• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nós copiamos Tolkien...

bem, eu já havia pensado nisso tudo, mas surgiu essa dúvida, pois usava elfos com a mesma visão q Toliien. tal q mudei isso e transformei-os em criaturas mais semelhantes ao homem. entede?
 
Não quero que o tópico morra não! =]
Mas ser crítico é sempre necessário. Porém, eu tento refrear alguns ímpetos de minha parte.
Mas, antes de mais nada, a esse comentário de que "gostamos de história" (o que óbviamente é verdadeiro) gostaria de lembrar como Marc Bloch define história:

"Ciência dos homens, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: 'dos homens, no tempo'."¹

A história é a "ciência dos homens no tempo", ou seja, quando tratamos de qualquer contexto, mesmo sendo ele literário, não podemos deixar de lado a história.

Abraços.

¹BLOCH, Marc. Apologia da história. p. 55. Jorge Zahar Editor, 2002.
 
Última edição:
bem, eu já havia pensado nisso tudo, mas surgiu essa dúvida, pois usava elfos com a mesma visão q Tolkien. tal q mudei isso e transformei-os em criaturas mais semelhantes ao homem. entede?
Sim... mas acredito que a melhor visão que se pode ter dos elfos é de que a aparência deles é mais bela que a humana, e parecem bem mais dotados de poder que os humanos. Pelo menos é a impressão que tive quando li o Silmarillion.
 
Na mitologia teutônica, eles éram semelhantes a crianças, e podem ter inspirado tanto os hobits quanto os elfos tolkenianos, afinal haviam uma infinidade de categorias mitológicas de elfos, cada qual com diferenças sutis, e de descrição muito vaga quanto a características, apenas alguns conceitos padrão pré-existentes, que éram diversos dos conceitos tolkenianos... Por exemplo na mitologia teutônica original, os elfos não éram arqueiros, e os anões não éram aficionados por machados, tais são ambas noções tolkenianas...
 
O grande mérito do Professor (e de desespero para quem se aventura em literatura de fantasia) foi ele ter reunido em um mundo tantos elementos díspares em nossa mitologia antiga e medieval para criar algo único. Não no sentido de ineditismo, e sim por apresentar raças, territórios, lendas destes lugares e uma vasta e inacabada definição das línguas que compõem o mosaico ta Terra-média. Ou seja, é praticamente impossível tentar inventar um novo mundo sem utilizar as bases deixadas por Tolkien, pelo menos no que diz respeito a fantasia.
 
Última edição:
Copiando? Aí depende do grau de uso e do modo como tais instituições estão sendo usadas em seu texto.

Como alguém já disse aqui em outro tópico, não foi Tolkien o gerador de figuras como os Elfos. Agora se você está fazendo um belo plágio acadêmico, você deve saber.
 
Complementando que Tolkien também não foi um simples "plagiador" de mitologias. Inspirações e bases artísticas são extremamente comuns e necessárias. Nem mesmo as mitologias são originais e exclusivas, elas sofreram inúmeras influências por transculturação.

É nessas horas que me sinto extremamente grato por poder ler Jacques Le Goff, realmente o conceito de Longa Idade Média, é, não somente válido, como validado por nosso dia-a-dia. =]
Somos "provas vivas".

Isso porque a história não é fragmentada. O ser humano age num tempo continuum.

Não sei se na mitologia teutônica eram mais belos, creio que seja uma concepção de Tolkien.

Exato. Como o Lobo ressaltou, os seres que Tolkien utiliza para compor suas obras não são idênticos ás suas versões mitológicas. Lembrando que, por se tratar de mitologia, a variedade de definições da aparência dos elfos por exemplo é enorme. Entretanto, existe aquela consagrada pelas obras de Sturluson, como as Eddas.

Ou seja, é praticamente impossível tentar inventar um novo mundo sem utilizar as bases deixadas por Tolkien, pelo menos no que diz respeito a fantasia.

Ainda que inconscientemente. A imaginação flui naturalmente para as obras de Tolkien, a fuga do estereótipo tolkeniano se torna dificílima e a taxação de "cópia" é inevitável...
 
bem, estive analizando alguns de meus textos, então vi a infinidade de personagens de Tolkien nele, tais como elfos, anões e outras raças. bem, isso não seria uma copia? então olhei textos de maigos meus, e textos aq da valinor e vi q realmente estamos copiando Tolkien. nao digo em nomes e coisas assim (embora alguns idiomas criados e nomes tem muita familiaridade) mas sim de usar as raças e outras coisas. bem, cada qual com sua opinião, então, digam a sua...
Copiam Tolkien? Vocês quem?:mrgreen:
 
Bem a discursaõ está esquentando, mas eu acho o seguinte elfos, anões humanos, orcs, globlins ja eram contos fantastiscos de autores mais antigos que tolikien isso é fato, porém eu não acredito que tolkien e os novos escritores de histórias fantasticas estão imitando alguém ou algo, essa raça que citei acima entre outras que surgiram com tolkien como os Uruk-hais e s Olog-hais e nazguls, são antigas e faziam a cabeça de muitas pessoas tanto antes como depois de tolkien, já tinham um certo destaque em história fantastica o que tokien fez foi se basear nelas como já eram de sucesso e acrescentar outras, essa base que tolkien criou não foi nada menos do que accho eu, um fã desses tipos de obras que queria criar histórias ao seu desejo onde ela poderia ter começo meio e fim como ele desejasse o satisfizesse, criando um esteriótipo ao seu gosto assim como outros autores de histórias do mesmo genero fazem, seria complicado demais tolkien fazer um livro com raças totalmente novas e desconhecidas, talvez não chamariam tanto a atenção das pessoas como se ele colocasse na história raças mais populares como as que estão nos livros e quanto aos novos escritores apenas a maioria fizeram o mesmo que tolkien gostavam muito desse tipo de história e essa raças e criaram seus próprios contos, pois não se sabe ao certo quem criou e lançou ao publico os elfos, globlins, orcs e trolls, portanto falar em plágio como tolkien plagiou quem?, quantas pessoa escrevem sobre esses seres?,e por que logo ele e os mais novos escritores é que devem ser considerado com talvez plagiadores?, agora por outro lado se criarmos histórias com uriks, nazguls, valars, ainur, istaris estariamos sim copiando tolkien.
 
Creio que a questão já esteja explicitada, e de forma clara parece-me que todos compreenderam a diferença entre o plagio e a influência, ou mesmo entre o "espírito criador" de Tolkien, que estava imbuído de diversas idéias.
 
eu nao estou fazendo um plagio pra tolkien. muito pelo contrario.o q queria saber era simplesmente o q já foi respondido: a utilização dasraças não fazmal.
 
Realmente acredito que não esteja plagiando Tolkien, e não imagino onde possa ter entendido isso, soshite...
Porém, fico alegre que nossas elucidações tenham sido claras.

Abraços.
 
claro, e muitas vezes, alguém q possa estar achando ser apenas influenciado pode estar fazendo um grande plagio, ou, vice-e-versa. entendem?
 
Na verdade, creio que se a pessoa está apenas imbuída, ou seja, sofrendo de influências que são associadas de forma passiva, não se caracteriza o plagio.
Para haver plagio deve haver consciência do ato, além de intenção
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo