Pode ter alguns spoilers...
Até agora não entendi direito a cena dos veados.
Eu também não.
Tempo depois a Rachel encontra ossos de veados no porão da casa da Samara, o que me faz pensar que a cena dos veados é uma espécie de manifestação do ambiente de Samara, pra sugerir que ela estava de volta. Mas essa justificativa é porca e desnecessária. Mantenho a outra hipótese: a cena era só um pretexto pra usar efeitos especiais.
Enfim, a cada minuto eu gosto menos do filme. =/
Um ponto negativo foi o roteiro ter substituído a "mitologia" original (fita - telefone - sete dias) por uma baboseira de possessão de corpo que desnorteou o rumo da história. Ignorar a excelente idéia que atraiu tanta atenção pra botar no lugar algo que tá todo mundo cansado de ver não foi uma opção muito sensata. Isso sem contar com o uso de conceitos batidos como o espírito-que-só-aparece-nas-fotos-e-no-espelho.
Outra coisa: ninguém está atrás de verdades, destruindo qualquer noção de descobrimento e mistério. Pra disfarçar a falta de criatividade, o roteirista acrescentou na história a mãe da Samara, uma maluca que acha que é misteriosa só porque fala frases desconexas e tem alguns feixes sobre a face. No fim das contas o que ela diz não contribui quase nada, e parece ter sido só uma desculpa pra deixar a Sissy Spacek fazer uma ponta.
Mas a partir de um momento o disfarce fica ridículo demais pra funcionar. Eles chegaram ao ponto de tentar criar um suspense no fato do garotinho chamar a mãe de Rachel, achando que se mais tarde ele a chamasse de "mamãe" a coisa ia parecer sinistra. Pra falar a verdade talvez até funcionasse, mas a idéia do espírito da Samara usar o corpo do moleque pra conseguir uma mãe como se ninguém fosse notar a diferença é hilária demais pra botar algum medo, além de descaracterizar a obscuridade da vilã. Quer dizer, botar ela pra ficar falando "mommy" foi, convenhamos, o cúmulo.
Além disso, algumas cenas chegam a ser embaraçosas. O lance da mãe-incompreendida-que-todos-pensam-que-bate-no-filho é, vejamos,
bem cliche. E como se não bastasse o ataque dos veados, fazer a pobre Samara escalar o poço no maior estilo Homem-Aranha num desfecho nonsense e previsível foi um tiro no pé. Pior mesmo foi a fala seguinte,
"I'm not your fucking mom!". Eu tenho certeza que o roteirista jurava que nesse momento todas as pessoas no cinema fossem gritar a aplaudir, mas... nops. Ficou com cara de "não tem nada a ver eu falar isso agora, mas é uma boa frase pra entrar no
memorable quotes do IMDB". Pior que isso só a
"Do me a favor... just call me Rachel".
Eu poderia também citar outras cenas desnecessariamente longas como a da feira e da banheira, ou o aparecimento de personagens que nada contribuem para a história, como o jornalista amiguinho da Rachel e a já citada mãe da Samara, mas não vou perder meu tempo. Se eu fosse fazer uma lista, precisaria no mínimo rever o filme pra poder relembrar melhor das tomadas - algo que eu certamente não farei.