1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O destino da alma dos homens...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por andreftm, 23 Jan 2008.

  1. andreftm

    andreftm Usuário

    Caros amigos, andei pesquisando e não achei algum tópico parecido, então gostaria da opinião de vcs.
    Os elfos, ao morrerem, têm seus espíritos enviados para os Mandos, e no caso os homens, o que ocorre com seus espíritos? :cool:
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Saem de Arda. Por isso são chamados de "forasteiros" pelso elfos. O destino dos espiritos dos homens, os Valar desconhecem. Apenas Mandos e Manwë sabem (ou têm uma noção, algo assim).

    Mas, os espiritos ficam um tempinho em Mandos, antes de saírem de Arda. Foi aí que Beren ficou e encontrou Luthien.
     
  3. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    "Inclui-se, nesse dom de liberdade, que os filhos dos homens permaneçam vivos por um curto
    intervalo no mundo, não sendo presos a ele, e partam logo, para onde, os elfos não sabem."

    "Já os filhos dos homens morrem de verdade, e deixam o mundo, motivo pelo qual são chamados Hóspedes ou Forasteiros. A morte é seu destino, o dom de Ilúvatar, que, com o passar do tempo, até os Poderes hão de invejar. Melkor, porém, lançou sua sombra sobre esse dom, confundindo-o com as trevas; e fez surgir o mal do bem; e o medo, da esperança. Outrora, no entanto, os Valar declararam aos elfos em Valinor que os homens juntarão suas vozes ao coro na Segunda Música dos Ainur: embora Ilúvatar não tenha revelado suas intenções com relação aos elfos depois do fim do Mundo; e Melkor ainda não as tenha descoberto."

    "Mandos, porém, não tinha o poder de reter os espíritos dos homens mortos nos confins do mundo, depois de seu tempo de espera."


    Citações de O Silmarillion que comprovam o que foi dito pelo 11º....
     
  4. acredito , que como na vida real , o destino dos homens após a morte seja desconhecido.

    apenas Eru ,o criador, tem esse conhecimento .
     
  5. Excluído014

    Excluído014 Excluído a pedido


    Bem tmb gostaria de saber..:think:
     
  6. Tuor

    Tuor Usuário

    É como Elrond colocou em sua citação do Silmarillion:

    Não é sabido para onde vão, mas é tipo como o Ônzimo disse: eles saem de Arda. Se não vão para Mandos e sempre para um local desconhecido, imagino que devam ir diretamente viver com Eru.
     
  7. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    A morte é a dádiva de Ilúvatar aos homens e o que acontece com o seu espírito, infelizmente, não é conhecido por ninguém. Exatamente por isso que Melkor conseguiu converter a morte de dádiva para uma maldição, confundindo os homens com o medo do desconhecido, tornando a libertação que a morte trás em um fim triste e trágico.
     
  8. Excluído014

    Excluído014 Excluído a pedido


    Nuss..obrigada.:abraco:
     
  9. Palando

    Palando Mago Azul

    Dadiva esquisita não é? Mas se forem parar para analisar esse dom de Eru tem suas vantagens pois vimos que ao passar dos anos até mesmo para os Elfos ter vida eterna muitas vezes se tornara um peso para os mesmos que acabam por abandonar a carne e ir para mandos e esperar um descanso do mundo. Isso aconteceu com seres até mesmo sob a bem aventurança dos poderes, Já os homens vem e se vão, para onde, confesso que não sei mas gosto de imaginar que se até mesmo os poderes os invejam, gosto de pensar que se voltam para iluvatar e a chama imperecível e assim permanecem a esperar pela canção final, e entoam suas vozes como uma vez os poderes o fizeram no inicio de todas as coisas para Iluvatar...

    Snif... Snif... Estou poético hoje. O.O
     
  10. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Que isso... magina. :D

    Não acho esquisita, o significado da morte foi distorcido e não mais visto pelos homens como uma dádiva, mas os elfos viam a morte como parte da natureza dos homens e o cansaço da longa vida faziam com que eles os invejassem. No trecho do Silma postado pelo Mestre Elrond diz que a morte é um dom que “até os Poderes hão de invejar” bom, como ninguém sabia do destino dos espíritos dos homens muitos duvidavam se era um dom mesmo.
     
  11. Palando

    Palando Mago Azul

    Mesmo assim preferiria não ter tido esse ''dom'' preferiria ser um elfo ou maia.^^
     
  12. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Mas como ninguém sabe exatamente sobre esse destino, vamos manter o pensamento positivo e pensar que talvez ele seja compensador. ;-)
     
  13. Palando

    Palando Mago Azul

    talvez...
     
  14. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    É uma pergunta desafiadora. Tolkien não deixou nem um enigma ou alguma frase "suspensa" que desse a entender para onde exatamente o fëar dos homens vão quando morrem. Para o Vazio, com certeza não; Melkor já é cliente VIP de lá. Para os Salões de Ilúvatar? Fora do Tempo e do Espaço? Quem sabe, mas tenho minhas dúvidas se Eru privilegiaria os Ainur que não quiseram entrar em Ëa com a presença dos Atani.

    Bom, em algum lugar Eru os enviou. Talvez tenham retornado para a mente de seu criador... mas que delírio :dente:
     
  15. andreftm

    andreftm Usuário

    Realmente é muito intrigante essa questão, mas, e os primeiros Édain que foram presenteados com o dom da longevidade, será se seus espíritos tbm não foram presenteados com uma espécie de destino agradável...
     
  16. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Sendo humano, o destino é sempre o mesmo, não importa quão longevo. É claro, entregar a própria vida quando ainda em totais capacidades mentais, em paz, era considerado sábio em Númenor, mas isto não deve influenciar em quão bom vai ser a pós-vida de fulano ou sicrano.


    Tenn' enomentielva!
     
  17. yávië

    yávië Usuário

    Hum... uma coisa que esse tópico me fez pensar foi...

    Não importa como o ser (elfo, homem, anão.. sei lá..) agisse, o destino era o mesmo para tds da mesma raça... seria isso justiça no final? Enfim... coisas a se pensar..

    Mas gostei do que foi dito sobre o destino dos homens e sobre a maquiação negativa que foi feita por Melkor.. e que pelo visto perdura ateh hj XD
     
  18. Alguns dos meus colegas não entenderam...
    Quando Ilúvatar nos dá a morte, ele nos desliga totalmente deste mundo, o seu destino para o bem ou para o mal já não nos afetará. É uma dádiva por isso. Apesar de uma vida de dor e sofrimento, ao sairmos daqui, nada mais restará, talvez, nem lembranças... Talvez uma nova etapa comece que com certeza será num lugar reservado por Eru, pois, se para os elfos há um lugar para descanso e renovação de forças, para nós haverá também, Eru é justo, não daria um tratamento diferenciado aos seus filhos, que afinal é a própria imagem dele mesmo!

    Mas o elfos e os Valar não, estarão sempre ligados ao destino de Arda, sofrendo o seu destino, mesmo em Valinor, que não deixa de ser um exílio para os Valar e os elfos, esperando a última batalha que derrotará Melkor, e assim Arda será novamente habitada pelos o filhos de Ilúvatar: Homens e Elfos, e os Valar poderão voltar as mansões eternas de Eru.
     
  19. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    nossa...
    e pensar que voltava pra casa, dirigindo, pensando nisso...
    e hoje mesmo me deparou com esta questão por aki...
    é, gente... isso é algo muito misterioso...
    eu até hoje não tenho a mínima idéia de onde vamos, para onde iremos... rs
    e os posts sobre o assunto aki são inúmeros!
    será que alguém poderia retomar ou dar um up nos principais posts aki presentes?
    agradeceria desde já! :obiggraz:
     
  20. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    hehehehe....mas, nem passou da 1ª página...
    mas, os que achei mais interessante são estes dois post....

    Pelo tipo, Tolkien nos deixo mais um enigma a se pensar :hihihi:
     

Compartilhar