• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fracasso de Frodo

Não acho totalmente certo dizer que ele desistiu de jogar o Um nas Fendas... como Tolkien esclareceu, ninguém conseguiria jogar o Anel lá devido ao poder de Sauron. Assim, Frodo não teria a opção de jogar. Já que ele não tinha essa opção - pois ela era impossível -, eu ainda defendo que ele não falhou.
Será que Sam não conseguiria? Ou Elrond?
Mas isso que você disse, Fring, faz sentido. Frodo era um hobbit dO Condado, pacato, sem ambições, sem maldade. Se ele teve dificuldade em se desfazer do Anel, assim como Bilbo, é porque havia um poder negro muito forte nele, que faria qualquer um "falhar" na missão.
Além disso, se quisermos dizer que Frodo falhou, podemos dizer que Sauron venceu, porque apesar de destruído, o Um caiu no fogo sem querer.

Eu estou claramente em cima do muro.
 
Será que Sam não conseguiria? Ou Elrond?

Bom, embora eu defenda uma livre interpretação dos livros, nesse ponto Tolkien deixou bem claro em suas cartas que o poder do Um seria tão forte que ninguém conseguiria. Se discordarem do que ele disse, ainda acredito que ele não falhou. Como já disseram por aí, o resultado deve ser visto como a soma de todas suas ações... na verdade, tanto como a soma de suas ações como da Comitiva de forma geral.
Se Frodo fosse tentar isso sozinho, ele com certeza ele não chegaria nem perto de destruir o Um e ninguém poderia culpá-lo.
Assim, como resultado final, somando todas as ações, tanto sua piedade em relação ao Gollum, quanto sua insistência, quanto tudo o que a comitiva fez, eu acredito que realmente ele não falhou.
Eu acho que o que mais causa confusão nesse tipo de discussão é o que cada um entende pela palavra falha e por sua "aplicação" no caso. Por mais que você possa encontrar sua definição em um dicionário, como quase todas as palavras ela é aberta a sutilezas e a sentidos diferentes - mesmo que apenas ligeiramente diferentes -.
 
Como é que Frodo não desistiu de jogar o Um?

Isto é muito claro. Não consigo ver qualquer motivo para discussão sobre esse ponto.

Ele pode não ter conseguido destruir o Anel, mas que desistiu isso ele desistiu.
 
Quando digo que Frodo falhou refiro-me que ele desistiu de jogar o Um nas fendas, ninguém tem dúvidas dessa desistência certo? Sim como o próprio Tolkien disse, nas cartas, ninguém conseguiria desfazer-se do Um nas fendas, mas isso não salva o Frodo de sua desistência.

Se formos ver a Comitiva e a sua missão, no final, ela saiu vitoriosa e a TM ganhou a guerra contra Sauron.

Por mais que Frodo falhou não podemos dizer que Sauron venceu, a batalha não era Frodo versus Sauron. O papel do Hobbit foi muito importante e decisivo, mas não venceu sozinho.
 
Última edição:
Frodo não fracassou de maneira alguma, sua missão era arrumar um geito de destruir o Um nas chamas do Monte da perdição, e ele o fez.
 
Eu falo que ele não desistiu de jogar o Anel porque ele nunca teve, realmente, essa opção pelo fato de ela ser impossível. É o mesmo que eu morrer e dizerem que eu desisti de ser imortal - comparação podre, mas foi a única coisa que veio na minha cabeça:lol: -: eu não desisti de ser imortal; por mais que eu quisesse e tentasse, eu, na realidade, nunca tive essa opção.
 
Penso que Frodo não falhou. Ele praticamente cumpriu sua missão, mas, não podemos nos esquecer de que ele estava com o objeto que continha a maior parte do ser mais poderoso da Terra-média, no lugar onde foi forjado. A pressão de jogar/não jogar no fogo que qualquer um teria ali seria absurda. Penso que ninguém (Sim, ninguém) na Terra-média tivesse a capacidade de lançar o Anel ao fogo por livre vontade. Frodo foi até onde qualquer ser no mundo iria, ninguém conseguiria ir além. Então, ele não fracassou, penso.
 
Entendo seu ponto de vista Luis, mas isso já foi discutido aqui. Aliás, percebi como um grande número de opiniões(inclusive a minha) levam sempre a esse pensamento: o fato de seria fantasia esperar que qualquer ser pudesse de fato chegar a orodruin e soltar o anel de bom grado(perdão pelo trocadilho, de novo).

O fracasso subentenderia uma 'falha' não prevista. A falha de frodo era esperada (ou ao menos muitíssimo provável). Se isso é verdade, não houve fracasso como Ser, não houve fracasso da missão, e a comitiva também não fracassou.

Penso que, ainda se a hesitação final levasse o anel de volta a Sauron, ainda nesse caso Elrond, Gandalf ou Galadriel não veriam Frodo como fracassado, se soubessem que ele havia chegado dentro de orodruin com o anel.
 
Última edição:
Tudo na vida gira em torna do que se faz ou deixa de fazer. Frodo saiu do conselho com a responsabilidade de jogar o Um Anel nas fendas, porém não o fez.
Não importa qual era o tamanho da força do Um dentro da Montanha da Perdição ou que era um simples hobbit. O dever de Frodo era destruir o Anel, pois ele mesmo se encarregou deste fardo, ninguém o obrigou. Porém sabemos que ele desistiu e quis toma-lo para si.

Algo pode estar predestinado a dar errado, entretando a partir do momento que alguém se dispõe a tentar realizar tal tarefa esta pessoa esta sujeito a vencer ou a fracassar, entretanto as chances de fracasso são maiores.
Se não querem aceitar que Frodo falhou na hora de jogar o Um, por tantos motivos que já argumentaram, não aceitem, apesar de ter desistido de jogar o Anel e isso é fato. Então digo que ele fracassou ao assumir uma tarefa sem chances de realizar.
 
Eu acho que esse foi o melhor final possível, vejam só: O Um anél foi destruído pela força do próprio anél, pois foi a força do anél que influenciou a briga ali na beira do precipício entre entre Frodo e Gollun, não vejo outra forma de destruir o anel se a força não partisse do próprio anel, qual ser teria força o suficiente para lutar contra a vontade do Um anél em Mordor? Nem Gandalf teria!
foi a influencia do anél sobre Frodo e Gollum que destruiu o anél. Elrond criticou Isildo por ele não ter destruído o anél na oportunidade, mas será se fosse o Elrond ali ele tambem não teria sucumbido??!
 
Tudo na vida gira em torna do que se faz ou deixa de fazer.

Se não querem aceitar que Frodo falhou na hora de jogar o Um, por tantos motivos que já argumentaram, não aceitem, apesar de ter desistido de jogar o Anel e isso é fato. Então digo que ele fracassou ao assumir uma tarefa sem chances de realizar.

No meu caso, vejo que Frodo 'falhou' sim, fez o que era esperado e num dado momento cedeu ao anel. A diferença isso só ocorreu num momento onde a missão já estava encaminhada. Onde os papeis de Gollum e Sam já podiam ser desempenhados. Onde o Fracasso pôde ser EVITADO.

Se não querem aceitar que Frodo falhou na hora de jogar o Um, por tantos motivos que já argumentaram, não aceitem, apesar de ter desistido de jogar o Anel e isso é fato

Não é preciso aceitar nenhum fato falho, o que é necessário é constatar o que foi feito até o momento do fato, e o que houve depois. E evitar o olhar imediatista do fato em si, e só então emitir um parecer para dizer se a falha levou ou não ao fracasso.
 
Lembrei de mais um outro argumento:

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel disse:
- Levarei o Anel - disse ele [Frodo]. - Embora não conheça o caminho

Com essas palavras Frodo se dispôs a levar o anel, não a destruí-lo, por mais que isso possa parecer implícito. E essa missão de levar foi realizada com TOTAL sucesso:joinha:
 
Vocês confundem demasiadamente as coisas, existem dois pontos que devem ser analizados. Frodo falhou como heroi sim, mas mesmo tendo falhado como heroi obteve sucesso em sua missão, para que foi "escolhido", e só.
 
Concordo com Ispaine, Frodo foi um héroi conseguindo chegar a montanha com o Um, mas falhou na hora de destrui-lo.

ok Fringway, Frodo disse que ia apenas levar o Um Anel, mas pense: Frodo levaria o Um chegaria lá e tomaria posse dele, como se não hovesse nunhum problema? Está implicito sim que fica a cargo dele destrui-lo e não o fez.
 
O Frodo não cunsiguir destruir o anel, e o Um anel ser destruido pq o gollun se jogou, foi um final incrivel e surpreendente.
Pois mostra q Frodo è forte, porem não tanto.
Bilbo foi o que se mostrou mais forte contra o Um anel, o unico q se livrou do Um anel, por vontade propria, ta certo, teve uma forcinha de Gandalf, mas ngn foi la e tirou da mao dele.

E se Frodo cunsiguisse td sozinho, Sam não teria tanta importancia, mas Sam foi importante na jornada, e acabou mostrando no livro o valor da amizade.
 
Realmente, Bloody, meu argumento foi podre mesmo:razz:
Mas eu não consigo ter a visão de que apenas ele não ter jogado o anel signifique um fracasso dele. Sei lá, as vezes é coisa minha isso, mas para mim ele foi vitorioso mesmo:cool:

O Frodo não cunsiguir destruir o anel, e o Um anel ser destruido pq o gollun se jogou, foi um final incrivel e surpreendente.
Pois mostra q Frodo è forte, porem não tanto.
Bilbo foi o que se mostrou mais forte contra o Um anel, o unico q se livrou do Um anel, por vontade propria, ta certo, teve uma forcinha de Gandalf, mas ngn foi la e tirou da mao dele.

Mas uma coisa devemos lembrar: Frodo não conseguiu se livrar do anel nas montanhas da perdição. Isso não significa que em outro lugar ele não conseguiria. Na verdade, em Valfenda mesmo Frodo "se separou" do Um e parecia disposto a deixar que outra pessoa o levasse para as Fendas.
 
O Frodo não cunsiguir destruir o anel, e o Um anel ser destruido pq o gollun se jogou, foi um final incrivel e surpreendente.
Pois mostra q Frodo è forte, porem não tanto.
Bilbo foi o que se mostrou mais forte contra o Um anel, o unico q se livrou do Um anel, por vontade propria, ta certo, teve uma forcinha de Gandalf, mas ngn foi la e tirou da mao dele.

E se Frodo cunsiguisse td sozinho, Sam não teria tanta importancia, mas Sam foi importante na jornada, e acabou mostrando no livro o valor da amizade.

Ao meu ver, o Bilbo não foi mais forte que o Frodo. O Gandalf teve de ser bem convincente para que Bilbo abandonasse a jóia. E Frodo o oferece de livre e espontânea vontade a Galadriel, o que mostrea uma força supreendente.
 
é, acho que Gandalf tem um poder de persuasão bastante evoluído. Mas tanto bilbo quanto Frodo mostraram-se bem resistentes à possessão. Gandalf nota, após estudar Bilbo e Sméagol, que essa raça mostra uma característica peculiar, nesse sentido.

A furtividade era outra enorme vantagem, excelente para alguém que conduziria um artefato enormemente vigiado À um lugar extremamente perigoso. Não é surpresa que houvessem três dessa raça encarregados da parte mais crítica da missão.
 
Também considero Frodo um vitorioso. Vejo que ele tenha fracassado na hora de jogar o Um, esse errou não foi o suficiente para Sauron vencer e tudo acabou bem, felizmente.
Pois como já foi dito essa falha de Frodo foi pequena perto de tudo o que enfrentou, apesar que foi a falha mais perigosa. xD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo