• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudanças e novos torneios de futebol (nacionais e internacionais)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Não é só Mundial. Futebol terá novos torneios e até Champions deve mudar



Troféu da Liga dos Campeões: mudanças são esperadas a partir de 2024 Imagem: Divulgação

O novo formato do Mundial de Clubes, anunciado pela Fifa recentemente, é apenas uma das mudanças que devem afetar o calendário de futebol do jeito que você conhece. No momento, existe um intenso debate, principalmente na Europa, sobre a reformulação de torneios e até mesmo a criação de novos torneios. Até a Liga dos Campeões pode ser afetada.

Ontem, a Associação de Clubes Europeus (ECA) se reuniu em Amsterdã para discutir propostas que devem ser negociadas com a Uefa, que por sua vez também debate internamente mudanças no calendário. No âmbito europeu, uma terceira competição continental já foi anunciada e uma reformulação na Champions é esperada para 2024.

Confira a seguir as principais mudanças e discussões sobre novos torneios:

Liga dos Campeões


É a competição que é alvo de maior indefinição para o futuro. A reunião de ontem da Associação de Clubes Europeus (ECA) decidiu que uma reformulação do atual formato será alinhada com a Uefa para 2024, embora os detalhes ainda estejam em discussão.

De antemão, já se sabe que é a ideia é implementar um sistema de promoção e rebaixamento, na esteira da criação de uma terceira divisão continental a partir de 2021. Além disso, é discutida a possibilidade de realizar jogos nos fins de semana, o que vai requerer um esforço para alinhamento de calendário de todos os campeonatos europeus.

O projeto já foi chamado de Superliga dos Campeões pelo presidente do ECA, Andrea Agnelli, e pode determinar novo número de clubes e formatos. A ideia de trabalhar em conjunto com a Uefa deve brecar a criação de uma Superliga da Europa, que era discutida pelos principais clubes europeus para ser realizada de forma independente e colocaria em risco a Liga dos Campeões.

Novo torneio na Europa


Ainda sem um nome definido, a Uefa já confirmou que, a partir de 2021, um terceiro torneio continental será realizado na Europa, se juntando a Liga dos Campeões e à Liga Europa. O formato será de 32 equipes na fase de grupos, divididas em oito chaves de quatro.

Os primeiros colocados avançarão às oitavas de final. Ao término dessa disputa inicial, os vice-líderes disputarão série eliminatória com os terceiros colocados dos grupos da Liga Europa, para definir os últimos oito classificados às oitavas. Na sequência, haverá quartas, semis e final.


Mundial de Clubes terá novo formato a partir de 2021 Imagem: Reprodução

Novo Mundial de Clubes


Anunciado para 2021 pela Fifa com a presença de 24 times, o novo Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos e acabará com o formato atual, que reúne os campeões continentais a cada ano. A última edição está marcada para 2020.

O novo torneio, porém, conta com a resistência dos clubes europeus e da Uefa. O presidente do ECA, Andrea Agnelli, foi categórico na posição da entidade. "Os clubes europeus se opõem à criação de um Mundial de Clubes 24 times e demandam menos datas Fifa".

A criação da Liga das Nações


No calendário das seleções, a Uefa movimentou as datas reservadas a amistosos com um torneio de quatro divisões reunindo todos os países do continente. O primeiro campeão da Liga das Nações será conhecido em junho em quadrangular envolvendo Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra. O torneio também criou um sistema de classificação para a Eurocopa alternativo.

Copa América


A Copa América também passará por mudanças, não sendo mais disputada um ano após a disputa da Copa do Mundo - a do Brasil-2019 será última - e passando a coincidir com a Europa a partir de 2020.
A edição do próximo ano ainda deve ser organizada em conjunto por Colômbia e Argentina, com a possibilidade da presença dos clubes da Concacaf e 16 clubes, a exemplo da edição especial Copa América Centenário. Em 2024, o Equador será sede.

No Brasil, teremos a Supercopa do Brasil


Transformações profundas, neste momento, não são discutidas no calendário brasileiro. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou recentemente a criação da Supercopa do Brasil, que colocará frente a frente o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil, no começo de 2020.

Final única na Libertadores


Já na Copa Libertadores, depois de uma grande reformulação há três anos, a novidade será a realização de final única a partir da atual edição. Assim, o título da competição deste ano será disputado em Santiago.

Troféu da Libertadores: final única a partir deste ano Imagem: Matthias Hangst/Getty Images
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu raramente concordo com Renato M.Prado, mas desta vez concordo com ele. A FIFA tem fome de dinheiro e se puder esvaziar o peso da UEFA, por ter atualmente a competição mais badalada do mundo de clubes, ela não terá dó.

Supercopa do Brasil é algo que até já rolou por pouquíssimo tempo em 1990 e 1991 e nunca foi próximo de ser algo chamativo. É um mero amistoso de luxo.
 

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.920,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo