Eita, a litzinha ta inspirada!
Engraçado, litz, que eu tava pensando nisso nesses dias...pra variar vc leu meus pesamentos.... 8)
Tipo.....eu não penso que chamar um cara de "negão" seja preconceito. Não mesmo. Po, o cara é negroa, não é? Pq ficar ofendido? Então uma pessoa chamada de branquela teria que ficar ofendida tb, e isso não acontece.
Bom, acho que tb por eu morar num lugar onde a população negra tem uma certa vantagem numerica sobre a branca, eu penso de maneira diferente...aqui é raro ver um cara se ofender por se chamado de negão. O instrutor da minha academia, inclusive, chama todo mundo assim.
E eu tinha um colega negro no colegio (no colegio a maioria era de brancos....
), cujo o apelido era negão, e ele não tava nem aí.
Bom, mas é logico que do mesmo jeito que existem tratamentos que não considero preconceituoso, tem alguns que considero. São aqueles que tem por fim humilhar de alguma maneira a pessoa. Por exemplo, chamar o cara de "criolo" ou coisa parecida. Aí sim é f***.
Mas concordo tb que assim como criolo é mau, loira burra tb é.
Não tem como seprar os preconceitos, preconceito com alguem branco tb é preconceito, e é ridiculo como com uma pessoa negra.
Aí uma garota loira faz bobagem, e todo mundo ja diz: "só podia, é loira." Tudo bem, isso pode ser bem engraçado pra todo mundo, mas pra garota garanto que não é. E fica tipo como um estigma a ser carregado por ela, sempre ter que tomar cuidado com o que diz, ja que as pessoas vão semrpe julgar a inteligencia dela pela cor do cabelo.....
A mesma coisa vc dizer que um cara não presta so pq é negro, é vc dizer que uma garota é burra simplesmente por ser loira. Como se a cor da pele ou dos cabelos determinasse algo na inteligencia da pessoa ou no modo de ser dela, coisa que qualquer pessoa que ja tenha estudado um pouco de biologia sabe que não tem absolutamente nada a ver.
Bom, ja escrevi demais, mas não disse tudo que tinha vontade....depois eu escrevo mais.