1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Na casa de Rubem Alves – Parte II

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Meia Palavra, 22 Set 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Não leu a primeira parte? Leia aqui. Após ouvir Rubem Alves recitar o poema de Cecília Meireles e nos ensinar sobre o poder da leitura para qualquer leitor, resolvemos mudar de cômodo. O som do vento estava realmente atrapalhando nossa conversa e talvez comprometesse a qualidade do som no nosso pequeno gravador. Estabelecidos no novo [...]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    "Para mim o problema do vestibular não é a questão de você ter um mecanismo para entrar na universidade, mas sim a sombra que ele lança para tudo que vem antes,um exemplo que não existe espaço para a poesia nas escolas, a não ser para questões técnicas, análises gramaticais. Também não há espaço para a leitura e apreciação de obras literárias, uma vez que disponibilizam resumos das obras dovestibular. Então o problema é que o vestibular determina a filosofia de educação.Para aqueles que se sentem indignados pelas palavras do escritor e questionam uma forma melhor para que os alunos entrem na universidade, Rubem Alves é claro: “Façamosum sorteio, é mais justo que o vestibular pois as chances são as mesmas paratodos”."



    Um sorteio no vestibular? Todos os nomes dentro de um grande globo e está valendo uma vaga em Direito etc. Deve ser uma das propostas mais radicais que já li sobre o tema. O Brasil deveria tentar implantar o sistema de ingresso ( universitário) Argentino ou Cubano. A "sombra" do vestibular no meu entender fez gerações inteiras de alunos ”decorebas” isso foi prejudicial ao país. O país não possui ainda uma política educacional nas três esferas de poder (municipal, estadual, federal). Se cada um caminhar para um lado nunca vai dar certo. Enfim, divagações. Num ponto Rubem Alves tem razão, o vestibular realmente é o norte da educação no país, e isso não é saudável. Não sou especialista, mas gosto de opinar.:timido:
     

Compartilhar