• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O clube dos anjos: Gula, de Luis Fernando Verissimo

JLM

mata o branquelo detta walker
gula.jpg


Me impressiona a diversidade com que alguns escritores conseguem juntar vários temas em uma só história. Luis Fernando Verissimo é um destes. Em O Clube dos Anjos: Gula, ele conseguiu escrever uma história encomendada sobre a gula (série Plenos Pecados, da Objetiva, que aborda os 7 pecados capitais), manter o tom de suspense policial, fazer aplicações de o Rei Lear, de Shakespeare, na trama, listar pratos exóticos e comuns e ainda por cima com um tempero característico de humor. Se deixei passar mais algum, me perdoem, mas é que o cara é fera. O livro traz a história do Clube do Picadinho, composto por dez amigos de longa data que se reúnem uma vez por mês na casa de um deles para experiências gastronômicas. Mas, de uma simples associação, as reuniões acabam em tragédia quando em cada jantar um dos integrantes morre, talvez mais por culpa dele que do assassino, já que grande parte das vítimas já sabe que vai morrer. O tom de “próxima vítima” lembra O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie, só que com sabor de prato típico nacional. De brinde, as mirabolantes histórias das xipófagas lésbicas são de fazer a imaginação do leitor (leitor homem principalmente) viajar longe. Só li até agora este livro da série Plenos Pecados, mas pela excelente qualidade da edição, com os primeiros capítulos diferenciados e uma bonita capa, além do conteúdo, é claro, me deixou guloso por experimentar os outros.

ficha técnica
obra: Clube dos Anjos: Gula, de Luis Fernando Verissimo
edição: 1ª, Plenos Pecados - Objetiva (1998), 130 pgs
compare os preços: Buscapé

Fonte: Libru Lumen
 
Li esse livro quando tinha 14 ou 15 anos. Foi o primeiro de Luis Fernando Verissimo e também fiquei sedenta pra ter toda a coleção, e hoje eu tenho. Li todos, menos o que fala da preguiça (é um livro preguiçoso).

Recomendo:

Avareza - Terapia
Ira - Xadrez, Truco e Outras Guerras
Luxuria - A Casa do Budas Ditosos
 
Tauil disse:
Aqui, em entrevista, LFV diz o que pensa de "Gula":

valeu, taiul, apesar dele falar pouquinho do livro é interessante saber q é o romance q ele mais se orgulha em ter escrito.

vendo o vídeo q vc mandou achei um outro feito por estudantes baseado em frases do livro, achei q ficou legal.

 
Última edição por um moderador:
Li esse livro, mas acho que não dei a atenção que ele merecia, porque não gostei muito não.
Até estranhei porque adoro as obras do Luis F. Veríssimo, vou ler ele de novo (assim que der porque tem vários na frente) para ver se é isso mesmo ou se o livro é bom e eu não soube apreciá-lo.
A propósito estou com outro livro dele aqui O Opositor, também é de uma série, vamos ver.
 
É realmente muito bom, prende bem sua atenção do começo ao fim (tanto que dá para ler o livro quase que de uma vez só hehe). Dessa série dos pecados só li esse e o da Luxúria (que é do Ubaldo, né?), mas achei o Gula trilhões de vezes melhor que o Luxúria.
 
Desde que comentaram comigo que haviam lembrado deste livro ao assistir o filme Estômago, fiquei curiosa. Nunca acho nas livrarias daqui, o tópico alimentou (:sacou:) minha vontade de ler, no próximo mês vou dar uma olhada e pedir pela internet.
 
Acabei a leitura ontem à noite. Achei maravilhoso. Gosto das pintas de romance policial que o Verissimo põe em seus livros. Me lembro que achei a mesma coisa quando li "Borges e os Orangotangos eternos". Aliás, assisti a uma palestra em São Francisco Xavier com LFV e outros autores, e todos assumiram que têm fortíssimas influências do romance policial, destacando Poe.

Botei 4 estrelas no Skoob por um único fato: achei que o parágrafo final do livro deixou a desejar...

Agora, pra contrastar, vou embarcar em "Fome", do Knut Hamsun!
 
Sou apaixonado pelos escritos do Verissimo, mas esse eu desconhecia... anotar para ir atrás!

Anica disse:
É realmente muito bom, prende bem sua atenção do começo ao fim (tanto que dá para ler o livro quase que de uma vez só hehe). Dessa série dos pecados só li esse e o da Luxúria (que é do Ubaldo, né?), mas achei o Gula trilhões de vezes melhor que o Luxúria.

Anica, será que existe toda a série de pecados por autores brasileiros? (ou estrangeiros)
 
palazo, vc leu o 1º post? ele responde a tua pergunta... ¬¬
 
É engraçado, mas de certa forma lembrei desse livro quando li Sunbird, um conto do Neil Gaiman. A ideia do "clube" de apreciadores de comidas e tal :think:
 
Gente, acho que preciso para de frequentar o Meia!!! Sério! A cada dia que fuço um novo tópico, aumenta minha lista dos Mais Mais Desejados!!!
Já tinha lido Luxúria, mas lí por causa da peça e nem imaginava que era parte de uma série.:timido:
Agora fiquei doida pra ler Gula!
Acho que vou precisar fazer muuuuuuitos trabalhos paralelos pra poder comprar tudo que quero ler!:rofl:
 
Eu gostei muito desse livro quando li. Se bobear ainda lembro do apelido do protagonista. Quer dizer, de como a mulher dele chegou no apelido. hauauauaau

Infelizmente, o livro é curtinho. É uma história muito boa, muito divertida, e por isso mesmo fica aquela sensação de que poderia ter mais. =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo