• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Amor na Terra-Média!

Maglor

Lacho calad! Drego morn!
Oi! :lily:

Já viram que essa é a Semana do Amor do Fórum, né? Tudo por causa do Dia dos Namorados... :grinlove:
Além da enquete do casal mais cuti, que tal esse tópico para se discutir o Amor na Terra Média (ou em Númenor ou em Valinor)?

Como era a visão dos diferentes povos sobre o Amor? Os elfos, por literalmente morrerem de tristeza, tem um amor mais profundo que o dos Homens? E os hobbits eram como? Os anões escondiam as anãs por que? E os ents que ficaram sós? :(
Podemos falar um pouco até do Professor aqui; sua vida e pontos-de-vista sobre isso na obra.

É um tópico excepcional para a Semana dos Namorados, por isso essa abrangência de temas.
 
entre os "casos" da terra média, eu acho o mais bonito o dos ents com as enteposas, com a cantoria e as histórias do retorno das enteposas...... deve ter sido muito triste para os ents descobrirem q seus amores haviam desaparecido....

eu gosto da crença dos ents q elas vão voltar...... algo tão inocente, ou até infantil, para um povo tão sábio......... lindo....... :grinlove: :grinlove: :grinlove:
 
O melhor caso de amor de tolkien é "Aldarion e Erendis", sério, é o mais realista e o q mais se adapta a realidade, seria legal se qndo Erendis velha fossem a Rómenna esperar Aldarion voltar da viagem e lá eles se reconciliacem :grinlove:
 
Realmente, eu acho que o conto de Aldarion e Erendis até destoa do resto da obra, por ser tão realista. Eu lembro que ficava aflito quando li pela primeira vez (e ainda fico bastante). Eu entendia os dois lados, a angústia de Erendis e a responsabilidade de Aldarion com o seu reinado. Ele errou em não mandar mensagens quando se atrasava muitos anos, mas ela também poderia compreender e viajar com ele. Muito difícil isso. :|

Mudando completamente de assunto, mas ainda na proposta do tópico.
Uma coisa muito interessante e que pouco falamos por aqui são os rituais de noivado e casamento entre os noldor. Uma cerimônia de casamento élfica deveria ser muito bonita de se assistir. Um povo que sente tanto por casa coisa, tão cheio de sentimentos, deveria sentir mais que tudo quando decidia se unir assim com um igual.

Extremamente recomendado: Leis e Costumes entre os Eldar
 
Maglor disse:
Ele errou em não mandar mensagens quando se atrasava muitos anos, mas ela também poderia compreender e viajar com ele. Muito difícil isso

Realmente Aldarion podia ter feito mais, mas tlvez isso não aplacasse o ciúme de Erendis, já Erendis não podia viajar com ele, ela morreria na viagem, não ia suportar ficar tanto tempo longe da Terra.
 
Li em algum lugar que essa história de certa forma refletia a distância entre os universos de Tolkien e sua esposa. Ela não tinha educação suficiente para apreciar o ambiente acadêmico de Oxford e Tolkien respirava aquilo. Mas o lado feliz (fique feliz Maglor, o amor é lindo! :D ) é que Tolkien e Edith (não lembro se era esse o nome da patroa do professor, se eu estiver errado alguém me corrija) continuaram sempre juntos, apesar das diferenças.

É claro que oficialmente a história de amor entre Tolkien e a esposa era para ser a de Beren e Luthien, por causa daquele tempo que o jovem tolkien foi obrigado a passar sem vê-la nem se corresponder com ela, aquela coisa que parecia uma missão tão espinhosa quando arrancar uma silmaril da coroa de Sauron: obter um diploma universitário. Mas eu li não sei aonde que a história deAldarion e Erendis refletia esse lado difícil da relação do Professor com a esposa.
 
Eu tb li isso aí, e agora não lembro onde foi de jeito nenhum. :disgusti:

Talvez em alguma resenha sobre a biografia nova que saiu no ano passado?
 
Eu tb li isso aí, e agora não lembro onde foi de jeito nenhum.

Não sei vocês, mas eu li em um texto do Martinez, daqui da valinor mesmo.

Uma história de amor que eu acho bem legal é a de Elwing e Earendil, ela quase se perde no meio de todos aqueles acontecimentos importantes, mas Elwing voando em direção a Earendil em forma de cisne é lindo! :grinlove:

E a Aredhel, será que ela algum dia sentiu algo por Eol? Ele aprisionou ela, mas não é dito que a obrigou a se casar.
 
Com certeza a Aredhel curtia o Eol sim...eu lembro de ter percebido isso bem claro quando li a parte deles."ah, mas ela também não reclamou, né!" foi o que pensei :lily:
Mas depois ela enjoou dele :mrgreen:
 
Eu não sei.

A Aredhel pode ser aquele "caso Éowyn". Ela ali, sozinha... só via o irmão... um dia aparece um cara meio galante, com pose, inteligente... ela "se apaixona".
Não que o Eöl seja parecido com o Aragorn, mas a Aredhel e a Éowyn se parecem um pouco.

E o Ringil lembrou bem demais. Eärendil e Elwing são realmente uma das coisas mais bonitas de se imaginar. E tem final feliz - pelo menos dentro daquilo que a gente pode chamar de "feliz".
 
E o Ringil lembrou bem demais. Eärendil e Elwing são realmente uma das coisas mais bonitas de se imaginar. E tem final feliz - pelo menos dentro daquilo que a gente pode chamar de "feliz".

Eärendil e Elwing, como Beren e Luthien, foram as duas excessões que os valar e Eru abriram para que mortais se tornassem imortais ou imortais deixassem de sê-lo. :mrgreen:
 
Porcaria de hora que resolvi entrar neste tópico!

Nunca tinha ouvido falar de Aldarion e Erendis, ai vi todo mundo falando sobre eles resolvi procurar essa História. Encontrei no Conto Inacabados que eu estava adiando a leitura.

Acabei de ler :(
Eu sempre achei que Tolkien era meio depressivo, Beren e Luthien, Turin e Niniel, mas nada me preparou para as história do Aldarion.

Não preciso dizer que derramei todas as lágrimas que tinha direito. Os dois são muito cabeça dura, fiquei torcendo o tempo todo para que um deles desse o braço a torcer, mas o orgulho venceu. E quando li como ela morreu 8O ... uma facada no meu peito.

Depois de ler essa história e me convenci completamente do que eu achava depois de ler o Silmarilion. Deveriam ter levado o Tolkien para um psicologo quando ele voltou da guerra para ver se curava essa depressão dele.

PS: Apesar de tudo a história é linda. Terrível, mas linda.
 
É muito depressiva mesmo a história de Aldarion e Erendis. Mas, pra "compensar", no SDA, Aragorn e Arwen tem um final feliz.
 
Charlie Brown disse:
É muito depressiva mesmo a história de Aldarion e Erendis. Mas, pra "compensar", no SDA, Aragorn e Arwen tem um final feliz.

Hm... o final da história, contado nos Apêndices, não me parece muito feliz, não. :roll:
 
Swanhild disse:
Charlie Brown disse:
É muito depressiva mesmo a história de Aldarion e Erendis. Mas, pra "compensar", no SDA, Aragorn e Arwen tem um final feliz.

Hm... o final da história, contado nos Apêndices, não me parece muito feliz, não. :roll:

Pô, eles foram felizes enquanto viveram, qndo Aragorn morreu Arwen se arrependeu de ter escolhido ser mortal msmo tendo sido feliz assim.
 
Claro, Riff. Até, se você pensar, todas as histórias de amor, se seguem até o fim da vida, acabam desse jeito, então não parece mesmo muito legal dizer que elas são infelizes. Mas do jeito que o livro conta a história do Aragorn, não dá para dizer que a história acaba bem. A Arwen não aceitou a morte dele numa boa, e morreu sozinha, de tristeza, no meio de uma floresta que estava definhando. Quantas histórias de amor "pra vida toda" são contadas desse jeito?
 
Esse é o ponto dos livros do Tolkien.
As histórias sempre acabam meio melancólicas porque acompanham a vida do personagem.
Não é simplesmente "e viveram felizes para sempre". No final todas as histórias são triste simplesmente porque tem que haver um final(dah! :obiggraz: ), alguém sempre vai terminar sozinho.
 
A historia de Arwen e Aragorn tem tanto sofrimento como pano de fundo, a ameaça de Sauron, a guerra, que qdo finalmente tudo acaba e eles podem ficar juntos parece muito mais lindo do que é (sendo que já é bastante).
Mas depois da morte de Aragorn, realmente... :(

E o conto de Erendis e Aldarion, eu acho triste sim. Erendis dedicou praticamente a vida toda a Aldarion, e o retorno dele... tá certo, ele tinha responsabilidades e tal, mas deveria ter dado mais atençao a Erendis. Nesse ponto faltou responsabilidade, q prejudicou a infancia de Ancalime.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo