• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mixagem, altos e graves na música

Moderado por Maglor: criei esse tópico a partir do outro, porque é uma questão interessante, mas que se desviava do assunto daquele.

volatndo ao negócio do baixo:

Não estou falando em ser conhecedor de música nem ter ouvido clínico pra discernir instrumentos diversos.
Não estou falando da capacidade de um maestro de perceber entonações ínfimas desse ou daquele violino.
estou falando em perceber o alto e o grave.
com um máximo de seis instrumentos e nào importa quanta mixagem tiver vai ser muito simples. muito.
não precisa saber tocar nada nem mesmo batucar na mesa, é só alto e grave.
e se uma pessoa tem que se concentrar única e exclusivamente na música pra TENTAR perceber isso ela não entende lhufas.
 
"não precisa saber tocar nada nem mesmo batucar na mesa, é só alto e grave.
e se uma pessoa tem que se concentrar única e exclusivamente na música pra TENTAR perceber isso ela não entende lhufas"

ta bom, eu disse q no meio de uma massaroça musical, quanto o vocal, a guitarra , a batera taum num estilo "speed" estÃo debulhando até o ultimo numa musica, pra mim é dificil eu escutar o baixo CLARAMENTE na musica. Ainda mais quando o disco naum tem uma gravação nem mixagem boa.
Vc consegue enteder isso? A informaçÃo q eu te passei agora foi muito complicada pra vc entender? Eu me expressei de um modo complexo no qual sua inteligencia te impede de "codificar'"a informação acima?
[moderado por Maglor: Privateer, por favor, não seja agressivo em seus posts]
 
Já que veio pra cá, deixa eu colocar aqui denovo, depois comento...

nhotö batünrë, acho que na questão de escutar ou não o baixo você entrou em dois problemas. (pelo menos pra mim)
1-) Para escutar todos os instrumentos a pessoa tem que ter um "ouvido musical", ou seja, quem não tem a genética (e isso não é frescura, é verdade, pode treinar a vontade, más quem não tem não passará de um limite) não distinguirá os sons, como por exemplo um maestro (os bons) que sabem qual violino tocou acima ou a baixa, bem essas coisas
2) Com ou sem limitaçao podemos prender nossa atenção a um instrumento, ai sim podemos ouvir, más somente se a pessoa se dedicar pra saber como fazer isso, e depois quiser ouvir aquele instrumento. Tipo aquelas pessoa "você ouviu o teclado daquela...." e o outro responde "perai que vou voltar a musica...." e continua "é mesmo o cara detonou....", ou seja o cara só escutou quando tentou......
 
Meu, musica naum é completamente "Genética".
Se fosse assim, eu teria Ouvido Perfeito des da minha infancia, mas naum tenho!
Treinar Treinar e Treinar. Se eu naum estudasse todo tempo que estudo naum teria evoluido tanto (que ainda naum é nada :P )
 
heheheh, deixa eu me explicar um pouco melhor na área da genética.
Como quem já viu anatomia (no colegial mostra as vezes) o que detecta o som são um monte de pelinhos sensives....... Más nem todos esse pelinhos são funcionais, e com a idade eles são danificados (por isso quanto mais velho, menos se escuta), e escutar com fone de ouvido, ou som muito alto por muito tempo danifica e diminui sua capacidade alditiva
Quando você vai num show e fica com o ouvido fazendo aquele barulho, significa que você danificou um monte de pelinho e eles "travaram" naquela posição, e quando passa é que eles se tornaram inuteis.
Bem com esta informação (que é parecido com olfato) dá pra saber que alguns nascem com mais pelos que os outros (não pelos no corpo hehehe) e por isso identificam mais sons (fora a qualidade dos pelos hehehe), e é esta genética que eu falava. Caso alguem aqui do forum faça um exame vai descubrir que provavelmente perdeu 10% a 30% da audição e nem percebeu....(e olha que eu trabalho com computador hehehe)

Independente de sua capacidade auditiva você pode treinar sua audição para identificar a maior faixa possível de sons (lembrando que quando escutamos tambem identificamos o local de onde vem o som),e com isso pode perceber mais detalhes que antes não dava atenção. Más independente o quanto você treinar, você nunca ira ultrapaçar sua capacidade, apenas especializar o que você tem (e isso são outros quinhentos) Por isso é genética sim, ou você tem ou não. Pode treinar, más você apenas ganhou conhecimento, não está escutando o que não escutava, sou fez seu cerebro entender melhor o que você já percebia...

Agora voltando aos meros mortais como eu, que acho (quase com certeza heheh) que não tenho um ouvido musical, e tambem não estudo música para identificar mais sons, é cláro que não vou perceber todas as notas de algum instrumento que tenha outro acompanhando com notas parecidas e estejam na mesma faixa de som. Isso é comum.
Nem por isso alguem pode falar que eu não entendo bulhufas de música. Tem um monte de músicos (bons e não) que falam que escutam tudo quando na verdade só tocam com retorno no máximo e fazem a marcação da forma mais facil possível para eles. Isto é fato, só não concorda quem tem muito orgulho para isso.

Um exemplo bem conhecido (não fiquem bravos por favor) seriam os músicos que tocam punk (e que fique claro que eu gosto muito). Eles (alguns) não identificam todos os sons . Quem escuta na maioria não sabe se o baixo esta tocando, se o cara usa 1 ou 2 ou 3 cordas, se tem apenas bateria, se o baixo ta acompanhando a bateria, ou se a bateria tem um som cheio.... E olha que tem gente assim que entende muuiiitttooo de som, que toca pra caramba, e pode dar uma aula pra todo mundo, más eles não escutam todas as faixas de som. Acho que é isso heheh 8)
 
Acho que o hábito de escutar faz com que você comece a perceber os sons melhor... Eu mesmo fui assim... Há uns dois anos eu não sabia pra que servia um baixo na musica e a diferença no som de um slide e de um hammer-on por exemplo... Mas acho que sentir esses altos e graves é uma coisa espontânea, num vou ouvir uma musica pra tentar perceber isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo