em si, pra kem ta se iniciando em filosofia já é alguma coisa! Mas pra kem ja le filosofia faz tempo eu nao recomendo!
ë isso...
... Beijinhus
 
Eu adoro o Jostein Gaarder, acho que é um dos poucos autores que eu gosto de verdade.

O Mundo de Sofia foi o primeiro....... achei ele um pouco confuso no começo. As partes onde a Filosofia era explicada chegavam a ser monótonas, mas depois que vc pega o ritmo ele melhora muito!!! Vc tem que ler as cartas filosóficas para enteder as conversas de Sofia com sua mãe. A partir da metada do livro com suas reviravoltas ele volta a empolgar e eu adorei o livro. Pretendo ler de novo.

Depois de Sofia li o infantil "Ei.. Tem Alguém Aí?", sobre um menino explicando para um menino que veio do espaço as coisas boas da Terra. É bem simplesinho e gostoso de ler. Bem infantil mesmo.

Depois eu acho que li o "Através do Espelho". Achei triste. Um bom livro também, não é um espetáculo, mas é um livro envolvente. Eu pelo menos gostei.

Por penúltimo eu li o melhor dele na minha opinião que é "O Dia do Curinga". O livro é incrível!!! Excelente pra caramba!!!

"O Livro das Religiões" é mais didático..... tipo...... ele não tem história, é mais informação. Eu li sobre algumas religiões e achei muito interessante a estrutura do livro. Gostei.
 
So' fui me interessar por filosofia apos ler O Mundo de Sofia. Embora as ideias de cada filosofo aparecam de forma resumida o livro e' muito bom para um primeiro contato com o mundo das ideias... esse pra mim e' o grande trunfo do livro. Mas de fato a historia e' bobinha...
De qualquer forma merece ser lido e relido. Eu li 2 vezes (nao sou preguicosa...)

[]'s
Nisire
 
Eu li O mundo de sofia qdo eu tinha uns 11 anos, eu lembro q a bibliotecaria quase ma chamou de loka! hahahahahah
Ela tb estranhou qdo eu aluguei O diario de Anne Frank, hahahah! :D
A parte da história de O mundo de Sofia é ralmente mto chata!!! cansativa! porém o autor esplica de um jeito simples e criativo oq é a filosofia no geral! Ele realmente se compromete a fazer isso, e faz! :P
O fim eu achei mtoooo ridículo! :tsc:
 
Eloredanna disse:
A parte da história de O mundo de Sofia é ralmente mto chata!!! cansativa! porém o autor esplica de um jeito simples e criativo oq é a filosofia no geral! Ele realmente se compromete a fazer isso, e faz! :P
O fim eu achei mtoooo ridículo! :tsc:


Tivemos exatamente a mesma impressão sobr a obra, então: história cansativa com final "ridículo" (na verdade eu não diria ridículo, mas não encontrei o adjetico correto que expressasse o meu sentimento de desgosto); e o que acaba por se aproveitar é o conteúdo de Introdução à Filosofia, que pode ser vir como um excelente suporte inicial para estudos posteriores, principalmente para as pessoas que ainda não estudaram filosofia por meio de alguma cadeira em faculdade. :D
 
eu não achei a historia ruin. achei legal a forma como no final tudo muda.
é meio matrix. hehe

eu acabei de ler Maya, do mesmo autor, naum gostei muito. ele fica soh repetindo a mesma coisa, e no final fica muito sem final. entende? :o?:
 
Eu to lendo o Mundo de Sofia e to amando, e tb to lendo Atraves do Espelho (tb dele) e acho q os dois sao mto parecidos, alias, a maioria dos livros deles eh mto mais filosofia... E eh isso q eu mais gosto :grinlove:
 
:::::::::Oromë84 disse:
eu acabei de ler Maya, do mesmo autor, naum gostei muito. ele fica soh repetindo a mesma coisa, e no final fica muito sem final. entende? :o?:
Não!

Eu to lendo esse livro (tentando le pois só tenho uma semana para devolver na biblioteca) ja to na parte do video (digo já pq eu comesei a ler ontem de tarde e mal tive tempo de ler hoje)
 
Primeiramente eh bom lembrar aos esquecidinhos qual a proposta do livro: Mostrar a história e a evolução da filosofia de um jeito fácil, introdutório e elucidativo, para principiantes mesmo. E considerando o objetivo do livro, ele eh impecável, muito bom mesmo.

Ashura disse:
Mas, incrivelmente, na maior parte do tempo o livro fala sobre filosofia.
Incrível não? 8-)

The Privateer disse:
Acho um saco, o livro nem de longe apresenta um Romance elaborado.
Ele tenta ser um livro de Romance e Filosofia ao mesmo tempo mas na minha opininÃo nÃo consegue ser nenhum dos dois.

Não consigo entender o seu comentário. O que vc chama de "Romance elaborado?"
É notório que o livro é um romance que trata da Historia da Filosofia, e muito bem por sinal...


The Privateer disse:
É o tipico livro q os pais dÃo para os filhos e falam "Olha q lindo! meu filho ta lendo mundo de sofia, ele sabe de filosofia! Naum é uma gracinha?"
Esse comentário parece vir de uma motivação primitiva de negar o valor do livro só pq ele é famoso e popular. E se uma pessoa quer achar que sabe (ou sua filha) sabe filosofia pq está lendo este livro, o problema eh dela, isso em nada desmerece o Livro.

E finalmente:
Finganforn disse:
Eu sinceramente nao gostei. Achei o livro uma afronta 'a filosofia
:o?: :o?:

Esse é o tipo de comentário que não acrescenta nada numa discussão... :tsc: quando expressar uma ideia (ainda mais uma forte como essa) apresente as razões, as motivações pessoais que te fazem pensar daquele jeito ou ter aquela opinião.

Pq o livro é uma afronta a Filosofia?
___________________________________________________________
Editando:
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Tinha esquecido de uma coisa: realmente, a história perde um pouco o rumo no fim...
Aninha... me desculpe mas vou ter que discordar totalmente de vc...
A História não perde o rumo no final...o final do livro é muito legal! Inesperado, instigante...intrigante... oq mais posso dizer?
Não quero escrever aqui no post mais explicitamente sobre o final pq pode ter gente que não terminou ou não leu o livro lendo.... mas se alguém quiser uma explicação quanto ao final eu vou ter o maior prazer de dar por MP, assim como acredito que o Dirhil tb.

Quanto aos outros livros do J.G, eu li 1º o Através do Espelho e depois o Através do Espelho, depois o dia do Curinga, que foi muito mais impolgante e legal de ler que o Mundo de sofia... e depoism o próprio.
Qto aos 3 primeiros faço das palvras do Dirhil as minhas...
 
mas que finalzinho sem-graca!!!li quase 600 paginas pra descobrir que AQUELA era a grande surpresa??revoltante. nao eh a toa que eh considerado literatura infanto-juvenil,pois eh muito bobo!!! :evil:
 
O Mundo de Sofia é um dos melhores livros que existem, e foi um dos melhores que li. Não é que nem boa parte dos livros nos quais você lê mas não cresce em nada, não muda, o livro só passou de uma diversão. O Mundo de Sofia é diferente, te muda, te faz pensar, ser mais crítico e racional. Me mudou muito.

Era um livro que devia ser leitura obrigatória. Ele de uma forma bastante fácil de entender passa idéias mais complexas. Só achei que Jostein foi meio simplista... mas também não poderia se aprofundar demais em cada filósofo ou o livro viraria uma Bíblia :lol:
 
Dragão_de_Avalon disse:
mas que finalzinho sem-graca!!!li quase 600 paginas pra descobrir que AQUELA era a grande surpresa??revoltante. nao eh a toa que eh considerado literatura infanto-juvenil,pois eh muito bobo!!! :evil:

putz. eu achei o final muito bom. faz vc parar pra pensar sobre o que é a realidade.

tem certeza que vc entendeu o sentido da coisa?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo