1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Sete Maravilhas de Arda Minas Tirith

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Tuor, 27 Fev 2009.

  1. Tuor

    Tuor Usuário

    Minas Tirith

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Minas Tirith situava-se na região de Anorien, na zona norte de Gondor. A cidade jazia no sopé do Mindolluin, o monte mais a este das Montanhas Brancas. Uma saliência rochosa unia o Mindolluin ao Monte da Guarda, sobre o qual a cidade branca foi construída. Ficava na margem oeste do Anduin, e diretamente à sua frente, do outro lado do rio, se avistava as Montanhas da Sombra e a terra negra de Mordor.


    Localização
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Geografia

    A cidade consistia de sete níveis circulares, cada um mais alto que o anterior. O nível superior ficava a mais de 200 metros do solo. Cada nível se encontrava rodeado por uma forte muralha de pedra. A muralha principal, no primeiro nível – chamada Muralha da Cidade ou Othram – era especialmente alto e resistente. Era considerado impenetrável; a sua dura e lisa superfície era semelhante à de Orthanc. A Muralha é descrita como negra, pelo que pode não ter sido feita de pedra branca como o resto da cidade.

    O Grande Portão, no primeiro nível, estava virado para leste, mas os restantes portões não estavam alinhados com ele, de maneira a tornar a captura da cidade mais difícil em caso de ataque. Os portões do segundo ao sexto nível estavam virados ora para sudeste ora para nordeste, alternadamente, enquanto que o portão do sétimo nível virava, tal como o primeiro, diretamente para leste. Cada portão tinha uma guarda própria e uma senha. A estrada principal ziguezagueava entre os vários portões até ao pátio no sétimo nível. Havia várias outras ruas e becos em cada nível.

    Na vertente este do Monte da Guarda, um enorme bastião de pedra subia desde o primeiro nível, por detrás do Grande Portão, até ao último. Esta saliência rochosa dividia os níveis intermédios, tendo sido feitos túneis arqueados para permitir que a estrada principal passasse através dela. Um túnel inclinado cavado na rocha dava acesso ao último nível, onde a saliência formava como que uma torre defensiva. No seu extremo, havia uma abertura e um banco de pedra através da qual se podia ver o Grande Portão e toda a extensão dos Campos do Pelennor.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Mapa de Minas Tirith


    Existiam várias grandes casas e pátios em Minas Tirith, bem como torres, de onde sinos assinalavam as horas do dia. Nos arquivos bem guardados da cidade estavam registados séculos de história e sabedoria, em vários livros e pergaminhos que requeriam autorização especial para consulta. No primeiro nível havia um vasto átrio por detrás do Grande Portão. A VelhaCasa de Hóspedes também estava localizada no primeiro nível, na Rath Celerdain.

    No quinto nível, sobre a rocha que unia o Monte da Guarda ao Mindolluin, os governantes de Gondor tinham o seu último lugar de descanso, em túmulos de pedra postos na Casa dos Reis e na Casa dos Regentes, na Rua Silenciosa. Só podiam ser alcançados por uma estrada curva que conduzia do Fen Hollen – a Porta Fechada – no sexto nível.

    As Casas de Cura ficavam no sexto nível de Minas Tirith, para sudeste. Os jardins em volta das Casas de Cura eram os únicos na cidade. Também no sexto nível, perto do portão que levava à Cidadela, ficavam os estábulos, junto com as habitações temporárias de mensageiros a cavalo.

