1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Iluminado (Stephen King)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 17 Mar 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Todo hotel tem fantasma, diz uma personagem de O Iluminado (do escritor norte-americano Stephen King) em determinado momento. O problema é que diz sem saber quais são os fantasmas que andam pelos corredores do Overlook, localizado em uma região que fica completamente isolada em tempos de nevasca. Jack Torrance e sua família (a esposa Wendy e o filho Danny) vão passar o inverno no hotel, de modo a cuidar dessse para que quando chegasse época de receber hóspedes novamente, ele estivesse impecável.

    A questão é que King vai montando aos poucos uma bomba relógio. O que acontecerá no Overlook durante o frio não é mistério para o leitor, que a todo momento recebe elementos de uma tragédia que está por vir: o homem contratado para o mesmo serviço de Jack em um inverno anterior matou mulher e filhos. Jack tem problemas com a bebida, e mais do que isso, simplesmente surta do nada - incluindo no histórico o fato de ter quebrado o braço do filho uma vez. E somando a tudo isso, temos Danny, o "iluminado", que consegue ler mentes, ver fantasmas e prever o futuro.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Aaaah... eu vou ler esse! :gira:

    Até já tenho ele. em edição de bolso, da (editando) Objetiva/Ponto de Leitura e está na fila só esperando, logo, logo chega a vez do danadinho! :lol:
    E depois dessa resenha, não vejo a hora de ler.
     
  3. Brianstorm

    Brianstorm Usuário

    Foi um dos poucos livros do gênero que li, mas gostei bastante. Também não sei escolher entre o livro e o filme, os dois são bons e diferentes.

    E essa história de ficar trancado com as mesmas pessoas por muito tempo é de deixar doido mesmo. Alguns relacionamentos me lembram isso :rofl:
     
  4. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Terminei hoje.
    Terror e suspense dos bons! :sim:
    Como a Anica escreveu, antes da metade da história a gente já sabe o que vai acontecer, ainda assim surpresas aparecem o tempo todo.
    Me assustei com a parte em que o Jack Torrance vai "verificar" o quarto 217. De verdade, aquilo foi aterrorizante!

    E achei bacana também o fato de, como em seus outros livros, Stephen King não dar explicações sobre o que ocorreu.
    Em "A Casa Infernal" por exemplo, achei que o autor, Richard Matheson, estragou uma história ótima com um final excessivamente "explicativo", sobre o que causou os eventos na mansão mal-assombrada.
    Em "O Iluminado" não sabemos ao certo o que causou a tragédia: fantasmas? espiríto demoníaco? energia acumulada?
    Como o próprio King disse aqui nessa entrevista, sobre um de seus livros (Celular): "I don't freaking care" :lol:
    Pra mim o mistério é mesmo mais atraente do que a solução.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013

Compartilhar