• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O destino da alma dos homens...

Bem esse é meu primeiro post...
Realmente a questão é muito interessante, Tolkien colocou uma questão que intriga todos nós, e embora tenha ele tenha colocado uma resposta sem respostas, podemos dizer que o desitino dos homens, como foi falado anteriomente, só Eru o conhece... Mas se a morte é o dom que até os Poderes vão invejar então só é ruim por que Melkor distorceu o sentido da morte.
O que me faz pensar é o seguinte: parte da criação desse mundo se deu por conta da dissonância que Melkor fez na canção de Eru e fala-se que os Poderes tem sua morada fora do circulo do mundo (se a memoria não me fala) e que Melkor (li em uma revista) tem o proprio mundo como sendo seu UM ANEL.
Se o destino dos homens é morrer, é na morte que a libertação. Então a morte é para o homem a saida da esfera do mundo assim como os manbos (acho eu) são para os Elfos.

Viagem total....
 
Só que os Elfos voltam né?
EDIT: e também o problema é que os humanos vão mais longe ainda dos Círculos do Mundo, para onde nem os Valar alcançam...
 
Para além dos circulos do mundo. Tolkien não deixou nenhuma outra informação sobre isso e certamente não foi por falta de tempo. É um dos grandes mistérios da obra, um enigma indecifravel.
 
Mas também num é dito que até os homens voltam? Para habitar novamente os Circulos da Terra sem a interferencia de Melkor
Não isso não é dito... Apenas alguns concluem por algumas passagens que isso ocorreria, ou que habiteriam uma nova Arda ou coisa do tipo. Mas eu, pessoalmente, discordo.
 
Se o destino dos homens é morrer, é na morte que a libertação. Então a morte é para o homem a saida da esfera do mundo assim como os manbos (acho eu) são para os Elfos.

Na verdade não porque Mandos não está fora dos limites do mundo. Os elfos quando morrem ainda continuam em Arda e estão ligados a tudo o que viveu, já os homens quando morrem há essa libertação, como não se sabe seu destino, há também uma sensação de perda e desligamento, então não é a mesma coisa.
 
Para além dos circulos do mundo. Tolkien não deixou nenhuma outra informação sobre isso e certamente não foi por falta de tempo. É um dos grandes mistérios da obra, um enigma indecifravel.

Mas, sabes que eu acho legal isso, se tudo fosse explicado não teria graça em criar teorias ou conspirações :mwaha:

Na verdade não porque Mandos não está fora dos limites do mundo. Os elfos quando morrem ainda continuam em Arda e estão ligados a tudo o que viveu, já os homens quando morrem há essa libertação, como não se sabe seu destino, há também uma sensação de perda e desligamento, então não é a mesma coisa.

humm...:think:
Por esse lado seria melhor ser humano, não...Assim, nunca ter a libertação de tudo, ficar SEMPRE ligado a TM.Eu gosto de pensar assim, se terminei a missão gosto de me libertar por inteira e partir para uma outra fase, assim evoluindo cada vez mais. :wacky:
 
Mas, sabes que eu acho legal isso, se tudo fosse explicado não teria graça em criar teorias ou conspirações :mwaha:



humm...:think:
Por esse lado seria melhor ser humano, não...Assim, nunca ter a libertação de tudo, ficar SEMPRE ligado a TM.Eu gosto de pensar assim, se terminei a missão gosto de me libertar por inteira e partir para uma outra fase, assim evoluindo cada vez mais. :wacky:

Concordo

Como o nosso querido Senhor dos Palcos (Paulo Autran) disse: - Que graça tem a vida eterna, sem um fim! :cool:

A Graça da vida é essa, um início e um fim.
 
Sobre a morte dos homens e seu destino, recomendo que os interessados leiam o Diálogo de Finrod com Andreth, chamado Atharabeth. Andei dando uma olhada nele esses dias e depois vi o tópico e resolvi comentar. Fica bem claro que os própríos homens e muito menos os eldar tinham conhecimento do destino que aguardavam os edain após a morte.
O que achei curioso é a crença deles de que originalmente não tinham sido feitos para serem mortais, mais foram assim modificados pelas ações de Melkor.
Coloquei um parágrafo aqui...
"- Contudo, entre meu povo - continuou Andreth - de Sábios para Sábios originários da escuridão vem a voz dizendo que os Homens não são agora como eram, nem como a verdadeira natureza deles era em seu começo. E mais claro ainda é isto dito pelos Sábios do Povo de Marach, que preservaram em memória um nome para Ele que vós chamais de Eru, embora em meu povo Ele fosse quase esquecido. Assim eu sou informada de Adanel. Eles dizem claramente que os Homens não são por natureza de vida-curta, mas se tornaram assim pela malícia do Senhor do Escuro quem não nomeiam."

E como Finrod no próprio texto eu discordo dessa perspectiva. O elfo diz claramente que Melkor apesar de poderoso, não poderia mudar o destino dos filhos de Eru. Não como a edain estava pensando, de torná-los mortais. Esse poder estaria restrito apenas a Eru, assim como o conhecimento para onde vão os homens quando morrem.
 
mas se os Homens fossem imortais nao seriam Homens mas sim Elfos pois é esta mortalidade que distingue as duas raças!

Os Homens sempre foram mortais pois este foi o principal dom com o qual Iluvatar os dotou!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo