• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nebulosa "O Olho de Sauron"

Gente alguem ja viu a capa do Box de SDA q vem com o Hobbit entao ela foi desenhada pelo proprio Tolkien, e para mim ver akela torre tao diferente de como foi feita no filme, fora q nao existe nehum olho....Se vcs forem no site de compra do livro la verao a foto mas nao da capa toda mas quem tem o livro sabe...
"sinopse:
Tolkien em edição especial! As capas de todos os livros foram ilustradas pelo autor! Uma super caixa que traz a trilogia da saga do Senhor dos anéis (A sociedade do anel, As duas torres"

Se ele é um olho ou nao, estamos discutindo beleza mas q a torre do PJ ta certa isso ja é dimais!
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img6/170896_4.jpg
 
As capas feitas pelo Tolkien não mostram Barad-dur. As torres do AdT são Orhanc e Minas Ithil.
O único desenho de Barad-dur feito por Tolkien que eu já vi é um que só mostra a base da torre, infelizmente.
 
Podem continuar repetindo isso, mas a verdade é que NÃO exisem provas convincentes.

E Swanhild, o que tem de errado em considerar o SdA como a mais correta fonte de informação? Que eu saiba, além d'O Hobbit, SdA é a única obra de Tolkien sobre a Terra-média que não sofreu influências externas (Christopher, por exemplo).

Tilion, eu não tenho autoridade nenhuma mesmo, e não quis passar esta impressão pra ninguém. Mas se o papo do Gollum sobre o Sauron sem um dedo é incontestável, e as 2 citações em que frodo vê o olho na torre? Estas 2 citações são menos corretas que a de Gollum?
Portanto não existem provas irrefutáveis, para ambos os casos. Talvez mais para um caso do que para outro, conforme interpretação pessoal.
 
vladnov disse:
E Swanhild, o que tem de errado em considerar o SdA como a mais correta fonte de informação? Que eu saiba, além d'O Hobbit, SdA é a única obra de Tolkien sobre a Terra-média que não sofreu influências externas (Christopher, por exemplo).

Não há problema. Essa é uma posição válida, mas seus motivos tão meio errados. Os HoMe e o Contos também não sofreram edição por parte do Christopher, a não ser, no caso do Contos, em alguns nomes. Além disso, o Road Goes Ever On e as Cartas também não. Muitos dos textos desses livros são contemporâneos ao SdA e muitos são posteriores. Alguns modificam alguns detalhes do SdA, como quanto aos reis de Númenor. Corrigem. Por que esses textos seriam menos válidos?

Mas o que a Swan falou é que o próprio SdA fornece a principal prova de que Sauron tinha corpo.

Quanto às citações de Frodo vendo o Anel, há dezenas de explicações possíveis (as do Elrond, da alucinação, a minha do totem psíquico/espiritual, etc.), mas pra Gollum ter visto o dedo faltando só tem duas, um corpo humanóide ou um um olho com mãozinhas. Pô, sei lá oq eu você acha, mas algo me diz que Tolkien não era tão tosco.
 
Tilion disse:
vladnov. disse:
Não existem provas de que Sauron era visível como uma "pessoa" no fim da 3a. era. Não existem provas e ponto final.

Que eu saiba, a única pessoa com autoridade para pôr um "ponto final" numa discussão sobre a obra seria o próprio Tolkien sênior; como ele não fez isso em vida e não creio que ele tenha lhe outorgado tal autoridade, não existe "ponto final" quanto a isso. :)

Quanto às provas, há o trecho do Gollum. Se uma mão com quatro dedos não é um indício da forma de uma pessoa, realmente não sei mais o que é; a não ser, claro, que tu considere o desenho colocado neste tópico como plausível.

Pois é Tilion, mas acontece que Tolkien pôs mesmo um ponto final no assunto. Existem várias referências a um corpo físico de Sauron. Aquela que Gollum viu, e muitas outras como a frase de Gandalf em que diz que Sauron estava de novo com um corpo físico são o quê? Se não são provas concretas não sei o que são...

Tolkien disse claramente que Sauron tinha um corpo físico naquela altura, e nada do que outros simples fãs digam vai fazer mudar os escritos do professor.
 
Olha, deixa eu dar minha opinião mais uma vez...

