• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O controle sobre o Um Anel

Elrond Meio-Elfo disse:
Concordo que a vitória dele seria devastadora e rápida mas isso tão somente pelo fato de que ao recuperar o seu Um Anel de Poder Sauron estaria inutilizando os Três Anéis élficos e logo acabando com os refúgios élficos de Valfenda e Lothlórien. Isso porque Elrond e Galadriel teriam que, obviamente, abrir mão deles, e provavelmente Gandalf tb. Com isso, os últimos elfos (noldor) provavelmente iriam embora da Terra-Média deixando o caminho mais do que livre para Sauron. Mesmo com Aragorn, não haveria resistência suficiente de Gondor contra os exércitos de orcs e de homens de Sauron.

Nisso eu discordo com você. Eu acho q os elfos tiveram uma participação muito pequena na Guerra do Anel para importar alguma coisa se eles fossem destruidos, tanto q o único elfo q de fato marchou contra Sauron foi Legolas e ele nem era Noldo.

Acho q o Anel ajudaria no sentido q ele colocaria medo nos inimigos de Sauron e daria ânimo às suas tropas, o q já acontecia, mas com mais intensidade, pq o poder de sauron aumentaria.

Com certeza a Galadriel se tornaria uma terrível Senhora do Escuro, mas isso não pelo fato de o Um Anel dar algum tipo de poder anormal à ela mas sim pelo fato de que com a maldade contida no Anel ela seria corrompida de tal maneira que sua idéia do que era certo e errado seria deturpada. Ela se tornaria terrivelmente maléfica.
Agora, como eu disse antes, a Galadriel poderia até achar que iria ganhar poder com o Um Anel, mas isso era somente um dos poderes do Anel, encher as mentes das pessoas com ilusões de poder e dominação.

Pode ser ilusão como pode naum ser, mas a Galadriel com certeza era poderosa. Ela viu a luz das Árvores e já morou em Valinor. Naum é absurdo pensar q, se o anel continha poder, ela seria capaz de usa-lo. Ela foi capaz de ver o q aconteceria, tanto q recusou o anel. Se fosse somente uma ilusão, ela provavelmente pegaria o anel por estar corrompida.

Se o Anel naum desse poder, pq ele naum queria q Saruman o pegasse??? Tanto q, qdo pippin olha no palantir, ele pensa q saruman tem o anel diz algo como "isso naum lhe pertence" e seus orcs tbm brigaram comos de saruman pelos refens.
 
Barlach disse:
Nisso eu discordo com você. Eu acho q os elfos tiveram uma participação muito pequena na Guerra do Anel para importar alguma coisa se eles fossem destruidos, tanto q o único elfo q de fato marchou contra Sauron foi Legolas e ele nem era Noldo.

Não estou dizendo que os elfos tiveram participação significativa na história, mas sim que se o Um Anel tivesse sido recuperado anteriormente por Sauron, digamos cinco meses antes do final, Gondor teria sido aniquilada pelos exércitos de orcs, homens e trolls de Sauron. Ele não esperaria. E com o seu Anel de Poder em mãos, os elfos partiriam da Terra-Média. Gondor estaria sozinha e não seria páreo para a armada militar de Sauron.

Pode ser ilusão como pode naum ser, mas a Galadriel com certeza era poderosa. Ela viu a luz das Árvores e já morou em Valinor. Naum é absurdo pensar q, se o anel continha poder, ela seria capaz de usa-lo.

Então, ela já era bem poderosa. Só que ela era boa. Imagina se ela fosse má. Enquanto boa ela não via necessidade de mostrar o seu poder (como não mostrava), agora se tornando má ela mostraria todo o seu poder, só que para o mal.

Se o Anel naum desse poder, pq ele naum queria q Saruman o pegasse???

Meu, não é óbvio??? Simplesmente porque o Anel era DELE e não do Saruman! Sauron queira o que era dele e ponto.
 
Não estou dizendo que os elfos tiveram participação significativa na história, mas sim que se o Um Anel tivesse sido recuperado anteriormente por Sauron, digamos cinco meses antes do final, Gondor teria sido aniquilada pelos exércitos de orcs, homens e trolls de Sauron. Ele não esperaria. E com o seu Anel de Poder em mãos, os elfos partiriam da Terra-Média. Gondor estaria sozinha e não seria páreo para a armada militar de Sauron.

Mas Gondor estava sozinha.... Nenhum Noldo ajudou Gondor em batalhas durante toda a Guerra do Anel. Mesmo sem sem Sauron pegar o anel, nenhuma tropa de Valfenda ou de qualquer outro reino élfico ajudou na batalha. Os élfos só lutaram pra proteger seus territórios, na Floresta das Trevas e em Lórien.

Portanto, tinha alguma outra coisa q fazia Sauron querer tanto o Anel. Só podia ser o poder nele contido.
 
Mas.... vc não tá entendendo..... não tô falando da Guerra do Anel. A Guerra do Anel durou só um ano. Imagina se em algum momento, digamos DOIS ANOS ANTES da Guerra do Anel, Sauron tivesse recuperado seu Um Anel. O que ocorreria? Os elfos teriam que abrir mão dos seus certo? Certo! E depois? Depois eles iriam embora certo? Certo! E o que aconteceria com os homens? Seriam aniquilados certo? Certo! E os anões? Tb certo? Certo! Me diz.... isso é ou não é uma vitória devastadora e rápida?

Se os anéis élficos continuassem com seu poder, muitos dos elfos poderosos ainda continuariam por aqui e seus reinos ainda continuariam existindo e sendo poderosos. A vitória de Sauron não seria completa.
 
Tá bem Elrond, você venceu, eu não vou conseguir provar que o Anel dá poderes, principalmente porque os portadores dele que temos informações nas quais se basear foram todos pequenos em estatura. Deixemos essa discussão de lado por hora, agora não estou com saco para escarafunchar os livros em busca de provas.

Se alguém quiser, é só pegar o primeiro livro e ir na parte de Lorien. Lá, Frodo pergunta se poderia usar o poder do anel para ler a mente dos outros portadores. Galadriel diz que ele só poderia fazer isso depois que aprimorasse a própia força de vontade.

Não podem ser usados, roubados, assimilados ou absorvidos por ninguém.

Podem ser usados...

Ahhhh, você acha mesmo que os feitiços usados pelos elfos pra forjar seus anéis foram remotamente parecidos com o feitiço que Sauron usou pra forjar o seu?

Eu acho, já que foi ele que ensinou os elfos a forjar os anéis do poder...

Bem...... Isildur não ganhou poderes. Gollum não ganhou poderes. Bilbo não ganhou poderes. Frodo não ganhou poderes. Sam não ganhou poderes. Nenhum dos portadores do Anel de Poder ganhou esses super-poderes que você insiste que existiam. Nenhum deles passou a controlar os exércitos de orcs, controlar os Nazgûl, controlar as hostes de bárbaros do sul ou do leste, controlar Orodruin e os ciclos de fumaça, controlar Barad-Dur, ou controlar as mentes e corpos dos três portadores dos anéis élficos. Nenhum deles desfrutou de absolutamente NENHUM poder que não os defeitos do Anel previamente estabelecidos.

Isildur tinha medo do anel e da dor... :mrgreen: Gollum era fraco... A história de bilbo se passa antes da idéia da guerra do anel... Frodo conseguiu ver o anel de Galadriel, conseguiria fazer os nazgul obedecerem a pequenas ordens... Sam tinha uma péssima audição quando estava com o anel... :lily:


A questão é que Gollum envelheceu, ele apodreceu ou definhou. Então o Um Anel não parava o tempo ao seu redor mas simplesmente estendia a sua vida. Esticava o seu corpo e alma. Mas não impedia o seu envelhecimento.

Impedia, tanto que Bilbo e Frodo pareciam não ter envelhecido nada. Agora, não envelhecer não os impedia de cortar o cabelo, ficar com a pele branca por não tomar sol, etc. Ficar 500 anos numa caverna não é nem um pouco saúdavel...

Perfeito!!! Concordo com cada palavra! Sauron retornaria se o Anel continuasse existindo em QUALQUER situação.

Não...

Mas como você explica o fato de que com o seu Anel em mãos ele foi morto por Gil-Galad e Elendil e sem o seu Anel em mãos ele quase venceu a Guerra do Anel e conquistou a Terra-Média? Ele passou toda a Terceira Era do mundo sem o seu Anel, mas no final ele se mostrou tão poderoso quanto antes e quase venceu a Guerra se não fosse o "fator hobbit". Isso somente mostra que o poder dentro do Anel não era desligado de Sauron quando ele não o empunhava. Isso também mostra que não era o Poder de Sauron que vinha do Anel, mas o Poder do Anel vinha de Sauron. Não acha?

Elendil e Gil eram fortes... Se o Glorfindel conseguiu matar um balrog sozinho... Na terceira era, ele se mostrou poderoso, mas não tanto quanto antes... Vou tentar explicar o que eu acho do poder do anel...
Originalmente, se Sauron fosse destruído, ele não conseguiria assumir um novo fana em pouco tempo (vide a parte de Huan e Luthien).
Depois ele forjou o um anel. Se o anel fosse destruido, Sauron não morreria, pois seu poder não provinha do anel. Sauron sendo destruído (como foi) o anel continuaria existindo, já que é apenas um receptáculo. Ele então voltou de Numenor e foi até o anel. Imediatamente ele assumiu um novo fana, mas com o poder que estava no anel. A partir daí, ele se tornou dependente do poder do um anel. Mais tarde, na guerra do anel, quando ele estava perdendo, a indicios de que ele deixou o própio corpo (isso estava sendo discutido em outro tópico) com o pouco de poder que seu espiríto conseguia carregar e fugiu para se abrigar. Como não estava com o anel, ele demorou longos anos para assumir uma nova forma (como o Deriel falou em algum tópico, ele usou necromância pra fazer isso). Apesar disso, ela ainda dependia do poder do anel que usou para reconstruir seu corpo da outra vez, ele era a base do seu fana e do todas as suas obras. Com isso, ele foi automaticamente destruído quando o anel foi destruído.

O Isildur era um Númenoriano puro de sangue élfico. Ele era um homem poderoso comparável a Aragorn.

Errr... eu acho o Isildur um covarde, que não conseguia controlar o anel e tinha medo de tentar...

Porque de acordo com você e o Ringil, dando o Um Anel poderes ao seu dono, ele deveria se tornar incrivelmente forte.

A quem o criou, ele só dava um maior controle sobre a susbtância de Arda. Era uma forma de canalizar os próprios poderes em Arda. Mas para isso, o anel tinha que ter potência (poder). Quando outros pegavam o anel, tinham acesso ao poder que estava armazenado nele (conseguir usa-lo ou controla-lo já é outra história...)

E por final, como é que mesmo sem o seu Um Anel (supostamente a maior parte de seu poder ou como você disse a sua 'reserva') ele quase conseguiu conquistar a Terra-Média ao final da Terceira Era???

Ele tinha outros anéis, foi necromante e conseguiu juntar uma quantidade de poder...

Pois o poder do Anel fluia de Sauron e não o contrário

Se fosse assim, quando Sauron era destruído o anel também era... Acho melhor usar "fluiu".

Eu acho que não, se Gandalf utilizasse do Anel ele poderia até dominá-lo por um tempo mas Sauron não seria destruído visto que a própria corrupção de Gandalf seria prova disso. Sauron retornaria após um tempo só que agora com um grande aliado, Gandalf o Negro, em sintonia com sua vontade e maldade

Não... Talvez o Gandalf escravizasse o Sauron...

E seu pai, Fingon, venceu Sauron numa disputa de canções.

:eh:

Ele perdeu...

Se Gandalf ou Saruman (q eu, ao contrario de vc, acho q seria capaz de controlar o anel) usasse o anel, o espírito de Sauron sobreviveria, nem q fosse somente nas ações do novo usuário. A conciência de Sauron está no anel e manipularia o usuário, tornando-o o novo Senhor do Escuro

Ao que eu vejo, Tolkien quis dizer que ter todo esse poder certamente iria corromper os istari. Só desejar já corrompia (vide Saruman). Eles seriam corrompidos pela vontade de fazer o bem (o mal, dependendo de que lado você está) e ordenar as coisas para seus própio propósitos (se tonar um tirano).

Até mesmo quando ele foi levado como prisioneiro pelos Númenorianos, ele foi sem seu Anel. O Anel ficou em Mordor. E mesmo assim ele não ficou mais fraco ou limitado já que mesmo longe de seu Anel ele conseguiu fazer coisas difíceis como perverter mentes e mudar de forma.

Não seria inteligente dar o anel pro Ar-paraseilaoque. Ele conseguiu fazer essas coisas pq ainda não dependia do anel. Ele nunca tinha sido destruido até numenor afundar...

A única vantagem para Sauron em ter o seu Anel em mãos era que somente assim ele em pessoa poderia ativá-lo e realizar o feitiço de controle sobre os outros Dezenove.

Também seria útil ter seu poder original de volta... Gandalf diz que os nazgul são apenas sombras, se comparados ao que seriam se Sauron tivesse o anel (imagine o que não aconteceria com o resto de seus servidores). Então, há mais coisa envolvida do que impedir o uso dos anéis élficos.

A meu ver isso não seria um "poder" do anel, e sim um reflexo da próprio poder e vontade e talvez personalidade de Sauron embutido no anel.

:clap:

Mas nesse caso foi porque eles não tentaram. É como Galadriel diz no capítulo de Lórien, eles poderiam até tentar, mas isso só faria com que eles tivessem mais vontade de aprimorar o controle do Um.

E para isso eles precisariam aumentar o própio poder (leia-se força de vontade)...

E não houve um caso em que o anel fez de seus portadores alguma espécie de grande guerreiro, o anel não conferia isso

Nazgul...

nunca lidaria com orcs, ele não se transformaria em Saruman.

Tolkien sugere que ele faria isso, ocupando a torre negra. E controlar orcs é mais simples do que controlar elfos ou homens...

Não vejo diferença, pois Sauron tb deve ter sido diminuído (proporcionalmetne) no ato de se fundir à matéria do Anel. A questão é que essa diminuição foi no ato da sub-criação. Depois Sauron não precisava estar com o seu Anel para estar completo. No ato da sub-criação o indivíduo transfere muito da sua essência à sub-criação. Só que um anelzinho de ouro é muito pequeno quando comparado com o Mundo.

Em compensação, esse anelzinho é muito mais potente do que um pedaço de rocha do mundo... Depende da quantidade de poder que se passa, e não do tamanho do objeto. Claro que quanto maior o objeto, mais o poder vai se expandir e se afinar.

Eu concordo com o Elrond quando ele diz que a distância não era relevante. Sauron tinha acesso a parte (não tudo) da "reserva" q era o anel mesmo sem estar usando. Mas acho q, se alguém poderoso como Gandalf ou Galadriel usasse o anel, a ligação seria quebrada e Sauron não teria mais poder.

Acho que não... se ele tivesse acesso a esse poder, ele reconstruiria seu fana rapidamente. O que acontecia é que com o anel inteiro, tudo que foi feito com ele (incluisive o corpo de Sauron após Numenor) permanecia inteiro.

mas o primeiro era um Anel que NUNCA foi desenvolvido para dar poder a ninguém, era um Anel do Poder.

Eu considero controlar outros anéis como um poder....

Resumindo, Sauron estava ligado ao Um Anel, mas não dependia dele e nem precisava dele

Dependia se for considerar que foi com ele que seu corpo foi refeito.

. Isso implicaria que ele deveria ficar fraco sem o seu Anel.

Ao que eu vi, ele e suas obras ficavam mais fracos...

Assim, esse poder não poderia ser "roubado" de Sauron se outro indivíduo o utilizasse já que esse poder não estava no Anel, mas sim em Sauron.

Se não estivesse, Sauron não seria destruido junto com o anel...

Quando o Anel foi destruído, Sauron perdeu o controle, sua Torre desabou destruindo seu corpo.

Então ele podia ter saido da torre e não morreria... :lily:

Não temos nenhum exemplo élfico, que seriam os mais significativos, entretanto eu tenho mais provas de que o anel não dá poder do que vocês têm de que ele dá poder.

Non...

Gandalf diz que o Anel de Sauron dava poder aos outros? Aonde isso?

No início do primeiro livro, eu acho.

Ah sim claro, ótimo exemplo, Frodo era super especialista em controle do Anel de Poder..... dhehehehe. Controlou Gollum perfeitamente, até no momento final que o Anel estava em seu poder máximo. Ele provavelmente ordenou mentalmente que Gollum pulasse em cima dele e o mandou decepar seu dedo e se jogar para dentro da Fenda para salvar todo mundo. É isso, foi tudo um plano fantástico do Frodo.

Nem Sauron conseguiu controlar Gollum...
 
Não vejo diferença, pois Sauron tb deve ter sido diminuído (proporcionalmetne) no ato de se fundir à matéria do Anel. A questão é que essa diminuição foi no ato da sub-criação. Depois Sauron não precisava estar com o seu Anel para estar completo. No ato da sub-criação o indivíduo transfere muito da sua essência à sub-criação. Só que um anelzinho de ouro é muito pequeno quando comparado com o Mundo.

Elrond, você não vê diferença entre a fusão de Morgoth e Arda e Sauron e o Anel, então vamos seguir esse raciocínio. Um dos meios (maligno) de magia é utilizar o elemento-Morgoth contido nas substâncias, usar o poder incutido por Melkor na terra. Aliás, esse método pode ter sido usado pelo próprio Sauron, já que ele escolheu o ouro como material, e sabemos que o ouro é especialmente rico no elemento. Se o processo for o mesmo como você diz, então o Anel daria sim poder a quem tiver acesso a ele, como qualquer pode usar o poder no ouro, por exemplo. O único requisito é saber utilizar esse poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo