Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Pescalo, numa boa... vc nao botou nenhum argumento fora o seu gosto.... Paulo coelho é um escritor de "receita de bolo" seus personas sao planos. O mesmo nao é posivel dizer de Gaiman.... q tem personagens marcantes como Crowley.
na boa em "termos tecnicos" nao, eles nao sao equivalentes.
Leia "A study in emerald" e repare a profundidade dele.... depois discutimos.
explique pq é receita de bolo....
ahhh sim.... eu sei q vc é novo no forum e talz.... de um molhada em meus "anos de experiencia como leitor", na quantidade media de livros q leio por ano e na minha quase terminada graduação de letras (q ficou pro futuro pq agora vou ter q me dedicar a exatas^^) e no fato de eu ter começado pelos grandes. alem da biblioteca em minha casa e do fato de meu avo ter sido da academia de letras do rio de janeiro e minha mae ser formada em literatura......
ahh sim e do meu futuro TFG ser sobre contos de fada britanicos ......
nao li o Fragile Things conheço os contos pq leio todo ano os vencedores e concorrentes ao HUGO, e sim o A study in emerald é uma mostra da maestria.. ele nao so homenageou mas trocou de universo um dos personagens mas marcantes de todos os tempos numa narrativa excelente. (ele tb remete ao The king in yelow no conto)
stardust é um conto de fadas maravilhoso bem pensado e bem estruturado. com personas marcantes como o quarto filho do rei e a estrela em si.
a capacidade de Gaiman de mesclar antigas lendas e escritores com o mundo moderno é excelente e talvez onde ele mostre toda a sua capacidade pois ele nao desvirtua nenhum persona e no entanto nao incomoda a quem nao conhece.
ahhh sim e so pra finalizar .... o A study in emerald ganhou um hugo.
É receita de bolo porque se vale de cenários fantasiosos e/ou darks. Alguns podem dizer que isso é resultado de estilo literário, mas eu não vejo isso. Todas as obras dele seguem traços formados lá na época em que escreveu Sandman.
Gritante, eu diria. Os personagens são sempre simulacros daqueles utilizados em Sandman e o estilo de escrita sempre tem a pitada do humor característico do Gaiman que, combinado com a temática dark e/ou fantasiosa de sempre resulta em livretos vendidos pra fãzetes com camiseta do Iron Maiden (que eu gosto) e bandas do tipo.
Não estou dizendo que não é legal. Só digo que o cara não é o "mestre" que todos dizem.
Sim, sou novo, e daí? Não tenho tempo pra ir buscar posts antigos teus ou coisa do tipo. Eu citei que eu tenho "anos de experiência como leitor" porque eu os tenho.
Ter uma biblioteca em casa não quer dizer nada, ela pode ser de cristal, quantidade de leitura já deixou de ser qualidade faz bastante tempo e força aí no teu futuro trabalho sobre contos britânicos.
Parabéns pelo teu avô, muito legal a sua mãe ter sido formada em Literatura e uma pena você não ter concluído Letras, que é um curso muito bom (que, oh! também faço), mas não é sobre Logan Mcloud e sua grandiosa história familiar que o tópico propõe a discussão.
Tem razão. Esqueci de Stardust, mas, mesmo assim, Sandman é melhor.
Sim, e eu já disse isso, mas até aí não tem nada de inusitado ou novo. Aliás, é a grande sacada do Gaiman, mas não acho que seja nisso que ele se sobressai. Na verdade ele se sobressaiu em Sandman, o resto é normal.
bem entao temos um problema.... primeiro vou ter q explicar pra vc oq é livro "receita de bolo" q pelo visto vc ainda nao viu na sua facul.
existe uma formula para escrever, em teoria vc deve começar o livro em um strugle, la pela metada do livro vc deve chegar ao ápice do tema e preparar para o fim onde teremos um outro apice.
pesonages como o de codigo davinte sao planos (q pelo isto vc tb nao viu na facul) ele é o exteriotipo do professor de oxford e do macho americano, com terno de twid e com covinha no queixo. isso meu caro é um persona Plano e demonstra um escritor ruim, ja Gaiman tem personas interessantes e com profundidade como os citados no post anterior
o universo q ele escreve NAO é estilo literario é UNIVERSO ele escreve na inglaterra/mitica/moderna , tema bem recorrente, HK howling tb escreve la, e Peter S. Beagle tb (q por sinal indico) , ahhh sim e Annie rice tb. Todos tem estilos de escrita bem diversos mas escrevem no mesmo universo. Todos escrevem fantasia.
a pegada caracteristica do Gaiman de dark, fantasia + pitada de humor ai sim é estilo e pelo visto nao agrada vc... mas creio q vc nao diria q HP lovecraft escreve sempre do mesmo modo sobre as mesmas coisas (muito embora ele escreva ou vc nunca reparou q todas as pedras sao ciclopicas, seus personas estao sempre escrevendo antes de morrer ou ir para o manicomio pq afinal ninguem mais vai acreditar neles mesmo e todos os angulos obtusos funcionam como agudos?) isso nao tira seu brilhantismo e maestria.
Tolkien escreve na maior parte das vezes no mesmo universo fantastico mesclando velhas lendas e narrativas com as suas. leia "the smith of woton major" e repare em como ele esta usando as velhas lendas de Faery da mesma forma q Gaiman.
Os personas de gaiman tem profundidade vc consegue entender suas motivaçoes suas caracteristicas, mais do q posso dizer q 90% da literatura moderna.
os livros tem um bom andamento.
meu caro desculpe se vc nao compreendeu... mas eu apenas fui sarcastico quanto aos seus "anos de experiência como leitor" pq.... eu os tenho mais q vc...
sao midias diferentes.
a maestria dele esta na forma em escrever usando esses personagens e essas historias sem no entanto ferir os mesmos.
Gaiman é um grande contador de historias.
Eu acredito que tudo depende do que você quer quando você abre um livro e começa a ler. Eu não procuro genialidade no Neil Gaiman, eu procuro uma história para me divertir - e isso ele faz muito bem, sem ofender minha inteligência e com um domínio excelente da língua que escreve (quem lê Gaiman em inglês sabe do que estou falando).
Mas sim, como romancista Gaiman peca no fato de não inovar no enredo, ele só recicla. Mesmo em livros infantis como Coraline a idéia é basicamente sempre a mesma: um sujeito encontrando um outro mundo/realidade e a partir disso amadurece/muda. É o que acontece em Stardust, Lugar Nenhum, Filhos de Anansi e Deuses Americanos.
A questão é: mesmo que ele recicle o enredo, as histórias são divertidas. Você passa boas horas lendo, e é uma leitura gostosa porque Gaiman sabe manipular as palavras. São boas histórias, mas ainda são entretenimento puro.
Acho que foi mais ou menos isso que o Pescaldo quis dizer, não sei. Mas acho que isso vale mais para o Gaiman romancista. O contista tem material bom de fato, não só "divertido", na verdade acho que é onde ele se dá melhor - até por fugir um pouco da "receita" citada.
isso sim, vc esta certo Gaiman = Paulo coelho.
meus parabens vc é genial.