O que eu acho é que as provas em SdA são claras e confirmam que Sauron possuía um corpo físico. Não me lembro agora se esta informação é somente baseada no que Gollum relatou, mas, se for, mesmo assim é fato. Por quê? Bem, porque Gollum foi capturado e levado diante do Senhor dos Escuro. E o hobbit caído já não utilizava o Anel há décadas quando isto ocorreu (o que isso tem a ver eu falo adiante). Pra mim não há o que duvidar que Gollum viu a figura horrenda de Sauron, e mais, conseguiu observar que lhe faltava um dedo. Oras, não creio que Gollum soubesse da história da Queda de Sauron na Segunda Era com detalhes! Ele sabia que ocorreu a batalha que originou o Pântano dos Mortos, afinal ele fala dela para Frodo e Sam em tal capítulo, mas duvido que ele soubesse que Sauron teve o dedo cortado quando vencido. Assim, quando ele diz que uma de suas mãos tinha 4 dedos, é porque ele reparou este detalhe na figura do Maia com seus próprios olhos aterrorizados.

E porque acreditar em Gollum mas não em Frodo? Porque Frodo entrou em Mordor com o Anel. Mesmo não usando o Anel, o peso que este causava na mente de Frodo era enorme, percebemos isso a medida em que lemos e o hobbit se aproxima da Terra Negra. Não é de se espantar que Frodo tivesse visões ou alucinações. Ele sentia o Olho e o via. Mas pra mim, ele o via em sua mente, como uma sensação de algo a procurá-lo. Ele sentia talvez Sauron usando o Palantír, e conseguia sentir para onde o pensamento dele se voltava, afinal, Frodo estava com o Anel, e ao que tudo indica, a vontade da jóia era a mesma que a de seu forjador: estarem juntos mais uma vez.
Então eu imagino isso: Frodo sentia o pensamento de Sauron passando pelas terras ao redor, e talvez visualizasse isso em sua mente, devido à loucura causada pelo Anel, como um Olho flamejante a persegui-lo com o olhar.

E Galadriel, Gandalf, etc? Eles também viam o olho!
Bem, não me recordo claramente disso, mas já que tantos têm dito isso, eu creio que isto esteja ligado ao poder de cada um. Elrond, galadriel e Gandalf eram poderosos, ninguém duvida disso. E ainda por cima usavam os Anéis Élficos. Talvez isso influenciasse para que eles também pudessem sentir o pensamento de Sauron com o Palantír se voltando para determinados locais, e a sensação do Olho talvez também se fizesse visível por eles em suas mentes, devido ao Poder de Sauron. Frodo o via por causa do Anel, pois não tinha poder para tal. Já os demais que acabei de citar talvez sentissem o Olho por serem também criaturas poderosas, capazes de sentir com mais clareza o poder de Sauron ao redor.

Criaturas menores em poder, como talvez outros elfos, humanos, anões, etc, creio que sentissem uma sensação ruim (mais uma vez Sauron voltando sua atenção para aquele local), mas não a ponto de sentir o Olho.

É o que penso. Não passam de suposições minhas, mas é o que penso.
 
Então é assim:

Há evidências para as duas opiniões no livro. Acreditem em que achar melhor.

Considero o assunto encerrado, e peço apenas que o Pandatur possa tirar o "(erroneamente)" do post. BLZ?

OBS: desculpem se fui muito duro na minha ultima mensagem
 
Arateus disse:
Então é assim:

Há evidências para as duas opiniões no livro. Acreditem em que achar melhor.

Considero o assunto encerrado, e peço apenas que o Pandatur possa tirar o "(erroneamente)" do post. BLZ?

OBS: desculpem se fui muito duro na minha ultima mensagem

8O 8O 8O 8O
Nunca foi assim por aqui.... vc naum manda e nem dita ordens pra ninguem dai nao...
o topico só é encerrado se algum mod ou adm tranca... e o post só é mudado por vontade propria ou por algum EDIT dos dito-cujos q jah citei...
c viajou cara.... :? :?
 
Eu só não vejo semelhança da foto nem com o filme!!!! :osigh:
no filme o olho eh vermelhão, essa foto eh toda azul.
Mas quanto as visões de frodo e gollum, eu prefiro aceitar a visão de frodo, porque seria então a visão a qual mas provavelmente eu teria, ja que sou mais próximo do frodo do que o gollum.
 
Arateus disse:
Então é assim:

Há evidências para as duas opiniões no livro. Acreditem em que achar melhor.

Considero o assunto encerrado, e peço apenas que o Pandatur possa tirar o "(erroneamente)" do post. BLZ?

OBS: desculpem se fui muito duro na minha ultima mensagem

Antes de mais nada você não pode ditar as regras assim; e depois, se fechassemos o tópico com essas suas opiniões, estariamos a encerrá-lo com as opiniões erradas. A verdade é simples: Sauron tinha um corpo físico na altura da guerra do Anel, corpo esse que formou em Barad-Dûr. Esta é a verdade, isto foi dito por Tolkien, e na realidade o Olho que Frodo viu não era nada mais do que uma alucinação.

Mas quanto as visões de frodo e gollum, eu prefiro aceitar a visão de frodo, porque seria então a visão a qual mas provavelmente eu teria, ja que sou mais próximo do frodo do que o gollum.

Ok, e eu que sou mais parecido com o Gollum, acho por isso que ele tem um corpo físico.
(Potatoes teory... :mrgreen: )
 
\documentclass{article}
\usepackage[default]{modo_chato.sty}

\begin{document}

\begin{quote}

Antes de mais nada você não pode ditar as regras assim; e depois, se fechassemos o tópico com essas suas opiniões, estariamos a encerrá-lo com as opiniões erradas. A verdade é simples: Sauron tinha um corpo físico na altura da guerra do Anel, corpo esse que formou em Barad-Dûr.
\end{quote}

Era Dol-Guldur, certo?

\begin{quote}
Ok, e eu que sou mais parecido com o Gollum, acho por isso que ele tem um corpo físico.
(Potatoes teory... :mrgreen: )
\end{quote}

É theory, Décimo. :wink:

\end{document}
 
Peraí, eu não nem ditando regra e nem fechando o tópico...

Só disse que PARA MIM esse assunto não tem mais para quê se discutir... e fiz apenas um pedido para o pandatur se pudesse, e quisesse, tirasse o tópico...

REALMENTE VOCÊS TÃO PRECISANDO DE AULAS DE INTERPRETAÇÃO... NÃO ENTERDERAM UMA MENSAGEM SIMPLES DESSAS E QUEREM ENTENDER TEXTOS COMPLICADOS EM INGLÊS.... POR FAVOR!!
e peço apenas que o Pandatur possa tirar o "(erroneamente)" do post. BLZ?
"PEÇO", ENTENDERAM, NÃO "MANDO"...
 
Ok, não vou discutir, vou citar partes do "Senhor dos Anéis"

1- Aqui o texto refere-se a Frodo E Sam, e não á a voz deles contando a história, é a do narrador.
"Por várias milhas o olho vermelho parecia observá-los (Frodo e Sam), enquanto fugiam aos tropeços através de uma região desolada e pedregosa. Não ousaram pegar a estrada, mas ficaram à direita dela, seguindo-lhe a trilha da maneira possível, a uma pequena distância. Finalmente, quando a noite estava terminando e eles já se sentiam cansados, pois tinham feito apenas uma breve pausa, o olho foi diminuindo até se transformar num pequeno ponto de fogo, para depois desaparecer: eles tinham contornado a escura encosta norte das montanhas mais baixas, e agora se dirigiam para o sul."
--- As Duas Torres – Livro II - Cap IV – De Ervas e Coelho Cozido,
Pg. 261

2- a narração diz "então ele VIU".
"... então ele (Frodo) viu, erguendo-se negros, mais negros e escuros que as vastas sombras em meio às quais estavam, os cruéis pináculos e a coroa de ferro da torre mais alta de Barad-Dûr. Durante um momento fugaz, como se emitida de alguma grande janela incomensuravelmente alta, cortou o céu ao norte uma chama vermelha, o faiscar de um olho penetrante."
--- O Retorno do Rei – Livro II - - Cap III – A Montanha da
Perdição, Pg. 217

3-
"... até uma entrada escura que dava para o leste, diretamente na direção da janela do Olho na fortaleza de Sauron, envolta em sombra."
--- O Retorno do Rei - Livro II - Cap III - A Montanha da Perdição, Pg. 217

4- O texto não afirma que Gollum viu a mão negra com quatro dedos, Gollum apenas relatou isso (da mesma forma que ele relata que Isildur decepou o dedo, por acaso Gollum VIU Isildur fazer isso?), em nenhum momento ele diz EU VI, ele disse exatamente:
" - Seria Minas Ithil, que Isildur, filho de Elendil, construiu - disse Frodo. - Foi Isildur que decepou o dedo do Inimigo.
- Sim, Ele só tem quatro na Mão Negra, mas são suficientes - disse Gollum tremendo."

--- por favor, alguém coloque a página e o livro deste trecho. Valeu.


E galera, por favor, vamos continuar isso numa boa, sem brigas, sarcasmo e ironias visando humilhar os colegas.

Um abraço
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo