• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nomes mitologicos transformados

Biorn

Fiz uns rock's com Iluvatar
Notei algo que provavelmente muitos que gostam de mitologia já devem ter notado, mas queria aponta-la para os que não conhecem ou não notaram as semelhanças.

Primeiro, o lider dos elfos de Valinor é Ingwë, sendo que o nome dele é quase igual o nome do rei dos elfos na mitologia nordica, Freyr. Freyr é o titulo dele, algo que não todo mundo sabe, e o nome real dele é Ingvi.
E alem do mais, Ingvi era o filho de Njord, o rei dos Vanir, uma raça dos deuses. E o povo de Ingwë são os vanya, outra similaridade.

Agora, um que deve ser mais facil de identificar é o Helcaraxë, as terras geladas pela qual Fingolfin passou. Helcaraxë seria tirado de Helheim, a terra da deusa Hel, que era fria e cheia de nevoa.

Se alguem mais conhece outros exemplos, poderia cita-lo por favor? Valeu \o
 
Eu adoro Mitologia também, mas agora não recordo-me de nenhum, mas com certeza deve haver vários, pois Tolkien e o seu amor pelas Mitologias (em especial Nórdica) fez com que o inspirasse nos deuses mitológicos, assim como podemos achar personagens que são inspirados na biblía como Galadriel sendo a Maria.
Fiquei curiosa gostaria de saber mais!!!
^^
 
Última edição:
É, referencia se ve em toda parte. Como Beren lembra Tyr, e aquele lobin que lutou contra ele é Fenrir com certeza :P O dragão que Turin matou com certeza é Fafnir, e Turin seria Sigurd, mas na questão de os proprios nomes deles derivarem dos nomes nordicos(ou o contrario, como foi o intento de Tolkien) é mais raro de achar. Queria muito ver uns nomes assim :)
 
Morgoth fala...

Essa de Galadriel e Virgem Maria eu nunca tinha ouvido antes, mas é um ponto interessante :)

Interessante também o ponto sobre Freyr, e vale ressaltar que ele era o senhor de Alfheim, terra dos "elfos da luz" e Ingwë era o senhor de todos dos Vanyar, mas também considerado o Alto Rei de todos os elfos por assim dizer (ing teria vindo do Quenya ingaran "alto-rei"), Ingwë Ingweron, o chefe dos chefes.
 
Em Mestre Gil de Ham, aparece um cão chamado Garm.
Garm é o nome de um cão gigante de gelo que guarda a entrada para Hellheim na mitologia nordica.
 
Eu iria morrer e não sabia que a Galadriel tinha sido inspirada na Virgem Maria.8-O
Eu não acho que a Galardriel tenha sido inspirada na Virgem Maria, mas sim que podemos compará-las.

Essa comparação da Galadriel com a Virgem Maria foi feita, se não me engano, pelo padre Robert Murray, e Tolkien a achou boa e pertinente. Mas isso não significa que Tolkien estava pensando na Virgem Maria quando criou Galadriel. Elas tem algumas semelhanças, mas tem muitas diferenças.
 
Morgoth fala...

Essa comparação da Galadriel com a Virgem Maria foi feita, se não me engano, pelo padre Robert Murray, e Tolkien a achou boa e pertinente. Mas isso não significa que Tolkien estava pensando na Virgem Maria quando criou Galadriel. Elas tem algumas semelhanças, mas tem muitas diferenças.

Iteressante... eu, simplesmente não consigo ver semelhança alguma entre Galadriel e a Virgem Maria hehehe Desconheço a análise do padre, mas acho que antes de tudo, antes de pensarmos em qualquer comparação, Galadriel deve ser mãe. Apesar de ter uma filha, a maternidade dela não é amplamente abordada na obra, então fica complicado.

Comparar Maria com elfas como Míriel Serindë (apesar de não ver muita semelhança entre Fëanor e Jesus hehehehe), ou mesmo com Morwen Eledhwen, até dá pra ver ecos de semelhança, mas ainda assim muito pouco :)
 
Eu tambem encontro grande dificuldade em entender a comparação xD Mas gostaria de ler o que o padre disse pra ver a versao dele disso. Pode ser que encontremos semelhanças que não notamos, ou pode ser que é só viagem dele mesmo xD
 
Morgoth fala...



Iteressante... eu, simplesmente não consigo ver semelhança alguma entre Galadriel e a Virgem Maria hehehe Desconheço a análise do padre, mas acho que antes de tudo, antes de pensarmos em qualquer comparação, Galadriel deve ser mãe. Apesar de ter uma filha, a maternidade dela não é amplamente abordada na obra, então fica complicado.

Comparar Maria com elfas como Míriel Serindë (apesar de não ver muita semelhança entre Fëanor e Jesus hehehehe), ou mesmo com Morwen Eledhwen, até dá pra ver ecos de semelhança, mas ainda assim muito pouco :)

Concordo, também acho difícil comparar Galadriel com a Virgem.
Então se alguém tiver toda a analise do padre poderiam postar aqui.

Sobre o tópico em geral não conheço muitas relações, sendo que a maioria delas é um tanto óbvia.

[-]
 
Eu penso que a comparação do padre foi algo na linha de que as duas ajudam nas necessidades (a 'outra face' não tão boa de Galadriel não aparece no SdA).
 
Minha mãe tambem, mas nem por isso ela é inspiração em cada personagem que ajuda outro nas minhas historias xD Achei meio sem sentido xD
 
Morgoth fala...



Iteressante... eu, simplesmente não consigo ver semelhança alguma entre Galadriel e a Virgem Maria hehehe Desconheço a análise do padre, mas acho que antes de tudo, antes de pensarmos em qualquer comparação, Galadriel deve ser mãe. Apesar de ter uma filha, a maternidade dela não é amplamente abordada na obra, então fica complicado.

Comparar Maria com elfas como Míriel Serindë (apesar de não ver muita semelhança entre Fëanor e Jesus hehehehe), ou mesmo com Morwen Eledhwen, até dá pra ver ecos de semelhança, mas ainda assim muito pouco :)

A comparação que foi feita pelo padre não tem a ver com a maternidade de Maria, e sim com a concepção de beleza que ela representa.

Como Tolkien comentou na carta 142 essa comparação feita pelo padre Robert Murray:

Tolkien disse:
Acredito que sei exatamente o que você quer dizer com a ordem da Graça; e, é claro, com suas referências à Nossa Senhora, sobre a qual toda a minha própria pequena percepção da beleza, tanto em majestade como em simplicidade, é fundamentada.
 
Morgoth fala...

A comparação que foi feita pelo padre não tem a ver com a maternidade de Maria, e sim com a concepção de beleza que ela representa.

Fui atrás desta carta depois que o Célio comentou sobre a comparação do padre. E, de fato, o que vejo é que a comparação foi mais com a santa propriamente dita do que simplesmete com Maria. Porque Maria, antes de tudo, é a figura da mãe (da Grande Mãe), característica essa que a santificou num momento posterior, por ser a mãe "pura", mãe da "criança da promessa". Nesse sentido, fazendo uma relação com a "ordem da graça" mencionada na carta, poderíamos ter também (talvez) Melian.

Aliás, Kirako-san, a análise do padre não foi publicada, mas sim apenas uma resposta de Tolkien a ele, na carta que o Elendil citou.
 
Elendil = AElfwine (nome nórdico muito comum, sig. "Amigo dos Elfos", moderno Alvin)
Melkor = Lúcifer (muito obviamente)
 
Última edição:
Uma dúvida que eu sempre tive, o inglês antigo é o mesmo idioma que o anlgo-saxão?
 
O nórdico antigo não é derivado do anglo-saxão. Os dois pertencem à mesma família linguística, a das línguas germânicas, mas são de ramos diferentes. O nórdico antigo é do ramo proto-germânico > germânico setentrional, enquanto que o anglo-saxão é do proto-germânico > germânico ocidental. Um não evoluiu do outro, mas de um ancestral comum.

Influência por influência, foi o anglo-saxão que sofreu mais do nórdico antigo devido às invasões vikings nas ilhas britânicas e ao estabelecimento do Danelaw.

E "Aelfwine" em nórdico antigo é Álfvinr. Parecido, mas não igual.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo