• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Negro X "Loira Burra"

Litzhel

Delirium
Bom gente, nao quero lançar aqui mais um topico sobre descriminaçao e tal.. porque já tem bastante por aí. Mas é que essa duvida sempre teve comigo...
Porque quando alguem chama um negro de "neguinho idiota" é preconceito.. e muitas vezes é levado a delegacia e etc... e chamar de "loira burra" nao é?
Será que já estamos até acustumados com essa ideia? Será que até mesmo as loiras que sao chamadas assim, já nao ssabem que isso TAMBEM É uma descriminaçao..?

Bom. quero a opniao de vocês.
 
Hum... vc é loira?

Ambos são baitas preconceitos e a sociedade é muito preconceituosa. Basta mudar essa mentalidade doentia.
 
Eu não diria discriminação, mas sim uma espécie de conceito baseado na aparência, o que é completamente infundado, ou "racismo". Não acho que seja racismo chamar alguém de "neguinho safado" por alguma atitude "reprovável" tomada pelo indivíduo, mas sim chamar de safado pelo fato da pessoa ser negra e somente por isso.

Chamar "loura burra" também não considero discriminação nem preconceito. Esse termo surgiu devido à burrice daquela loira estereotipada, que todos sabem que realmente existe, e que na maioria das vezes é loura de farmácia. Como diz Gabriel O Pensador, na música Lôrabúrra:

É o problema não tá no cabelo
Tá na cabeca
Não se esqueça
Nem todas são sócias da farmácia (Lorácia)
Tem muita Lôrabúrra de cabelo preto e castanho por aí
É... Lôrabúrra morena, ruiva, preta...
Lôrabúrra careca
E tem a Lôrabúrra natural também (Loraça belzebúrra)
Cada Lôrabúrra é de um jeito mas todas sao iguais
Cê tá me entendendo?
(Eu gosto é de mulher)


Portanto, "loura burra" é mais referente ao lado comportamental, e não físico, embora a expressão pareça negar isso.
 
pq negro safado é preconceituoso? pra mim é um xingamento d safado a algum negro....
pra mim é preconceituoso kem interpreta o "negro" como sendo mais pesado q o "safado"....
claro q, numa sociedade como a nossa, alguns negros nem gostam d serem xamados assim, se autodenominam mulatos, "foi mto tempo no sol" e talz....
 
Preconceito é uma bost*, seja ele racial, sexual ou qlqr coisa q seja.
Eu fico realmente muito puto quando to conversando com alguem e ela demonstra preconceito por uma pessoa só por ela ser negra.
O preconceito pode estar mais perto do que vc pensa, ja tive "conhecidos-camaradas" que depois q vc descobre nas conversas q ele é um preconceituoso.
Eu realmente não entendo como alguem pode se achar melhor que o outro só por causa da cor.

O que há tb é preconceito de negros contra negros. Infelizmente ja vi um negro dizer " mas ela é bem mais negra do que eu, ela é 'preta' eu sou mais mulato"................
Ou " sabe q eu ja fui da sua cor? era moreno claro, só que tomei muito sol..."
Assim tb naum dá né....

Sou a favor da cota para faculdades para negros, um grande modo de acabar ( pelo menos em grande parte) que os caras sofrem
 
tb acho, se vc chama de neguinho burro é preconceito , de lora burra tb, e de fantasma? 100% bronze? bramquelo? naum é? claro que é! e porque naum leva cadeia?
 
Eita, a litzinha ta inspirada! :)

Engraçado, litz, que eu tava pensando nisso nesses dias...pra variar vc leu meus pesamentos.... 8)

Tipo.....eu não penso que chamar um cara de "negão" seja preconceito. Não mesmo. Po, o cara é negroa, não é? Pq ficar ofendido? Então uma pessoa chamada de branquela teria que ficar ofendida tb, e isso não acontece.

Bom, acho que tb por eu morar num lugar onde a população negra tem uma certa vantagem numerica sobre a branca, eu penso de maneira diferente...aqui é raro ver um cara se ofender por se chamado de negão. O instrutor da minha academia, inclusive, chama todo mundo assim.
E eu tinha um colega negro no colegio (no colegio a maioria era de brancos.... :? ), cujo o apelido era negão, e ele não tava nem aí.

Bom, mas é logico que do mesmo jeito que existem tratamentos que não considero preconceituoso, tem alguns que considero. São aqueles que tem por fim humilhar de alguma maneira a pessoa. Por exemplo, chamar o cara de "criolo" ou coisa parecida. Aí sim é f***.
Mas concordo tb que assim como criolo é mau, loira burra tb é.
Não tem como seprar os preconceitos, preconceito com alguem branco tb é preconceito, e é ridiculo como com uma pessoa negra.

Aí uma garota loira faz bobagem, e todo mundo ja diz: "só podia, é loira." Tudo bem, isso pode ser bem engraçado pra todo mundo, mas pra garota garanto que não é. E fica tipo como um estigma a ser carregado por ela, sempre ter que tomar cuidado com o que diz, ja que as pessoas vão semrpe julgar a inteligencia dela pela cor do cabelo..... :?

A mesma coisa vc dizer que um cara não presta so pq é negro, é vc dizer que uma garota é burra simplesmente por ser loira. Como se a cor da pele ou dos cabelos determinasse algo na inteligencia da pessoa ou no modo de ser dela, coisa que qualquer pessoa que ja tenha estudado um pouco de biologia sabe que não tem absolutamente nada a ver.

Bom, ja escrevi demais, mas não disse tudo que tinha vontade....depois eu escrevo mais. :)
 
Acho que dai vai de cada um. As vezes o kra se sente ofendido por vc chamar ele de "neguinho", mesmo que vc naum ter falado com intenção de ofender. Eu naum tenho esse tipo de preconceito, e sempre chamei o pessoal amigo meu de "negão" e tal, e nunca tive problema.

Agora, quanto a Loira, é como o Balbo falou. Tudo surgiu por causa da musica do Gabriel. Naum é algo como preconceito, pq foi algo que virou "moda". Naum pode ser considerado preconceito.
 
Pergunta meio dificil de responder...

Acho que é porque a questão do negro é bem mais antiga e complexa que a da "loira burra".

Em cima dos negros o peso do julgamento é muito mais forte do que em alguma loira, que sofreria mais por ser mulher do necessariamente por ser loira.

É só comparar, quantos têm real preconceito contra negros e quantos têm por loiras (legitimas ou não).
 
eu sinceramente vejo aqui todo mundo com um baita discurso político:

"eu não sou racista. não tenho preconceitos. isso é ridículo"

eu admiro muito uma pessoa que diz: "eu ainda sou meio preconceituoso, mas não gosto disso e me esforço para mudar."

pq daqueles que dizem que não têm preconceito, a maioria mente. eu tenho, infelizmente, pq foram valores que adquiri com meus pais. já estou me livrando deles. já tive amigos negros (e eles diziam que tinham tomado sol demais), mas sinceramente estou com vontade de citar um outro ponto

(na minha opinião), preconceito é chamar de negro. ELES TÊM DE SER CHAMADOS DE PRETOS !

por quê ?

1º esse é o nome da cor. eu acho que eles não deveriam ter vergonha de admitir que têm essa cor.

2º eles me chamam de branco. o dia que eles me chamarem de alvo, eu chamo eles de negros. mas como me chamam de branco, eu chamo eles de preto. e isso não é ofensa, pois é só uma cor, é só uma freqüência vibratória emitida pelo epitélio.

como posso estar ofendendo uma pessoa chamando ela de preta ? só se ela acha que todo mundo que é preto tem terríveis defeitos, portanto chamar de preto remete a esses defeitos. e nesse caso quem tem preconceito é ela.
 
Rousoku disse:
eu sinceramente vejo aqui todo mundo com um baita discurso político:

"eu não sou racista. não tenho preconceitos. isso é ridículo"

eu admiro muito uma pessoa que diz: "eu ainda sou meio preconceituoso, mas não gosto disso e me esforço para mudar."

pq daqueles que dizem que não têm preconceito, a maioria mente. eu tenho, infelizmente, pq foram valores que adquiri com meus pais. já estou me livrando deles. já tive amigos negros (e eles diziam que tinham tomado sol demais), mas sinceramente estou com vontade de citar um outro ponto

(na minha opinião), preconceito é chamar de negro. ELES TÊM DE SER CHAMADOS DE PRETOS !

por quê ?

1º esse é o nome da cor. eu acho que eles não deveriam ter vergonha de admitir que têm essa cor.

2º eles me chamam de branco. o dia que eles me chamarem de alvo, eu chamo eles de negros. mas como me chamam de branco, eu chamo eles de preto. e isso não é ofensa, pois é só uma cor, é só uma freqüência vibratória emitida pelo epitélio.

como posso estar ofendendo uma pessoa chamando ela de preta ? só se ela acha que todo mundo que é preto tem terríveis defeitos, portanto chamar de preto remete a esses defeitos. e nesse caso quem tem preconceito é ela.

Grande. Gostei disso.
O que eu também acho preconceito é reservar uma quantidade de vagas para negros nas universidades. Seria como eles não terem capacidade de entrar na frente dos brancos. Mas o buraco (como sempre) está mais embaixo.
Dependendo da criação e educação da pessoa, ela terá ou não capacidade de entrar em uma universidade, independente da cor.
 
Hum....senti que o que o rousuku disse foi pra mim tb....se não foi, a carapuça serviu, ja que eu disse que preconceito é ridiculo, e taus....

Ok, então vcs querem que eu diga que tenho preconceito? Ta, realmente eu tenho, mas juro pra vcs, que em termos raciais, é mt pouco. Serio mesmo. Eu não fico reparando na cor de ninguem. Nem penso nada quando vejo um negro falando, ou em um carro de luxo, juto pra vc. Se não quiser acreditar, sinto mt.

Meu preconceito (e eu diria, a da maioria dos brsileiros) não é racial, e sim social.

Quer ver? Pegue uma garota que vai começa a namorqa com um negro. Aí ela conta pra avó, daquelas que "preto é isso, preto é aquilo"....e a avó, "não, de jeito nenhum, blbalbalbalbalba".....aí a gartoa diz: "ele é dono de uma empresa, e tem mt dinheiro". Na hora a avó: "minha filha, é um moço mt bom....faço gosto, blalbalbalal...."

Bom...no brasil, o preconceito é mais desse tipo. Em relação a uma pessoa pobre, não em relação a uma negra. Mas o caso é que devido a fatores historicos, etc,etc, a maioria da população negra no brasil é pobre. Aí mta gente junta os dois preconceitos em um só, e fica o determinismo: "se é preto, é pobre."

Esse tipo de preconceito (social) eu tenho sim, mas odeio mt ele, e tento me livrar dele de todas as maneiras.

Outra coisa: em relação a chamar o cara de preto....concordo pelnamente com vc, e falei disso, so que em relação ao "negão"...acho que se a cor do cara é escura, ele não deve se ofender por ser chamado de preto. Qual a humilhação aí? A não ser que o cara considere o faot de ser negro como uma humilhação. Aí ele está sendo preconceituoso com a propria raça.

Assim como não vejo problema em fazer piadinhas com o fato do cara ser escuro. Dizer que ele fica invisivel na meia noite, coisa do tipo. Ele tem a pele escura, né? Então.
Mas veja bem , uma coisa é fazer piadinhas pelo fato dele ser escuro, outra é chamar o cara de "picolé de asfalto". Aí é f***....

Bom.....talvez eu fale mais alguma coisa depois...agora não da pra escrever mais.
 
Fox disse:
Acho que é porque a questão do negro é bem mais antiga e complexa que a da "loira burra".

Em cima dos negros o peso do julgamento é muito mais forte do que em alguma loira, que sofreria mais por ser mulher do necessariamente por ser loira.

É só comparar, quantos têm real preconceito contra negros e quantos têm por loiras (legitimas ou não).

Muito bem lembrado, Fox!

Não acho que seja apropriado comparar essas duas "roupagens" do preconceito, porque a história da origens são muito diferentes.

O preconceito contra os negros tem uma história que vem desde antes da colonização do Brasil e tem dimensões e alcance bem maior que esse das loiras burras, e por isso está arraigado muito mais profundamente na mente das pessoas. De certa forma é um tabu, o das loiras não.

É por isso que eu acho que o preconceito contra negros é uma coisa bem mais "mordaz" que o das loiras, justamente pela história da origem dele, e infinitamente mais difícil de ser remediado.

Rousoku disse:
(na minha opinião), preconceito é chamar de negro. ELES TÊM DE SER CHAMADOS DE PRETOS !

Olá Rousoku.
Não acho que o modo como se denomina a cor vá importar em alguma coisa, quando se está atribuindo um característica física. Preto e negro são sinônimos, e querem dizer a mesma coisa, portanto não há diferença entra uma e outra palavra.

E não acho que o modo como você descreve uma pessoa fisicamente possa ser preconceituoso, se você não tiver a intenção de fazê-lo.

Gil-Galad disse:
Dependendo da criação e educação da pessoa, ela terá ou não capacidade de entrar em uma universidade, independente da cor.

Concordo Gil-Galad!
A questão é que nas camadas (financeiras) mais baixas da sociedade é onde se encontra a maior parte dos negros, e acabam se esquecendo que as pessoas dessas camadas geralmente não tem estudos, pois precisam trabalhar para sobreviver.

A maneira de resolver o problema seria educando essas camadas desde o princípio, e não colocar-lhes num universo de onde poderão sair maus profissionais.
 
eu naum tenho preconceito contra negros(pretos,pra mim tanto faz,Rousoku) e ponto.Vc acredite se vc quiser....mas essa,eu lhe garanto,eh a verdade....com relação a pessoas q chamam a outra de "negão",ou "neguinho safado",eu naum acho q eh preconceito...se vc falar "aquele cara eh mó safado...tinha q ser preto" aih eh preconceito....pq aih pesa muito mais o "preto" do q o "safado"....

Balbo Bolseiro disse:
Fox disse:
Acho que é porque a questão do negro é bem mais antiga e complexa que a da "loira burra".

Em cima dos negros o peso do julgamento é muito mais forte do que em alguma loira, que sofreria mais por ser mulher do necessariamente por ser loira.

É só comparar, quantos têm real preconceito contra negros e quantos têm por loiras (legitimas ou não).

Muito bem lembrado, Fox!

Não acho que seja apropriado comparar essas duas "roupagens" do preconceito, porque a história da origens são muito diferentes.

O preconceito contra os negros tem uma história que vem desde antes da colonização do Brasil e tem dimensões e alcance bem maior que esse das loiras burras, e por isso está arraigado muito mais profundamente na mente das pessoas. De certa forma é um tabu, o das loiras não.

É por isso que eu acho que o preconceito contra negros é uma coisa bem mais "mordaz" que o das loiras, justamente pela história da origem dele, e infinitamente mais difícil de ser remediado.

concordo plenamente,o preconceito contra negros eh algo q vem d muitos séculos e eh um problema social grave....as loirasburras saum bem recentes e no meu modo de ver essa expressão cabe pra qualquer "mulher-objeto" ,independentemente da cor do cabelo....
como diria Gabriel o Pensador "...vou ser ateh mais direto,Lôraburra,vc naum passa de mulher-objeto"...e com relação a denominação de negros...pra mim negro eh um termo mais indicado pq denota um sentido menos racista e eh mais "correto" falar negro do q preto,q explicitamente denota algo racista....eh lohgico q ninguém vai chamar um branco de alvo ateh pq naum há racismo contra brancos e ,portanto,naum há necessidade de uma palavra mais leve...
 
Racismo é subjetivo. Tem vezes q os negros são mais racistas qdo defendem a cor q os brancos qdo ofendem.

E essa historia de cotas é ridicula. Quem iria conseguir fazer um filme medieval com 25% de negros, por exemplo? Se as faculdades têm cota de 30% para negros e querem por 30% para alunos de escola publica, vai sobrar apenas 40% para brancos alunos de escolas particulares, sendo q essas vagas tambem podem ser preenchidas por negros e alunos de escolas publicas.

Acho q deviam parar com essas leis de cotas. Com elas, estão indiretamente dizendo q os beneficiados não têm capacidade d fazer as coisas sozinhos, e deixando a igualdade d direitos d lado.
 
Eu não sou preconceituoso, talvez um pouco, no íntimo, mas na verdade o preconceito é uma coisa que o homem tem simplesmente porque ele têm medo do que é diferente dele, na pré-história muitos grupos da terra foram separados e quando os brancos encontraram negros deve ter sido um choque. Na verdade o homem pre-histórico, que nasceu na África era negro, quando ele migrou para a Europa por causa da caça colheita, essas coisas, ele não precisava mais de melanina na pele, por isso ficou branco. O homem não aceitava coisas diferentes dele, porém, do jeito que pensamos agora, podemos mudar. (Vi algumas informações na Origem do homem e Tudo Sobre: Raça, Discovery Channel
 
[F*U*S*A*|H¿ÐëK¿·Kë¿tÅrð disse:
]pq negro safado é preconceituoso? pra mim é um xingamento d safado a algum negro....
pra mim é preconceituoso kem interpreta o "negro" como sendo mais pesado q o "safado"....
claro q, numa sociedade como a nossa, alguns negros nem gostam d serem xamados assim, se autodenominam mulatos, "foi mto tempo no sol" e talz....
Vc ja ouviu alguem sendo chamado de "branco safado" ?
 
Vc ja ouviu alguem sendo chamado de "branco safado" ?

No Brasil não, mas nos Estados Unidos, onde a guerra racial é declarada, essas palavras sãobem freqüentes.

Concordo com as colocações do Rousoku, do Balbo Bolseiro e do Fox, mas queria colocar mais uma coisa sobre as cotas pras universidades: sou contra não porque não goste de negros, afinal tenho vários amigos negros (ou pretos, como quer o Rousoku... pra mim tanto faz a denominação, não é o que importa), mas sou contra porque essa medida, em vez de aplacar o preconceito, iria acirrar o mesmo, já que várias pessoas começariam a dizer que o indivíduo só passou na faculdade por causa da cor, e não pela capacidade intelectual do mesmo. O que se necessita fazer não é uma medida tapa-buracos que nem essa, mas sim uma reforma estrutural da educação desde o ensino fundamental até o médio para, aí sim, as chances de todos ficarem mais iguais. Resumindo, o que o Brasil precisa não é ensino com cotas raciais, mas ensino de qualidade universal!

PS: não estou me candidatando a nada... por enquanto :D
 
Primeiro: nao sei quem perguntou se alguem chamava "branco safado"... olha, eu já fui xingada de puta, vadia, prostituta etc etc... (só porque nao quis ficar com um menino...) isso nao é xingamento tambem? e muito mais pesado???? ou eu preciso falar "você é uma branca filhada put*" pra ser preconceito? Acontece que as pessoas estao acustumadas a dar valor ao preconceito, quando a pessoa cita de alguma forma a cor.. raça.. e etc.

Segundo: As pessoas tem preconceito contra si proprios.. esses tantos % "reservados" para os negros, é um baita preconceito tambem. Mas nem todos consideram, pelo fato de acharem que negros sao "dependentes" de ajuda... vocês nao percebem que as proprias pessoas que "decretaram" isso, tem de uma forma preconceito???
Gente, ter preconceito, já ta no nome... é pré-julgar alguma coisa. Quando eu passo a julgar algo sem ter o devido "dominio" sobre aquilo, estou sendo preconceituoso.
Entao chamar de "loira burra" tambem é preconceito, queira vocês ou nao.

Terceiro: A cor do meu cabelo é castanho claro (apesar de eu ter pintadod e vermelho agora) mas mesmo assim, algumas pessoas ainda confundem com loiro.. entao já passei por isso.. "ah..´só podia ser loira mesmo" mas nao me ofendo nao. Acho que é uma brincadeira.. e se nao for uma brincadeira, é uma ofensa.. mas que se fod*, já fui ofendida de coisas piores.. (o que nao faz do termo "loira burra" deixar de ser preconceito...)

Quarto: Se eu xingar um branco de filho da mae, e um negro, por qual eu seria presa?

O preconceito ta dentro de cada um de vocês, seja racista, social,etc etc.. a gente tem que pensar em acabar com os nosso proprios preconceitos, assim, se grande maioria fizesse isso, já seria grande parte da populaçao sem preconceito.
O fato de saber que tem preconceito e nao fazer nada pra tentar mudar isso.. é puro idiotismo. Nao adianta eu falar: "sou preconceituoso sim, e daí? pelo menos nao minto dizendo que nao sou.."
Mas vale mentir entao, e dizer que nao é.. do que admitir ter preconceito e nao tentr melhorar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo