• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mortais em Valinor

Talvez, pelos grandes feitos daqueles que foram para lá, e conseguiram chegar lá, os Valar pedissem uma benção de longevidade à Eru como uma forma de recompensa.
Bilbo partiria rapidamente porque já não suportava viver sem o Anel. Frodo também morreria rápido porque ele estava muito ferido e se cansaria rapidamente do mundo, isso só seria diferente se por acaso ele fosse curado.
Gimli viveria bastante porque provavelmente Aulë pediria à Eru isso. Aulë ficaria encantado por ter alguém de seu povo junto com ele.
 
po, queria ate v o gimli com seu criador, ia ser o primeiro ser de arda q conheceria seu criador(tirando os 7 pais dos anoes, ja q elfos e homens nunca viram eru).
sera q frodo arranjaria umas elfinhas pra quebrar uns galhos? :roll:
 
O Frodo é assexuado, no mínimo. Nem mesmo se empolga com a Galadriel ou Arwen. :P

Mas quanto a prolongar a vida, até poderiam, mas só a vida do hroa. O espírito continuaria querendo se libertar, por isso que daria problema.
 
Eu tenho a impressão que li algo sobre isso em algum lugar,no SdA eu acho que foi, que Frodo sofria por causa dos seus ferimentos, mas é uma suposição para falar a verdade. :D
 
Bem acho que os seres que habitaum Valinor tem
longevidade por estarem taum proximos a magia e força dos Valar
e pq os Valar tem certos poderes que em geral daum as criaturas que amaum e em geral eles amaum todas as criaturas q habitaum lah...
entaum a longevidade deve vir do amor do Valar...e da magia de Valinor
 
Eu tenho a impressão que li algo sobre isso em algum lugar,no SdA eu acho que foi, que Frodo sofria por causa dos seus ferimentos, mas é uma suposição para falar a verdade.

Frodo sofria sim pelos seus ferimentos. A Terra-Média perdeu a cor para ele. Ele mesmo fala que se cansou do mundo. Acredito que "cansar" tenha uma compreensão maior, pertinente a morte. Frodo não viveria muita se não fosse para as Terras Imortais, com certeza.
 
Lady Elldryn disse:
Bem acho que os seres que habitaum Valinor tem
longevidade por estarem taum proximos a magia e força dos Valar
e pq os Valar tem certos poderes que em geral daum as criaturas que amaum e em geral eles amaum todas as criaturas q habitaum lah...
entaum a longevidade deve vir do amor do Valar...e da magia de Valinor

Na verdade elfos não são longevos porque moram em Aman, eles são assim naturalmente. :)

Nem Homens que porventura habitassem lá viveriam para sempre. Viveriam mais apenas na medida em que não teriam nenhuma doença ou mal físico assim, mas morreriam.
 
Bom, eu acho... *eu tirando minha própria dúvida* ... que os efeitos das Terras Imortais nos mortais são a redução da vida desa criatura (pois a forte luz acabava por cansá-los), e havia um certo poder de cura sobre eles.

Pq então Frodo foi para as Terras Imortais? Acredito que para se curar, mesmo que isso reduzisse sua vida em alguns poucos anos.

Mas e os outros portadores do anel, e no caso Gimli tbm? Eles tiveram sua vida reduzida, mas foram pra Valinor apenas para viver o fim dos seus (poucos) dias?
 
Gimli e os outros eram velhos, não sentiriam o fardo da atemporalidade de Aman. Para eles teria muito para se ver, não teriam tempo para se cansar.
 
Quem disse atemporalidade? Teoricamente a vida deles deveria ser encurtada pela excessiva luz de Valinor.
 
Não tenho certeza do que digo, mas acredito que o Frodo não chegou a tocar os pés em Valinor, pois se me lembro bem, a Galadriel ou a Arwen não sei, " reza " pedindo para Frodo nem que fosse uma permanencia purgatorial em Tol Eressëa.
Se isso é correto eu não sei, mas quanto a essa permanencia purgatorial, poderia indicar que Frodo tornou - se imortal, e que para ele Eressëa seria como os palácios de Mandos para os mortos....
 
Quem disse atemporalidade? Teoricamente a vida deles deveria ser encurtada pela excessiva luz de Valinor.

Não há atemporalidade literal, mas, do ponto de vista de um mortal, em Aman os ciclos naturais estariam permanentemente estacionados.

Não tenho certeza do que digo, mas acredito que o Frodo não chegou a tocar os pés em Valinor, pois se me lembro bem, a Galadriel ou a Arwen não sei, " reza " pedindo para Frodo nem que fosse uma permanencia purgatorial em Tol Eressëa.
Se isso é correto eu não sei, mas quanto a essa permanencia purgatorial, poderia indicar que Frodo tornou - se imortal, e que para ele Eressëa seria como os palácios de Mandos para os mortos....

Provavelmente Frodo foi mesmo para Eressea, mas nunca se tornaria imortal. Só um humano se tornou imortal. Não há nenhum poder em Ea capaz de alterar o destino final dos filhos. A vida de Frodo para o Oeste foi uma dádiva, não um purgatório. E Galadriel não pede para ser punida em Eressea, ela lamenta nunca poder voltar. Na verdade ela chega a desdenhar Eressea, perguntando se deveria se contentar com uma simples ilha.
 
Bruce disse:
Teoricamente a vida deles deveria ser encurtada pela excessiva luz de Valinor.

Que eles tinham a vida encurtada lá é certo. Só não sei se era por causa da luz, já que a luz de Valinor na 3a. Era devia ser a mesma que brilhava no restante de Arda, não é? Isso me parece reminiscente do texto do Silma, onde se supõe que o Beren e a Lúthien tenham morrido mais cedo por causa da luz da silmaril.

Ringil disse:
Não há atemporalidade literal, mas, do ponto de vista de um mortal, em Aman os ciclos naturais estariam permanentemente estacionados.

Só olhando esta parte do seu post acima, eu fiquei curiosa com uma coisa, Ringil. Por que os ciclos naturais dos mortais sofreriam atemporalidade em Aman? Veja, temos um problema aqui: primeiro, você (e mais alguns daqui do tópico, pelo que eu vi) lembrou que os mortais deveriam viver menos, e agora você diz que eles estavam sujeitos à atemporalidade do lugar.
 
Eu não estou dizendo que Galadriel iria para Eressea, e essa permanencia purgatorial para o Frodo é citado no livro, eu não inventei isso e joguei aqui no fórum!

FLW

Fëanor

ps: Swanhild, como faz pra entrar para a ordem de Eä?
 
Fëanor, esse assunto de para onde a Galadriel e os demais foram é controverso, ok? Tem até um tópico sobre isso em algum lugar aí do Obras. Tem material nas cartas do Tolkien que mostra que Frodo pelo menos deveria ter ido para Eressëa, e material no Contos Inacabados que mostra que Galadriel também deveria ter ido para lá e ficado por lá, ao invés de morar em Valinor (e sim, nesse caso ela poderia ir ocasionalmente visitar Valinor, mas não residiria ali). Pelo seu post me parece que você estava lembrando do Contos, História de Galadriel e Celeborn, logo no começo do capítulo.

Sobre a Ordem, eu te mando uma MP.

(editado - typos)
 
Bem,
pra falar verdade, o fato que eu citei eu tenho quase certeza que ocorre do SDA, mas tudo bem. Controvérias há em quase todas as obras do Tolkien.
Acredito eu que a Galadriel, depois que o Frodo ofereceu o anel para ela, e ela resistiu a isso, ela própria diz que agora estava apta a ir para Valinor, portanto, acredito que com esse teste, ela ficou livre de qualquer tipo de permanencia purgatorial em Eressea...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo