• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudanças e novos torneios de futebol (nacionais e internacionais)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Não é só Mundial. Futebol terá novos torneios e até Champions deve mudar


trofeu-uefa-champions-league-liga-dos-campeoes-1522942609507_v2_900x506.jpg

Troféu da Liga dos Campeões: mudanças são esperadas a partir de 2024 Imagem: Divulgação

O novo formato do Mundial de Clubes, anunciado pela Fifa recentemente, é apenas uma das mudanças que devem afetar o calendário de futebol do jeito que você conhece. No momento, existe um intenso debate, principalmente na Europa, sobre a reformulação de torneios e até mesmo a criação de novos torneios. Até a Liga dos Campeões pode ser afetada.

Ontem, a Associação de Clubes Europeus (ECA) se reuniu em Amsterdã para discutir propostas que devem ser negociadas com a Uefa, que por sua vez também debate internamente mudanças no calendário. No âmbito europeu, uma terceira competição continental já foi anunciada e uma reformulação na Champions é esperada para 2024.

Confira a seguir as principais mudanças e discussões sobre novos torneios:

Liga dos Campeões


É a competição que é alvo de maior indefinição para o futuro. A reunião de ontem da Associação de Clubes Europeus (ECA) decidiu que uma reformulação do atual formato será alinhada com a Uefa para 2024, embora os detalhes ainda estejam em discussão.

De antemão, já se sabe que é a ideia é implementar um sistema de promoção e rebaixamento, na esteira da criação de uma terceira divisão continental a partir de 2021. Além disso, é discutida a possibilidade de realizar jogos nos fins de semana, o que vai requerer um esforço para alinhamento de calendário de todos os campeonatos europeus.

O projeto já foi chamado de Superliga dos Campeões pelo presidente do ECA, Andrea Agnelli, e pode determinar novo número de clubes e formatos. A ideia de trabalhar em conjunto com a Uefa deve brecar a criação de uma Superliga da Europa, que era discutida pelos principais clubes europeus para ser realizada de forma independente e colocaria em risco a Liga dos Campeões.

Novo torneio na Europa


Ainda sem um nome definido, a Uefa já confirmou que, a partir de 2021, um terceiro torneio continental será realizado na Europa, se juntando a Liga dos Campeões e à Liga Europa. O formato será de 32 equipes na fase de grupos, divididas em oito chaves de quatro.

Os primeiros colocados avançarão às oitavas de final. Ao término dessa disputa inicial, os vice-líderes disputarão série eliminatória com os terceiros colocados dos grupos da Liga Europa, para definir os últimos oito classificados às oitavas. Na sequência, haverá quartas, semis e final.

trofeu-do-mundial-de-clubes-da-fifa-1540248298520_v2_450x600.jpg

Mundial de Clubes terá novo formato a partir de 2021 Imagem: Reprodução

Novo Mundial de Clubes


Anunciado para 2021 pela Fifa com a presença de 24 times, o novo Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos e acabará com o formato atual, que reúne os campeões continentais a cada ano. A última edição está marcada para 2020.

O novo torneio, porém, conta com a resistência dos clubes europeus e da Uefa. O presidente do ECA, Andrea Agnelli, foi categórico na posição da entidade. "Os clubes europeus se opõem à criação de um Mundial de Clubes 24 times e demandam menos datas Fifa".

A criação da Liga das Nações


No calendário das seleções, a Uefa movimentou as datas reservadas a amistosos com um torneio de quatro divisões reunindo todos os países do continente. O primeiro campeão da Liga das Nações será conhecido em junho em quadrangular envolvendo Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra. O torneio também criou um sistema de classificação para a Eurocopa alternativo.

Copa América


A Copa América também passará por mudanças, não sendo mais disputada um ano após a disputa da Copa do Mundo - a do Brasil-2019 será última - e passando a coincidir com a Europa a partir de 2020.
A edição do próximo ano ainda deve ser organizada em conjunto por Colômbia e Argentina, com a possibilidade da presença dos clubes da Concacaf e 16 clubes, a exemplo da edição especial Copa América Centenário. Em 2024, o Equador será sede.

No Brasil, teremos a Supercopa do Brasil


Transformações profundas, neste momento, não são discutidas no calendário brasileiro. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou recentemente a criação da Supercopa do Brasil, que colocará frente a frente o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil, no começo de 2020.

Final única na Libertadores


Já na Copa Libertadores, depois de uma grande reformulação há três anos, a novidade será a realização de final única a partir da atual edição. Assim, o título da competição deste ano será disputado em Santiago.
trofeu-da-libertadores-foi-apresentado-antes-da-entrada-dos-jogadores-no-campo-do-santiago-bernabeu-1544384859828_v2_750x421.jpg

Troféu da Libertadores: final única a partir deste ano Imagem: Matthias Hangst/Getty Images
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu raramente concordo com Renato M.Prado, mas desta vez concordo com ele. A FIFA tem fome de dinheiro e se puder esvaziar o peso da UEFA, por ter atualmente a competição mais badalada do mundo de clubes, ela não terá dó.

Supercopa do Brasil é algo que até já rolou por pouquíssimo tempo em 1990 e 1991 e nunca foi próximo de ser algo chamativo. É um mero amistoso de luxo.
 

Uefa confirma fim da fase de grupos da Champions a partir de 2024; veja


Taça da Liga dos Campeões (Champions League) da temporada 21-22 - Nick Potts/PA Images via Getty Images

Taça da Liga dos Campeões (Champions League) da temporada 21-22Imagem: Nick Potts/PA Images via Getty Images

O Comitê Executivo da Uefa aprovou nesta terça-feira (10) um novo formato para a disputa das edições da Champions League a partir de 2024. Com o aumento de 32 para 36 equipes, a confederação vai transformar a tradicional fase de grupos em uma única etapa em que todas as equipes farão oito jogos com oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro como visitante). O coeficiente de clubes não será usado neste novo modelo.

Os oito melhores da primeira fase se classificam diretamente para as oitavas de final. Já as equipes que terminarem entre nona e 24ª posições disputarão play-offs de ida e volta para ir às oitavas.

"Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes", disse Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, a respeito das mudanças.

O Comitê Executivo da Uefa confirmou também que todos os jogos antes da final serão disputados ao meio da semana.

Veja como será a distribuição das vagas extras​


  • Uma vaga vai para o terceiro classificado no campeonato da federação que esteja na quinta posição no ranking das federações nacionais da Uefa. Atualmente, é o Campeonato Francês;
  • Uma vaga será concedida a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do chamado "Caminho dos Campeões";
  • As duas vagas restantes vão para federações com melhor desempenho coletivo dos seus clubes na temporada anterior (número total de pontos obtidos dividido pelo número de clubes participantes). Essas duas federações vão garantir um lugar para o clube melhor classificado na liga nacional atrás das posições na Uefa Champions League. Por exemplo, no final da temporada atual, as duas federações que somam um clube à Liga dos Campeões, com base no desempenho coletivo de seus clubes, seriam a Inglaterra e a Holanda.

 
UEFA sempre dando um jeito pra acomodar mais times. Mantendo o mata-mata final ao menos garante aquele clima forte de Copa.
 
Eu achei estranho esta ideia de um torneio sem a fase de grupos. Vou dar uma olhada melhor depois para ver como serão os sorteios dos primeiros 8 jogos de cada equipe. A princípio não me pareceu uma ideia muito inteligente.
 
Eu achei estranho esta ideia de um torneio sem a fase de grupos. Vou dar uma olhada melhor depois para ver como serão os sorteios dos primeiros 8 jogos de cada equipe. A princípio não me pareceu uma ideia muito inteligente.

O Ubira Leal no seu canal do Youtube há mais de um ano tinha alertado em seu canal que o novo regulamento da CL tinha tudo pra ser inspirado no sistema suíço.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo