1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nomes mitologicos transformados

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Biorn, 18 Mar 2010.

  1. Biorn

    Biorn Fiz uns rock's com Iluvatar

    Notei algo que provavelmente muitos que gostam de mitologia já devem ter notado, mas queria aponta-la para os que não conhecem ou não notaram as semelhanças.

    Primeiro, o lider dos elfos de Valinor é Ingwë, sendo que o nome dele é quase igual o nome do rei dos elfos na mitologia nordica, Freyr. Freyr é o titulo dele, algo que não todo mundo sabe, e o nome real dele é Ingvi.
    E alem do mais, Ingvi era o filho de Njord, o rei dos Vanir, uma raça dos deuses. E o povo de Ingwë são os vanya, outra similaridade.

    Agora, um que deve ser mais facil de identificar é o Helcaraxë, as terras geladas pela qual Fingolfin passou. Helcaraxë seria tirado de Helheim, a terra da deusa Hel, que era fria e cheia de nevoa.

    Se alguem mais conhece outros exemplos, poderia cita-lo por favor? Valeu \o
     
  2. Eärelen Lothmen

    Eärelen Lothmen Usuário

    Eu adoro Mitologia também, mas agora não recordo-me de nenhum, mas com certeza deve haver vários, pois Tolkien e o seu amor pelas Mitologias (em especial Nórdica) fez com que o inspirasse nos deuses mitológicos, assim como podemos achar personagens que são inspirados na biblía como Galadriel sendo a Maria.
    Fiquei curiosa gostaria de saber mais!!!
    ^^
     
    Última edição: 18 Mar 2010
  3. Biorn

    Biorn Fiz uns rock's com Iluvatar

    É, referencia se ve em toda parte. Como Beren lembra Tyr, e aquele lobin que lutou contra ele é Fenrir com certeza :P O dragão que Turin matou com certeza é Fafnir, e Turin seria Sigurd, mas na questão de os proprios nomes deles derivarem dos nomes nordicos(ou o contrario, como foi o intento de Tolkien) é mais raro de achar. Queria muito ver uns nomes assim :)
     
  4. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Essa de Galadriel e Virgem Maria eu nunca tinha ouvido antes, mas é um ponto interessante :)

    Interessante também o ponto sobre Freyr, e vale ressaltar que ele era o senhor de Alfheim, terra dos "elfos da luz" e Ingwë era o senhor de todos dos Vanyar, mas também considerado o Alto Rei de todos os elfos por assim dizer (ing teria vindo do Quenya ingaran "alto-rei"), Ingwë Ingweron, o chefe dos chefes.
     
  5. Náring

    Náring Mad Hatter

    Em Mestre Gil de Ham, aparece um cão chamado Garm.
    Garm é o nome de um cão gigante de gelo que guarda a entrada para Hellheim na mitologia nordica.
     
  6. 'Melwen

    'Melwen Usuário

    Eu iria morrer e não sabia que a Galadriel tinha sido inspirada na Virgem Maria.8-O
     
  7. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu não acho que a Galardriel tenha sido inspirada na Virgem Maria, mas sim que podemos compará-las.

    Essa comparação da Galadriel com a Virgem Maria foi feita, se não me engano, pelo padre Robert Murray, e Tolkien a achou boa e pertinente. Mas isso não significa que Tolkien estava pensando na Virgem Maria quando criou Galadriel. Elas tem algumas semelhanças, mas tem muitas diferenças.
     
  8. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Iteressante... eu, simplesmente não consigo ver semelhança alguma entre Galadriel e a Virgem Maria hehehe Desconheço a análise do padre, mas acho que antes de tudo, antes de pensarmos em qualquer comparação, Galadriel deve ser mãe. Apesar de ter uma filha, a maternidade dela não é amplamente abordada na obra, então fica complicado.

    Comparar Maria com elfas como Míriel Serindë (apesar de não ver muita semelhança entre Fëanor e Jesus hehehehe), ou mesmo com Morwen Eledhwen, até dá pra ver ecos de semelhança, mas ainda assim muito pouco :)
     
  9. Biorn

    Biorn Fiz uns rock's com Iluvatar

    Eu tambem encontro grande dificuldade em entender a comparação xD Mas gostaria de ler o que o padre disse pra ver a versao dele disso. Pode ser que encontremos semelhanças que não notamos, ou pode ser que é só viagem dele mesmo xD
     
  10. Kirako-San

    Kirako-San Nazgûl disfarçado de

    Concordo, também acho difícil comparar Galadriel com a Virgem.
    Então se alguém tiver toda a analise do padre poderiam postar aqui.

    Sobre o tópico em geral não conheço muitas relações, sendo que a maioria delas é um tanto óbvia.

    [-]
     
  11. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu penso que a comparação do padre foi algo na linha de que as duas ajudam nas necessidades (a 'outra face' não tão boa de Galadriel não aparece no SdA).
     
  12. Biorn

    Biorn Fiz uns rock's com Iluvatar

    Minha mãe tambem, mas nem por isso ela é inspiração em cada personagem que ajuda outro nas minhas historias xD Achei meio sem sentido xD
     
  13. Tilion

    Tilion Administrador

    A comparação que foi feita pelo padre não tem a ver com a maternidade de Maria, e sim com a concepção de beleza que ela representa.

    Como Tolkien comentou na carta 142 essa comparação feita pelo padre Robert Murray:

     
    • Gostei! Gostei! x 2
  14. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Fui atrás desta carta depois que o Célio comentou sobre a comparação do padre. E, de fato, o que vejo é que a comparação foi mais com a santa propriamente dita do que simplesmete com Maria. Porque Maria, antes de tudo, é a figura da mãe (da Grande Mãe), característica essa que a santificou num momento posterior, por ser a mãe "pura", mãe da "criança da promessa". Nesse sentido, fazendo uma relação com a "ordem da graça" mencionada na carta, poderíamos ter também (talvez) Melian.

    Aliás, Kirako-san, a análise do padre não foi publicada, mas sim apenas uma resposta de Tolkien a ele, na carta que o Elendil citou.
     
  15. angiuli

    angiuli Mentallion

    Elendil = AElfwine (nome nórdico muito comum, sig. "Amigo dos Elfos", moderno Alvin)
    Melkor = Lúcifer (muito obviamente)
     
    Última edição: 23 Mar 2010
  16. Tilion

    Tilion Administrador

    Nórdico não, inglês antigo.
     
  17. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Uma dúvida que eu sempre tive, o inglês antigo é o mesmo idioma que o anlgo-saxão?
     
  18. Tilion

    Tilion Administrador

  19. angiuli

    angiuli Mentallion

    Sim, eu sei que o nome é Anglo-Saxão, porém o Nórdico antigo é derivado do Anglo-Saxão e o nome AElfwine tem a mesma forma nos dois.
     
  20. Tilion

    Tilion Administrador

    O nórdico antigo não é derivado do anglo-saxão. Os dois pertencem à mesma família linguística, a das línguas germânicas, mas são de ramos diferentes. O nórdico antigo é do ramo proto-germânico > germânico setentrional, enquanto que o anglo-saxão é do proto-germânico > germânico ocidental. Um não evoluiu do outro, mas de um ancestral comum.

    Influência por influência, foi o anglo-saxão que sofreu mais do nórdico antigo devido às invasões vikings nas ilhas britânicas e ao estabelecimento do Danelaw.

    E "Aelfwine" em nórdico antigo é Álfvinr. Parecido, mas não igual.
     
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar