heheheh, deixa eu me explicar um pouco melhor na área da genética.
Como quem já viu anatomia (no colegial mostra as vezes) o que detecta o som são um monte de pelinhos sensives....... Más nem todos esse pelinhos são funcionais, e com a idade eles são danificados (por isso quanto mais velho, menos se escuta), e escutar com fone de ouvido, ou som muito alto por muito tempo danifica e diminui sua capacidade alditiva
Quando você vai num show e fica com o ouvido fazendo aquele barulho, significa que você danificou um monte de pelinho e eles "travaram" naquela posição, e quando passa é que eles se tornaram inuteis.
Bem com esta informação (que é parecido com olfato) dá pra saber que alguns nascem com mais pelos que os outros (não pelos no corpo hehehe) e por isso identificam mais sons (fora a qualidade dos pelos hehehe), e é esta genética que eu falava. Caso alguem aqui do forum faça um exame vai descubrir que provavelmente perdeu 10% a 30% da audição e nem percebeu....(e olha que eu trabalho com computador hehehe)
Independente de sua capacidade auditiva você pode treinar sua audição para identificar a maior faixa possível de sons (lembrando que quando escutamos tambem identificamos o local de onde vem o som),e com isso pode perceber mais detalhes que antes não dava atenção. Más independente o quanto você treinar, você nunca ira ultrapaçar sua capacidade, apenas especializar o que você tem (e isso são outros quinhentos) Por isso é genética sim, ou você tem ou não. Pode treinar, más você apenas ganhou conhecimento, não está escutando o que não escutava, sou fez seu cerebro entender melhor o que você já percebia...
Agora voltando aos meros mortais como eu, que acho (quase com certeza heheh) que não tenho um ouvido musical, e tambem não estudo música para identificar mais sons, é cláro que não vou perceber todas as notas de algum instrumento que tenha outro acompanhando com notas parecidas e estejam na mesma faixa de som. Isso é comum.
Nem por isso alguem pode falar que eu não entendo bulhufas de música. Tem um monte de músicos (bons e não) que falam que escutam tudo quando na verdade só tocam com retorno no máximo e fazem a marcação da forma mais facil possível para eles. Isto é fato, só não concorda quem tem muito orgulho para isso.
Um exemplo bem conhecido (não fiquem bravos por favor) seriam os músicos que tocam punk (e que fique claro que eu gosto muito). Eles (alguns) não identificam todos os sons . Quem escuta na maioria não sabe se o baixo esta tocando, se o cara usa 1 ou 2 ou 3 cordas, se tem apenas bateria, se o baixo ta acompanhando a bateria, ou se a bateria tem um som cheio.... E olha que tem gente assim que entende muuiiitttooo de som, que toca pra caramba, e pode dar uma aula pra todo mundo, más eles não escutam todas as faixas de som. Acho que é isso heheh 8)