Do jeito que é, Warcraft dificilmente se adapta a d20, por isso eu queimaria o livro.
Eu já acho o contrário.
E eles podiam ter feito coisa muito melhor, mesmo com as limitações inerentes à história de Warcraft.
Eu concordo, mas qualquer adaptação é defeituosa por natureza.
Há furos absurdos nas regras, classes de personagens patéticas (monge taurino que conjura magia divina?! WTF?!)...
Também existem monges conjuradores de magia divina nos suplementos básicos de D&D. Nada pouco lógico, ao contrário dos monges conjuradores de magias arcanas, presentes apenas nos suplementos básicos de D&D.
Ah, quando digo suplementos básicos, entenda aqueles sem direcionamento a um cenário específico, como os Complete etc.
...isso sem falar num Livro de Monstros absurdo (cheio de bichos redundantes: o pit lord é quase um Balor, o centauro é exatamente igual ao LdMo do D&D,...
Falou certo: quase. E no próprio livro básico, no final, diz que não existe a necessidade de se comprar o Livro de Monstros do cenário, já que as criaturas são em grande parte parecidas, se não iguais.
Eu mestrava Warcraft com o livro dos monstros de D&D mesmo, sem problema algum. Apenas não podia colocar as crituras que só tinham no livro próprio do cenário.
e coisas totalmente absurdas para D&D (a absorção de pontos de vida do Dreadlord é uma).
Toque vampírico não faz a mesma coisa? E outra, como poderiam fazer uma adaptação mais fiel ao cenário, se prendessem tudo nos conceitos básicos de D&D? É por isso que é D20, também. Aliás, gostaria de saber como sequer isso se caracterizaria como absurdo num sistema próprio para fantasia medieval, onde todo o tipo de atrocidades contra a física é cometido.
Sem falar que cortarem e restringirem uma imensa parte da lista de magias dos magos e feiticeiros torna as classes praticamente inviável, a menos que você seja um warlock/necromancer/wizard épico.
Isso é adaptar ao sistema, se tivessem mantido, não seriam os Magos e Feiticeiros de Warcraft, e sim os de D&D e cenários base. E cortaram as magias de Invocar Criaturas e Necromanticas. Grande coisa. Invocar crituras só era útil nos níveis altos, tanto pelas criaturas quanto pela duração da magia, e as magias necromanticas realmente fazem falta, mas só metade delas e olhe lá, e isso só em níveis futuros (exceto Ray of Enfeeblement, que ruleia).
Em suma, Warcraft não se encaixa em d20, e WoW é simplesmente patético.
Como já disse, discordo e discordo. WoW é divertido pacas, e esse é o motivo pelo qual as pessoas tem trocado o RPG de mesa pelo de computador, buscando algo menos sistemático e complicado. Daí temos a 4ªed, pra tentar corrigir isso.
Ah:
-Qualquer livro do sistema Daemon: Jesus toma conta! Lobisomens são vampiros!
Lobisomens são lobisomens. Apenas existe uma raça vampírica semelhante, e eles são relacionados por uma maldição comum, baseada em lendas de verdade (ah, você entendeu).
Criticar sem conhecer é feio
E sim, eu gosto de sistema Daemon. Acho flexível e com bastante liberdade de criação. Tem seus contras, mas isso todo sistema tem.