    A Cidadela jazia no topo do sétimo nível. Era uma fortaleza forte e murada, onde vivia o Rei de Gondor junto com a sua corte. Em volta das muralhas da Cidadela estavam sete torres, e no centro a Torre de Ecthelion, uma torre branca com quase cem metros de altura. Do Salão da Torre reinavam os Reis, e mais tarde os Regentes. A Casa do Rei ficava atrás da torre, para oeste. Na parte norte da torre ficava o Grande Salão de Festas. Em frente da torre ficava o Pátio da Fonte, pavimentado com pedras brancas. Junto à fonte estava a Árvore Branca de Gondor.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Salão do Rei


    Para lá das muralhas de Minas Tirith estavam as planícies férteis chamadas de Campos de Pelennor, onde se guardava gado e cultivava. Havia algumas fazendas nos Campos, embora a maior parte das pessoas habitasse a cidade. Uma comprida muralha, a Rammas Echor, contornava os Campos de Pelennor e Minas Tirith, estendendo-se desde o Mindolluin até as margens do Anduin, e de volta até o Monte. Servia como primeira linha de defesa em caso de ataque.

    Duas estradas principais conduziam a Minas Tirith: a Estrada Sul, que chegava à cidade das terras sul de Gondor, e a Grande Estrada Oeste, que vinha de Rohan (para lá de Rohan juntava-se ao à Estrada Norte-Sul, unindo assim Minas Tirith a Eriador, onde Arnor outrora se situara). Os barcos que viessem pelo Anduin com destino à cidade branca estacionavam em Harlond, três milhas a sudeste dela.



    História

    Quando Gondor foi fundada em 3320 da Segunda Era, Osgiliath era a capital. Os filhos de Elendil, Isildur e Anárion, comandaram conjuntamente de Osgiliath, mas também estabeleceram suas próprias fortalezas em cada lado do Anduin. Isildur construiu Minas Ithil – a Torre da Lua – na parte leste, e Anárion, Minas Anor – a Torre do Sol – na parte oposta do rio.


    Em 3429 da Segunda Era, Sauron atacou Gondor. Minas Ithil foi tomada e Isildur foi para o norte em busca de ajuda, enquanto Anárion defendia Osgiliath e Minas Anor. As forças de Anárion foram capazes de empurrar Sauron de volta a Mordor até que a Última Aliança dos Homens e Elfos chegasse. Anárion foi morto durante a dita Guerra em 3440, e a guerra terminou com a derrota de Sauron no ano seguinte.


    No ano Segundo da Terceira Era, Isildur plantou uma muda da Árvore Branca em Minas Anor em memória de seu irmão. Ostoher, o sétimo Rei de Gondor, começou a reconstruir e expandir Minas Anor a partir de 420. Logo após se tornou costumeiro para os Reis de Gondor residirem em Minas Anor nos meses de verão, embora em Osgiliath ainda permanecesse o trono de Gondor.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Vista da Cidade; Mindolluin ao fundo


    Osgiliath foi danificada durante a Guerra civil da Contenda de Famílias em 1437, e depois da Grande Peste de 1636, a cidade ficou parcialmente inabitada. Em 1640, o Rei Tarondor transferiu a corte do Rei permanentemente para Minas Anor, que se tornou a capital e cidade principal de Gondor. A Torre Branca foi construída na Cidadela de Minas Anor em 1900 pelo Rei Calimehtar, com o palantír conhecido como a “Pedra de Anor” posta lá.


    Em 2002, os Nazgûl tomaram Minas Ithil, que foi renomeada “Minas Morgul”, a Torre da Magia Negra. Assim, Minas Anor também foi renomeada, mas para Minas Tirith – a Torre da Guarda – por causa da posterior constância na vigilância da cidade contra a ameaça vinda do outro lado do Anduin. A Rammas Echor que circundavam Minas Tirith talvez tenha sido construída por volta dessa época, adicionando defesa contra ataques.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Gandalf chega a Minas Tirith


    Em 2050, o Rei Earnür foi para Minas Morgul em resposta ao desafio advindo do Rei-Bruxo, e nunca retornou. Ele não deixou herdeiros, então a partir daquele momento os Regentes governaram Gondor na ausência de um Rei.


    A Torre Branca foi reconstruída em 2698 pelo Regente Ecthelion I, se chamando a Torre de Ecthelion. Em 2872, após a morte do Regente Belecthor II, a Árvore Branca morreu, sendo deixada na fonte do pátio, por não encontrarem mudas para substituírem-na.


    Pelo fim da Terceira Era, a população de Minas Tirith declinou juntamente com a cidade. Mas Minas Tirith permaneceu como capital de Gondor e foi a linha de frente de defesa contra a ameaça de Mordor. Sauron havia retornado para Mordor em 2942, e em 2951 se declarou abertamente, aumentando suas forças.


    Em 13 de março de 3019, as forças de Sauron atravessaram o Anduin. Rammas Echor foi rompida e os Campos do Pelennor foram tomados. As forças inimigas lideradas pelo senhor dos Nazgûl sitiaram Minas Tirith. Catapultas lançavam bombas contra a muralha da cidade, que caía em chamas, e o fogo tomou conta do primeiro nível. As cabeças decapitadas de soldados de Gondor mortos foram também catapultados por sobre a muralha. Assim o primeiro nível bateu em retirada, exceto por poucos que a defendiam.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Batalha nos Campos do Pelennor


    Na madrugada de 15 de março, o Grande Portão da cidade foi destruído pelo aríete de Mordor chamado “Grond”. O Rei-Bruxo cavalgou através do portão e foi confrontado por Gandalf. Até aquele momento, nenhum inimigo jamais havia entrado pelos portões da cidade. O amanhecer veio e trompas foram ouvidas nos Campos do Pelennor. Os cavaleiros de Rohan chegaram para auxiliar Minas Tirith.


    Os Rohirrim e homens de Gondor lutaram contra as forças inimigas de orcs e homens, incluindo Easterlings e Haradrim montados em Olifantes. Durante a batalha, o Rei Théoden de Rohan foi morto pelo Rei-Bruxo, sendo este morto posteriormente por Éowyn, com ajuda de Merry Brandebuque. Na pira de Minas Tirith, Denethor, o então Regente de Gondor, sucumbiu ao desespero e se queimou vivo, quase levando seu filho Faramir junto.


    Quando a perspectiva de batalha estava desfavorável aos defensores da cidade, Aragorn chegou com reforço pelos navios dos Corsários, onde estendeu a bandeira estampada com a Árvore Branca e as Sete Estrelhas dos Reis de Gondor. O inimigo foi subjugado ou empurrado para o rio, e a Batalha dos Campos do Pelennor foi vencida.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Cidade depois da Batalha


    Aragorn não entrou em Minas Tirith como Rei, embora tenha ido às Casas de Cura para auxiliar os feridos. Em 18 de março, foi levada por ele a Companhia do Oeste que marchou até o Portão Negro de Mordor. Ali, em 25 de março, teve início a Batalha do Morannon até que o Anel foi destruído e o reino de Sauron ruiu. Das muralhas de Minas Tirith, Éowyn e Faramir viram a sombra se esvair e as pessoas da cidade comemoraram.


    Aragorn retornou a Minas Tirith no dia 1º de maio e foi coroado rei. O estandarte dos Regentes foi retirado da Torre de Ecthelion e um novo, do Rei, foi posto naquele local. Em 25 de junho Aragorn encontrou uma muda da Árvore Branca no Monte Mindolluin, que foi plantada no pátio da fonte e logo trouxe flores. Arwen veio para Minas Tirith, casando-se com Aragorn.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Coroação do Rei Aragorn


    O Grande Portão foi substituído por Gimli e os Anões das Cavernas Cintilantes. Gimli também ofereceu seus serviços na reforma das ruas da cidade, enquanto Legolas disse que plantaria jardins e árvores em Minas Tirith. A população da cidade cresceu e prosperaram sob o reinado de Aragorn, o Rei Elessar.



    Nomes e Etimologia

    Frequentemente chamada simplesmente de Cidade, também chamada de Cidade de Gondor.

    A Cidade foi originalmente chamada Minas Anor, que significa "Torre do Sol"; nome derivado de minas, "torre" e anor, "sol". Foi também chamada a Torre do Sol e a Torre do Sol Poente na Língua Comum. Minas Anor foi renomeada Minas Tirith, que significa "Torre da Guarda". A palavra tirith deriva de tir, "vigiar, observar". O novo nome indicava que a Cidade estava em guarda contra os Nazgûl em Minas Morgul e a crescente ameaça de Mordor. Foi também chamada de Torre da Guarda e a Cidade Protegida na Língua Comum.

    É bem provável que o nome Minas Anor tenha sido usado mais uma vez após a queda de Sauronr. (ver expemplo em O Silmarillion.)
    P.S.: Não consegui achar essa citação no livro, fica a seu critério mantê-la.

    Os Rohirrim a chamavam de Mundburg, derivando do Inglês Antigo ''mundbeorg'', "colina protetora". Os Woses chamavam-na a Cidade de Pedra.


    Cronologia dos fatos

    Segunda Era

    3320
    Fundação do reino de Gondor. Anárion estabelece a fortaleza de Minas Anor na mesma época.

    3329
    Sauron captura Minas Ithil e Anárion defenfe Osgiliath e Minas Anor.

    3434
    A Guerra da Última Aliança começa.

    3440
    Anárion é morto em batalha.

    3441
    Sauron é derrotado e Isildur toma o Um Anel.


    Terceira Era:

    2
    Isildur planta a Árvore Branca em Minas Anor em memória de Anárion, seu irmão.

    420-430
    Rei Ostoher reconstrói e expande Minas Anor. Os Reis de Gondor passam a morar em Minas Anor durante o verão.

    1437
    Osgiliath é danificada na guerra civil da Contenda das Famílias.

    1636
    Muitas pessoas em Gondor perecem durant a Grande Peste. A Árvore Branca morre.

    1640
    Rei Tarondor permanentemente realoca a côrte real para Minas Anor e plana uma semente da Árvore Branca lá.

    1900
    Rei Calimehtar constrói a Torre Branca em Minas Anor para abrigar o palantir.

    2002
    Minas Ithil é capturada pelos Nazgûl e é renomeada Minas Morgul.

    2043
    Rei Earnur muda o nome de Minas Anor para Minas Tirith, a Torre da Guarda, devido à vigilância da Cidade sobre Minas Morgul.

    2050
    Rei Earnur é perdido em Minas Morgul e os Regentes começam a governar Gondor durante a ausência de um Rei.

    2698
    A Torre Branca é reconstruída pelo Regente Ecthelion I.

    2872
    A Árvore Branca seca e morre e nenhuma semente é encontrada.

    2942
    Sauron secretamente retorna para Mordor.

    2951
    Sauron se declara abertamente e começa a aumentar seu poder.

    3019
    09 de março: Gandalf e Pippin chegam à Minas Tirith.
    13 de março: A Rammas Echor é quebrada e os Campos Pelennor invadidos. O cerco de Minas Tirith começa.
    15 de março: O Grande Portão de Minas Tirith é quebrado. A Batalha dos Campos Pelennor começa. Aragorn chega portando o estandarte dos Reis de Gondor e a batalha é vencida.
    18 de março: A Hoste do Oeste (melhor seria colocar O Exército do Oeste, fica a seu critério) deixa Minas Tirith.
    25 de março: O Anel é destruído e o reino de Sauron acaba.
    01 de maio: Aragorn é coroado frente aos Portões de Minas Tirith e entra na Cidade como Rei.
    25 de junho: Aragorn encontra uma muda da Árvore Branca.
    Véspera do Solstício de Verão: Arwen chega à Minas Tirith.
    Solstício de Verão: Casamento de Arwen e Aragorn.


    Vídeo

    Cena da chegada de Gandalf em Minas Tirith
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Fonte

    Thain's Book


    Autores

    ALF - tradução
    Lord Treville - imagens
    O 10º membro da Sociedade - tradução
    Tuor - imagens, tradução e revisão
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Ótimo Ótimo x 8
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Tuor

    Tuor Usuário

    Cenário do filme O Senhor dos Anéis


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 27 Fev 2009
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Tuor

    Tuor Usuário

    Ilustrações de Minas Tirith

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 27 Fev 2009
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Tuor

    Tuor Usuário

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 1 Mar 2009
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    E mais uma vez vc mandou muitíssimo bem no post! Fantástica a biografia de Minas Tirith! Como se não bastasse as imagens pra abrilhantar o perfil da cidade, o histórico tá mto bem elaborado!
    Parabéns
     
  6. Uhuuuu, ótimo trabalho, haja paciência.
    Bem que podia ser menos branco, ter um amarelozinho. Zueira.
    Ficou muito bom mesmo parabéns. Vou usar no meu trabalho.
     
  7. sunny

    sunny Usuário

    Nossa, excelente! Esclareceu muita coisa pra mim
     
  8. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Muito bom o texto as imagens e ilustrações. Minas Tirith é uma das Maravilhas mais bonitas feitas pelo homem na TM. Provávelmente tem meu voto.

    Parabéns aos rapazes que tiveram um arduo trabalho para organizar tudo!
     
  9. Passo_Largo

    Passo_Largo SUB ZERO, WINS

    8-O

    Muito Feraaa!!!!

    :hihihi:
     
  10. lah feh

    lah feh Usuário

    meus parabénsss ...

    ficou maravilhosoo ...

    tirou muitas duvidas que eu tinha ...

    Otimo trabalho ..


    ^^
     
  11. Mtek

    Mtek Dia do Pão-de-mel

    Grande post!

    Parabéns.
     
  12. Veänis

    Veänis Lempe ou Sleestak?

    Nuuusssaaa!
    Simplesmente amei todas as fotos, montagens, maquetes... Mas especialmente o mapa.
    Sou doida por eles!
    Valeu Tuor!
     
  13. Excluído032

    Excluído032 Excluído a pedido

    Minas Tirith nunca despertaram meu interesse no inicio, fui uma cidade que eu aprendi a gostar.Cara as imagens ficaram mto boas, o mapa da cidade realmente mto bom , a cane q mais gosto é do Gandalf chegando em Minas Tirith.
     
  14. Mornenion

    Mornenion Quem dissse que sou um

    Gosto muito da estrutura das minas...muito bem feita...varios niveis diferentes impedindo uma invasão direta...se não me engano quase todas as "cidades" eram assim...mas mesmo assim acho Minas Tirith a "minha primeira maravilha de Arda"...hehe...
    =]
    .
     
  15. Kirk00x

    Kirk00x Kirk

    É a Cidade melhor feita do filme, uma das poucas coisas que ficaram fieis ao filme!!!! As maquetes e fotos ficaram perfeitas e gostei dessa "planta" de Minas Tirith, é algo que ajuda a compreender a "estrutura" de Minas Tirith muito melhor! :yep:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    Como sempre o trabalho realisado pelo Tuor sem duvida fica maravilhoso.
    Sempre me considerei um cavaleiro de Gondor, e um dos fatores é pela organização das Minas Thirit, desta forma só posso elogiar o post aqui mostrado.
    Entao meus parabenz mais uma vez.:mrgreen:


    Valeu
     
  17. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Excelente trabalho. Parabéns
     
  18. EduAC

    EduAC Usuário

    Alguem já reparou como Minas Tirith parece o monte de Saint Michel? Será que o PJ sem inspirou nele pra fazer Minas Tirith?
     
  19. Erhanor

    Erhanor Usuário

    Pq os orcs não conseguiram derrubar o Portão Principal e apenas o Grond consegue derrubar?O Portão era feito de um material diferente?
     
  20. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    No cerco a Minas Tirith, o portão não tinha nenhum material especial. Mas era gigante, feito de madeira e aço. Muito difícil de quebrar, exatamente por isso tiveram que usar o Grond. A muralha externa era de aço numenoriano, igual Orthanc.

    Depois, Aragorn o reconstruiu com a ajuda dos anões, e usou Mithril.
     

Compartilhar