• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nebulosa "O Olho de Sauron"

Não necessariamente...

Isso é mais um argumento para uma hipótese.

- Sauron era uma espécie de deus, talvez não precisasse tocá-las.
- Só pq era preciso tocá-las não quer dizer que não há outra forma. (homens e maiar são muito diferentes)
Os "Contos Inacabados" são textos hã... inacabados, assim como os livros da série HoME, que trazem muitíssimas informações diferentes de SdA (livro acabadinho em que Tolkien trabalhou 14 anos).

E sim, lembro de tudo isso...

Vc deve convir que isso é uma pista, e não uma prova irrefutável.
 
Cara! Cê tá doido?

Olha o post gigante que eu escrevi!!!
Eu escrevi que não há prova nem p/ o que EU acredito!
 
vladnov. disse:
Cara! Cê tá doido?

Olha o post gigante que eu escrevi!!!
Eu escrevi que não há prova nem p/ o que EU acredito!

Cara, alguma coisa q prova... nunca vai ter..
tipo as asas do balrog de Moria....
 
sem querer ser chato...
REAIS CONCLUSOES ninguem chego mas posso dizer q aprendi muito lendo tudo...e perdi um baita tempo(nao me importo sai ganhando :mrgreen: )
Conclusao temos uma vai...q nada pode ser provado inrefutavelmente...!
Agora so me digam uma coisa...sei q citataram isso aki mas me fikou meio vago...
Galadriel o via no espelho em forma de olho....??prq?
Ela podia ver o futuro o presente e o passado a hroa q kisesse prq com ela nao eram vizoes aleatorias..certo?c certo podemos dizer q ela nao fez isso pelo proprio comentario q ela faz..."As coisas agora para mim estao nubladas"...Afinal quais eram os reias poderes e limitaçoes do jarro de galadriel..???
Sauron recuperou seu corpo em Dol Gudur acho q isso nao c pode negar...porem esse corpo pelo meu ver é o mesmo corpo antigo dele q ele de algum modo(necromanticamente) revivel ou ele anda como um zumbi de 4 dedos?? alguem penso nisso??!
Obrigado!
 
Lancaster W de Belformont disse:
porem esse corpo pelo meu ver é o mesmo corpo antigo dele q ele de algum modo(necromanticamente) revivel ou ele anda como um zumbi de 4 dedos?? alguem penso nisso??!
Obrigado!

:o?: :o?: :o?:

ele reconstituiu corpo....
nada de zumbi...
 
:(

pena qe ele nao apareceu mais no filme.... principalmente sentado em seu trono escuro observando a tudo.. :D
 
Mas que filme de zumbi é massa ninguém pode negar!

Eu também aprendi coisas legais aqui Lancaster, até mesmo "aprimorei" o que eu penso sobre o tema.


Sauron teve várias formas, mesmo após perder o corpo. Só por curiosidade estou postando algumas formas que ele assumiu:

- Sauron perdeu o corpo a 1a. vez quando Númenor afundou, aí ele deixou o corpo (que afundou com a ilha) e o espírito dele voou como uma névoa negra sobre o Belegaer, e ele voltou pra Terra-média.
- Sauron tomou a forma de Annatar (Senhor dos Presentes), uma forma bela e imponente que iludiu e seduziu os elfos de Eregion.
- Sauron tomou uma forma grade e assustadora, PJ se inspirou nela para criar o Sauron que aparece no início do 1o filme.
- Isildur cortou o anel da mão de Sauron, e ele perdeu a forma anterior.
- Sauron romou a forma de Necromante, e se ocultou em Dol Guldur (Montanha do Feiticeiro) ao sul da Floresta das Trevas, não é relatado se Gandalf o viu ou não, mas seria muito legal imaginar Sauron em forma de um bruxo ou feiticeiro como o nome sugere. A palavra Necromante significa algo como = bruxo (ou feiticeiro) que invoca os mortos e os espíritos. O Conselho Branco descobriu que o Necromante era na verdade Sauron, e este fugiu (mas como corre esse rapaz!!!!)


Sauron, o camaleão! hehe
 
Sobre o espelho de Galadriel, acho que escevi coisa errada...
Me parece que foi Frodo que viu o Olho (detalhadamente para o desespero dele). Não lembro se Sam também viu....
Alguém passa os detalhes aí por favor.
 
Opa, achei (eu já tenho uns trechos de livros separados aqui, quase tudo sobre Sauron):

"Mas, de repente, o Espelho ficou totalmente escuro, como se um
buraco se abrisse no mundo da visão, e Frodo olhasse no vazio. No
abismo negro apareceu um único Olho que cresceu lentamente, até
cobrir quase toda a extensão do espelho. Tão terrível era aquela
visão que Frodo ficou colado no solo, sem poder gritar ou desviar o
olhar. O Olho estava emoldurado por fogo, mas era ele mesmo que
reluzia, amarelo como o de um gato, vigilante e atento, e a fenda
negra de sua pupila era um abismo, uma janela que se abria para o
nada."
--- A Sociedade do Anel – Livro II - Cap VII – O Espelho de
Galadriel, Pg. 387

Taí o que foi visto no espelho Lancaster! Assustador !! mwhuahuahuahuahua (risada macabra)
 
MANDEI UM E-MAIL PARA O KYRMSE, E ACHO QUE A RESPOSTA DELE SERIA DE INTERESSE DE TODOS:

Meu E-mail:

Caro Kyrmse, estava participando de uma acalorada
discussão com relação à existência física do Olho de
Sauron na torre de Barad-dûr...

Há aqueles que dizem que o olho é apenas uma metáfora,
e outros (como eu), que acreditam que ele realmente
existia no plano material. Qual é a sua
opinião/conclusão com relação a esse tema?

E-mail do Kyrmse:

Ondolindello -

Aiya Kivina [é esse seu nome?]!

Na _minha_ opinião (muito pessoal), o Olho era uma manifestação, visível sim, mas sem existência material concreta. Creio que fosse visível por impressionar de forma direta a mente dos que estavam submetidos à influência de Sauron...
Como eu disse, opinião - nem de longe "conclusão"!...


Nai anar caluva tielyanna! - Que o sol brilhe sobre teu caminho!

Certur Harmatir





Acho que a opinião do kyrmse é mais compatível com essa afirmação do vladnov:

No meu caso particular, eu acredito no Olho, mas eu não acho que seja um olho possível de "tocar", seria mais como um olho em forma de "espírito" ou então emanações de fogo, não seria "táctil" entende? Mas ele era visível (as pessoas poderiam vê-lo) , de acordo com estas passagens do livro que eu estou citando.
 
vladnov. disse:
10º membro da Sociedade:
Não sei porque, mas parece que vc se refere de forma agressiva e sarcástica demais a quem pensa o contrário de vc. Não precisa fazer isso, estamos só conversando amigo. Discussões como essa são muito legais, pois sempre aprendemos alguma coisa que passou desapercebida. Eu até me desculpo também se EU fui grosso com alguém!

Eu nunca tive a intenção de parecer insultuoso ou sarcástico, se assim foi peço desculpa. Apenas quero elucidar as pessoas para aquela que me parece ser, e posso quase afirmar que é, a verdade. Às vezes acabo por ser um pouco brusco, mas peço desculpas. E aceito as suas também.


Acontece que a história é narrada do ponto de vista de Frodo, e que o olho era na realidade uma ilusão, provocada por Sauron.
O olho ser uma ilusão é uma das hipóteses, pode ou não ser verdade. O mesmo se aplica ao olho ser real.

O corpo era uma realidade, o olho uma ilusão.
São duas hipóteses, podem estar certas ou erradas.

Essas afirmações não podem ser feitas de forma categórica e não podem "proibir" um questionamento! São HIPÓTESES.


[/quote]

Você acha que são hipóteses, mas tem de ser levado a admitir as evidências. O Olho de Sauron é uma metáfora, ou, se preferir, uma ilusão em massa da parte dos autores de maior parte do livro: Frodo e Sam. Era Sauron quem lhes impunha esta ilusão nas mentes. Na realidade Sauron já era conhecido à bastante tempo pela marca do Olho, desde a segunda Era (e na Segunda Era ele tinha um corpo físico, isso todos sabem, excepto no afundamento de Númenor). À medida que avançavam na sua viagem, e se aproximavam de Mordor, Frodo e Sam iam tendo mais consciência da presença, ou antes influência de Sauron naquelas terras, e sentiam mais como que um Olho a observa-los, o Olho de Sauron.

Sauron tinha um corpo físico, como é referido multiplas vezes; o Olho era como que a sua presença, alguma ilusão que ele criava para apavorar todos, sempre que estivessem perto dele. Onde é que o Olho é referido? À medida que se vão aproximando de Mordor, Frodo e Sam vão tendo consciência dele mais vezes, pricipalmente Frodo, que tinha o Anel. Quais são os países em que as pessoas referem um grande Olho? Rohan e Gondor, que fazem fronteira com Mordor, principalmente Gondor. Também pessoas de longa visão, como Galadriel ou Gandalf, têm consciência do Olho a maiores distâncias, por causa da sua referida visão, constituíndo assim excepções. Isto leva a crer que esta ilusão por parte de Sauron vai perdendo força à medida que nos afastamos da zona do seu domínio, onde o seu poder é mais fraco.

Esta é a minha justificação para o Olho de Sauron; era uma pura ilusão criada por aqule que muito provávelmente foi um dos mais poderosos dos Maiar. Pode ter muitos erros, é claro, mas uma coisa eu considero quase certa, por estes argumentos e por muitos outros. Sauron tinha um corpo físico. Se você não acredita, tudo bem, cada um tem o seu ponto de vista. Não precisa arrumar confusão. :wink:
 
Ok
As evidências são responsáveis pela criação das diversas hipóteses, e hipótese é algo que pode ou não ser verdadeiro. Hipótese é uma suposição.

O 10º membro da Sociedade disse:
O Olho de Sauron é uma metáfora, ou, se preferir, uma ilusão em massa da parte dos autores de maior parte do livro: Frodo e Sam.

Metáfora é quando algo é transposto para a semântica, é algo subentendido pela comparação do sentido real com o figurado.
Ilusão é algo que engana os nossos sentidos (no caso, a visão).
Metáfora é uma coisa, ilusão é outra coisa completamente diferente.
Não há como confundir uma com a outra.

O 10º membro da Sociedade disse:
Sauron tinha um corpo físico, como é referido multiplas vezes

Aonde estão estas multiplas referências? A do Gollum de fato é uma evidência, mas onde estão as outras? Poste-as aqui com a página e o livro.


E mais uma vez vc está errado em afirmar que uma coisa é real sem prova.
Vc está divulgando a sua opinião, mas totalmente errado em dizer que é a verdade e pronto!
É a sua opinião, e é tão verdadeira quanto a minha.

Da mesma forma seria errado eu dizer: "Existe o Olho, o corpo não existe e ponto final."
Entendeu o que eu quero dizer? Opinião todos podem (e devem) ter a sua. Mas empurrar a opinião pros outros alegando ser a absoluta verdade sem provas, aí não.


Uma observação interessante: não era possível enxergar Barad-dûr à longas distâncias, já que ela estava envolta e névoa, só era possível vê-la quando a distância era menor. Um exemplo foi quando Frodo e Sam a viram de Sarnath Naur.

Arateus: legal vc compartilhar o e-mail do Kyrmse com a gente. Valeu!
 
Valeu pela concidera...ai eu so meio disapercebido sobre esses detalhes de todas as vezes q li eu entrei muito na historia levei muito pro lado pessoal e nunca cheguei a analiza-la do modo q vcs estao fazendo...fikei ate com vontade de ler lgoo novamente tudo mas estou lendo o Silma agora pela 2º vez e ainda noa li o contos inacabados e so irei reler SDa quando acabar tudo isso..>!
Mesmo assim valeu Vladnov!
So mais uma questao para nao fikar toa Flood esse meu post.,...ehhehe!
Ele reconstituiu o corpo dele com os poderess de Necormante dele?? ou ele ja pego em Dol GUdur ??algo como encarno em alguem q pelo q sei os Maias nao podem fazer isso...eles tem o corpo q é deles...porem no caso do Sauron como foi vistona luta com Beren e Luthien ele pode fikar mudando de forma livremente meio como o camaleao ou a mistica....! ????????
"Quando eu citei a luta com Beren e Luthien eu sei q ele nao lutou com eles mas foi para encurtar o comentario"
 
Ae Lancaster.
Acho que Sauron fez o corpo do Necromante...
Tipo, o Necromante era uma espécie de disfarce... uma identidade falsa.
O Conselho Branco começou a se preocupar com o que estava acontecendo em Mirkwood e começou a investigar... chegaram até a pensar que era um Nazgûl, mas acabaram por descobrir que era Sauron.

Tolkien escreveu "O Hobbit" como um livro separado dos mitos que ele escrevia e que acabaram gerando o Silmarillion, depois quando a editora pediu a continuação, ele deu uma adaptada para tudo se encaixar, por isso "O Hobbit" e "Senhor dos Anéis" são tão diferentes.

Talvez o Necromante não fosse Sauron na cabeça de Tolkien até ele criar SdA.

É bem interessante essas diferenças entre os 2 livros... tem várias coisas curiosas.
 
tá, mas afinal o Sauron tinha forma física no final lá da guerra do anel???
ou era só um olho (representado como farol no filme :evil: )???
eu naum sei... :o?: :o?:
 
Concordo com as primeiras conclusões de Arateus...
Mas, para mim, não de crodo com o filme mas com o livro, o olho era real e visível
 
Nunca me desceu essa história de que o Sauron tivesse a forma simples de um olho. Putz, como é que o cara seria conhecido como o Necromante de Dol Guldur com uma forma dessas? Acho meio estranho. E o anel ia ficar onde?

Muito boa a discussão aqui, tirando os ânimos exaltados, muita coisa boa. Concordo bastante com a opinião do Pandatur Parmandil. Pra mim a luz da Torre era emitida pelo palantir mesmo.

Eu sempre vi o Sauron muito mais como um bruxo, um necromante mesmo, do que como uma espécie de guerreiro. Mas isso não exclui a existência do olho flamejante e tudo mais, só não acho que a forma do Sauron se resumisse à isso. Pra mim é como se a janela do lugar onde ficava o Palantir tivesse uma forma semelhante a um olho, e quando se iluminava ficava uma imagem muito forte, bem aterrorizante.

E devido ao poder do nosso querido maiar usando a pedra, Frodo, Gandalf, Galadriel, etc, deviam sentir a presença dele quando tava varrendo a Terra-Média com o palantir e até mesmo ver a imagem do olho na torre (não aquele olho patético do filme), mas pra mim isso de forma alguma implica que a forma do Sauron fosse um olhao flutuando num salao de Barad-Dûr.

Pensa só Sauron de mudança de Dol Guldur pra Barad-Dur, com os nazgul ajudando a carregar a bagagem, hehehe. Se ja fica ruim quando vc só tem 4 dedos imagina como seria o olhao indo dum lado pro outro.

Mas de toda forma essas primeiras impressoes de quando a gente lê o livro são dificeis de mudar. Mesmo que o Cristopher Tolkien, o Alan Lee, e a camabada toda viessem me dizer que o Sauron era só um olho para mim ele ia continuar do jeito que é.
 
é que eu acho que Sauron na verdade era uma força , um espirito do mal, que não tinha forma, sei lá....... :wink:
:| é que nós sempre precisamos da personificação do mal....
é difícil entrar nas nossas cabeças que o causador de tanta destruição e guerra não seja uma forma física, mas sim um espirito, um sentimento de maldade e destruição...... 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo