• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moda & barbas élficas ( e outros pêlos! )

Naum acredito q o envelheciento fosse decorrente do tempo e sim mais das preocupações... jah q os elfos "naum tinham o envelhecimento" digo eles naum mudavam mais depois d atingir certa idade... axu q apenas as preocupações, os problemas e etc e tal poderiam "envelhecer" a figura d um elfo....
 
Ei, os hobbits tbm num tinham barba!! Quer dizer, só alguns (os grados, se eu num me engano), e n'O Hobbit tbm fala que os hobbits num tinham barba.
Pke issu?? E eles tinham pelo no pé!!!!
 
Ei, os hobbits tbm num tinham barba!! Quer dizer, só alguns (os grados, se eu num me engano), e n'O Hobbit tbm fala que os hobbits num tinham barba.
Pke issu?? E eles tinham pelo no pé!!!!

Porque Tolkien quis :mrgreen: .
 
realmente eh algo no q se pensar pq os hobbits naum tem barba.... ou eram imberbes ou naum... tipu eh mencionado apenas uma família d hobbits tendo barbas ou diversos?
 
eu so vim a saber q hobbits nao tinham barba beeeeeeeeeeeeem depois...eu sempre imaginei o bilbo c barba, ate me decepcionar quando fiquei sabendo dessa infelicidade... hummmmmm uma questão: existiam tesouras na TM? lascas? Facas q cortavam barba? como us homi faziam a barba?
 
Facas tem sim.... e qq homem com alguma cordenação e nakele tempo devia fazer a barba usando alguma faka... tipu eu sempre imaginei hobbits d rosto limpo, mas será mesmo q naum cresce nem um fiuzinho d barba neles? tipu q estranho issu... hehehehe pq os elfos eu nunka considerei mto normais :lol: , agora os hobbits são os mais normais depois dos humanos nessa história hehe
 
Naum acredito q o envelheciento fosse decorrente do tempo e sim mais das preocupações... jah q os elfos "naum tinham o envelhecimento" digo eles naum mudavam mais depois d atingir certa idade... axu q apenas as preocupações, os problemas e etc e tal poderiam "envelhecer" a figura d um elfo....

No Silmarilion é claro quando dizem que os elfos não envelhecem, eles podem é vir a se cansar de viver, palidecem e definham desgostosos do mundo e pesarosos, sendo levados para os salões de Mandos, de onde podem sair para se juntar aos seus irmãos nas terras imortais.

Quanto a questão dos pelos pubianos, eu acho que o Peter Jackson poderia esclarecer isso pra gente nos filmes pondo mais cenas extras com a Arwen... :lol:

E sobre as barbas, é como Balbo falou. Só Cirdan é mencionado como um elfo de barbas...
 
Boa idéia! naum faria malz algumas cenas com a Arwen neh? heheheh okz agora voltando ao assunto tipu Cirdan eh o único em q as barbas são mencionadas... mas tbm naum eh td elfo q ele diz claramente "tinha o rosto liso"... pq por mais q Tolkien tivesse um certo amor pelos detalhes (percebemos issu nos livros !hehe) naum eh preciso descrever, ele tinha poka barba no rosto, ou ele tinha apenas um bigode mto discreto ou coisas do tipu parecem ser relevantes e talvez tornassem o livro cansativo (jah tem gente q faz a proeza d me dizer q naum gosta d Tolkien pq põe mto detalhe nas obras o q dexa a leitura cansativa e chata!!! :x )
 
Tik disse:
Correção!!! eh imberbe e naum inerbe como escrevi... li acima e escrevi igual daí me veio a dúvida e fui veh... loiro eh f*** hahahaha malz galera... axu melhor voltah a estudah pra depois voltah a falah aki... ahha
8O :oops: :tsc:

sem comentários :disgusti:

Ringil disse:
Não acho que o 'envelhecimento' de Thingol tenha algo a ver com ciclos como os da nota que você postou, ali eles aparecem como se fosse algo natural e decorrente do tempo. E esse envelhecimento de Thingol não se deve ao tempo, e ele pôde ser revertido facilmente e rapidamente. O fea tem grande influência sobre o corpo nos elfos, esse inverno é decorrente dessa influência, sem relação com ciclos na vida longa desse povo.

Não decorrente, mas sim naturalmente. E quanto a Thingol, não foi facilmente curado. Olha, eu já tinha postado minha opinião nesse tópico antes, vou colocar de novo. E é claro, é pessoal essa opinião.

Pearl que na época era Aredhel disse:
Tilion entendi o que você quis dizer, e brigadin pelo texto.

Os elfos não sofrem envelhecimento físico, como o ser humano sofre pela idade. Até aí nós 2 concordamos.

Fora isso, tudo era causado diretamente ao fëa; os males sofridos pelo fëa iriam "pesar" sobre o hröa, em certos casos tornando a permanência no hröa insuportável para o fëa, já que este último alcançaria um nível no qual o hröa não seria capaz de manter em equilíbrio.


Bom, vou dizer o que eu acho, que é pessoal é claro.

Devido a força do espírito dos elfos, dependendo do estado do fëa de um elfo, isso certamente se mostraria no hröa do mesmo. Veja essa frase:

The love of the Elves for their land and their works is deeper than the deeps of the Sea, and their regret is undying and cannot ever wholly be assuaged

Eles também não tinha uma cura completa com relação aos seus espíritos, e com o passar do tempo, enquanto o fardo dos anos aumenta, seus espíritos ficam inquietos, e é claro isso se manifestará em seus corpos.

Tem o exemplo de Fëanor, Thingol, Míriel e por que não Círdan?

No caso do envelhecimento, mesmo ele sendo espiritual, isso vai se apresentar em seu hroa, e fazendo com seus corpos envelheçam, e ganhem aparência velha. E mesmo que seja um envelhecimento espiritual, isso deixaria de ser envelhecimento????

E isso também explicaria o porquê das descrições de elfos de diferentes idades não serem coerentes, como no caso de Glorfindel e Elrond, em que a manisfestação de seu hröa seria a representação de sua carga de vida e da força de seu espírito.

Mas tudo isso é claro que são opiniões, e que é pura especulação.
E foi mais ou menos baseado nisso que eu cheguei a conclusão que a velhice humana e elfica são semelhantes, mas não iguais.
 
O inverno de Thingol foi revertido com um toque de mão de Lúthien, ou seja, era plenamente reversível. Acho que não só esse envelhecimento como qualquer um fosse algo mais sutil, menos físico e mais a ver com o semblante, a luz nos olhos, postura... Se eles pudessem ficar velhos mesmo, com rugas e barbas como poderiam reverter esse estado? Suas barbas cairiam e sua pele se esticaria (me lembrei agora do exorcismo do Théoden)? Acho que se os elfos envelhecessem assim Galadriel com certeza não seria tão atemporal como parecia, ela viu guerras e morticínios, viu seus irmão assassinados, Doriath e Nargothrond, duas de suas moradas, e a própria Beleriand serem destruídas, e sentia um enorme anseio pelo mar e ainda tinha seu orgulho ferido e viu o fim de tudo que ela havia conseguido na TM, ela era pra estar caquética.
 
O inverno de Thingol foi revertido com um toque de mão de Lúthien, ou seja, era plenamente reversível. Acho que não só esse envelhecimento como qualquer um fosse algo mais sutil, menos físico e mais a ver com o semblante, a luz nos olhos, postura... Se eles pudessem ficar velhos mesmo, com rugas e barbas como poderiam reverter esse estado? Suas barbas cairiam e sua pele se esticaria (me lembrei agora do exorcismo do Théoden)? Acho que se os elfos envelhecessem assim Galadriel com certeza não seria tão atemporal como parecia, ela viu guerras e morticínios, viu seus irmão assassinados, Doriath e Nargothrond, duas de suas moradas, e a própria Beleriand serem destruídas, e sentia um enorme anseio pelo mar e ainda tinha seu orgulho ferido e viu o fim de tudo que ela havia conseguido na TM, ela era pra estar caquética.

Sim, mas que elfo dentre os amaldiçoados não passou por coisas terríveis na primeira era? Difícil contar o seu número. Acho que o amor que ela sentia pela Terra Média, por Lothlorien e até pelo seu marido mantinham-na com ânimo de viver. E, convenhamos, até que ela levava uma vida muito boa quando da guerra do anel... 8-)
 
A gente tem que lembrar que Círdan é, dos elfos conhecidos, o que ficou mais tempo nas Terras Mortais, ele envelheceu bem mais rapidamente que os outros elfos, e nunca esteve num local onde o tempo era "retido", como Valfenda e Lothlorien.
 
Ringil disse:
O inverno de Thingol foi revertido com um toque de mão de Lúthien, ou seja, era plenamente reversível.

Ringil, o que eu disse é baseado nessa frase: and their regret is undying and cannot ever wholly be assuaged . Duvido que Thingol tinha se recuperado totalmente. E mesmo assim, o simples toque de Lúthien na situação em Thingol estava não era tão simples assim. :wink:

Ringil disse:
Acho que se os elfos envelhecessem assim Galadriel com certeza não seria tão atemporal como parecia, ela viu guerras e morticínios, viu seus irmão assassinados, Doriath e Nargothrond, duas de suas moradas, e a própria Beleriand serem destruídas, e sentia um enorme anseio pelo mar e ainda tinha seu orgulho ferido e viu o fim de tudo que ela havia conseguido na TM, ela era pra estar caquética.

As coisas não são tão simples assim. Acho que isso é algo que não dá para avaliar, varia de elfo para elfo. Como medir o estado de espírito e emocional de alguem? Como comparar com o de outro elfo?
 
Ringil, o que eu disse é baseado nessa frase: and their regret is undying and cannot ever wholly be assuaged . Duvido que Thingol tinha se recuperado totalmente. E mesmo assim, o simples toque de Lúthien na situação em Thingol estava não era tão simples assim.

Vou admitir que eu não entendi lhufas dessa frase, meu inglês é bem capenga. Concordo que ele não deve ter se recuperado espiritualmente por completo, mas a idéia que a passagem me passa é de que seu corpo voltou a antiga forma. E Lúthien não era mais elfa, seu toque deve ter sido bem comum.

As coisas não são tão simples assim. Acho que isso é algo que não dá para avaliar, varia de elfo para elfo. Como medir o estado de espírito e emocional de alguem? Como comparar com o de outro elfo?

Eu sei que não é fácil comparar indivíduos diferentes mas Galadriel sofreu muito na TM e tinha um anseio pelo mar avassalador, isso deveria te-la pelo menos marcado um pouco seu corpo. O fato de ela viver sob a proteção de um anel não interferiria muito se esse envelhecimento fosse de dentro pra fora, e ela só viveu sob essa proteção uns três mil anos e Círdan também reteve um dos três por volta de mil anos.
 
mas legolas a velhice naum atingia os elfos... ele era o mais cansado, preocupado e marcado pelos problemas... talvez fosse soh issu... mas quanto a Círdan ter barba, axu estranho pq a barba nd tem a ver com as preocupações e a fadiga... (pelo menos axu)
 
Os elfos envelhecem sim. Muito mais lentamente que os homens, mas envelhecem. E os elfos que insistiam em permanecer na Terra-média e não partiam para Valinor, sentiam bastante esse envelhecimento. Círdan foi um elfo que provavelmente nasceu em Cuiviénen, e nunca deixou a Terra-média até que o último barco partisse. Ele definhou mais rapidamente que os outros elfos. Mesmo porque ele não estava em posse de nenhum dos Anéis dos Elfos, que fazia com que uma área ficasse intocada pelo tempo (no período em que deteve posse de Narya, Círdan nunca chegou a usar o Anel, não desta forma, ao menos).
 
Apesar de muitos acharem que sim, eu não acho que Círdan tenha nascido em Cuiviénen... Na verdade acho que nenhum dos elfos originais (os sem pai nem mãe) existiam na Terra-Média Moderna. Porque está escrito que os primeiros elfos não tinham domínio de seu corpo nem mente e as vidas deles, saúde e longevidade, eram muito semelhantes às vidas dos homens comuns e eles morriam mais cedo. Então acho que os originais acabaram todos envelhecendo e morrendo até que as novas gerações fossem ganhando melhor domínio de seus corpos e mentes e se tornassem perfeitos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo