• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Na Opinião de vcs? PJ ''estragou'' a obra?

eu tive contato com as obras de Tolkien após ver o senhor dos anéis no cinema, dai eu passei para os livros como muitas pessoas fizeram, quando eu acabei de ler a trilogia o retorno do rei estava sendo exibido nas telonas, eu gostei muito dos filmes, não achei que P. Jackson tenha estragado a genuina obra de Tolkien muito pelo contrario ele nos ajudou e deu uma palinha para oss que não tinham conhecimento dos trabalhos de nosso que rido mentor Tolkien. É claro que muita coisa não saiu do jeito que está nos livros, seria inviavel ..:yep:.
 
Eu aprovo toda e qualquer boa adaptação de livros. Se é feita com paixão, com cuidado e competência, como aconteceu com o SDA, torna-se o típico caso em que livro e filme se complementam.

Porque é uma ótima opção que temos para sentirmos a história através de um meio tão abrangente como o audiovisual. Não sei de onde tiraram a idéia de que livro tem mais valor que a estória contada através da oralidade e da imagem. Tudo bem, livro é indubitavelmente mais abrangente e, por si só, completo. Mas digo que consigo me emocionar mais através do filme porque é algo que está mais próximo de nós...como se fosse algo real que foi captado e, depois, transformado em livro. É um absurdo pensar assim, mas entendo que uma boa adaptação tem esse poder de impor respeito e emocionar e fazer refletir tanto quanto (ou mais) do que o livro.

Claro que a imaginação que construímos a partir do livro é mais complexa e prolixa, mas se nos atermos somente ao valor da estória, tanto os livros quanto os filmes cumprem igualmente de forma magistral a tarefa de nos transportar para um outro mundo, infinito; mágico e real ao mesmo tempo. Não se pode simplesmente chegar e criticar um esforço sobre-humano de uma equipe apaixonada e dedicada como a de PJ. Se não fossem pelos filmes, 70% de nós, fãs, nem estaríamos aqui para discutirmos sobre isso.

Acho que ficar apenas nos livros (ou colocá-los como melhores arbitrariamente, sem considerar o valor que há no tocante ao conceito das imagens e sons do filme) é tão limitado quanto a atitude daqueles que tem preguiça de ler um livro e, consequentemente, fazem da estória narrada nos filmes algo maior do que a própria fonte da qual adveio.
 
Naum, Peter Jackson naum estragou a obra. Ele deu o maximo de si para tentar representar o quanto SdA eh grande. Mas com qualquer diretor e com qualquer equipe de producao seria impossivel representar um PERFEITO SdA em um filme.
 
Nao, o PJ foi super bem alem do mais o filme que gerou parte desse sucesso catastrofico da obra, devido que atualmente muitos nao tem o habito de ler. Iria ser muito dificil adaptar a obra toda para o cinema ficaria um filme muito grande e cansativo.
 
Não, pelo contrário!
A adaptação é ótima, e sou grata ao trabalho de Peter Jackson, pois por meio dos filmes conheci a obra de J.R.R Tolkien.
Só sinto falta do Tom Bombadil neles! :D
PJ deu vida à Terra-média de forma sublime. A trilha sonora belíssima ajudou a nos transportar para aquele mundo, as belas paisagens escolhidas tbm são literalmente aquilo que Tolkien escreveu! Isso é fato! Atores, efeitos especiais, paisagens, roteiro, fotografia....foi uma sinergia maravilhosa e emocionante! Não poderia ter sido melhor!

Entrou para a história do cinema e para dentro de cada um de nós como uma obra cinematográfica imortal, para quem só estava acostumado com filmes Hollywoodianos explosivos ou com aqueles "afetados" e melancólicos europeus. Precisávamos de uma obra escapista como esta!
Exatamente! :joinha:
 
Não estragou de forma alguma! Claro que modificou e omitiu algumas partes muito importantes da historia, mas penso que lá esta o essencial, e fazer melhor era quase impossivel...

Alem disso, ele fez com que a obra se tornasse mais conhecida (até porque eu só conheci Tolkien depois de ver os filmes).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo