• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manda Pra Fogueira

Bom, numa coisa todos concordamos...

estou me referindo mais diretamente a uma crítica aos MMORPGs: eles estão lentamente assassinando os RPGs tradicionais, e a 4a edição e aquelas miniaturas absurdas são a maior prova disso. Quanto ao WoW, eu pessoalmente não dou crédito aos que jogam lá: quase ninguém está pouco se du* pra histórias de qualquer tipo (de onde que eles tiraram que os orcs gostariam de se aliar a mortos-vivos?!), eles estão lá para acumular níveis, aprender a magia mais foda e ter a arma mais porreta, além de matar o Kael'thas ou o Thrall assim que der o repop, é um jogo totalmente vazio. Um retrocesso completo, pois esse tipo jogo absurdo está ganhando espaço que era do RPG, e, pior, o RPG está se corrompendo para ficar cada vez mais "automático" e direto quanto esses MMORPGs

Isto.
 
Não vou discutir 4Ex3.5 aqui. Mas vou discordar completamente deste post.

Eu não vejo por que MMORPGs estariam "assassinando" RPGs de mesa. É o mesmo que dizer que o cinema está assassinando a literatura. É uma mídia completamente diferente, que utiliza muito da outra mais antiga, tem uma grande apelo com as massas (ou seja, é uma concorrência violenta).
A 4E NÃO requer miniaturas para jogar, e se você acha que ela parece com MMORPG, você não entendeu o sistema. Para mim, o que parece MMORPG é tesouro aleatório e perder experiência para fazer alguma coisa, por exemplo.
Se você classifica quem joga WoW em um único grupo, isso é preconceito. Me faz perguntar quantas pessoas você conhece que jogam WoW.
Um retrocesso? Quem é você para dizer para qual a direção certa a seguir? Eu prefiro RPG de mesa, mas isso é apenas meu gosto.
Não sei o que você considera "corromper-se", mas eu diria que não necessariamente toda alteração vinda de um MMORPG é ruim. Pelo menos, não pior do que se tivesse vindo de um livro, filme, jogo de tabuleiro, ou inventada do zero. Se a regra for boa, tornar o jogo mais divertido e não menos, tanto faz de onde ela veio. Quanto a se tornar "automático", se por isso você quiser dizer simples, precisando de menos trabalho do grupo, então é bom.
 
Sabe, eu gostei bastante do Star Wars Saga Edition. Se a 4E usasse as mesmas regras, eu seria um cara mais feliz.
 
Eu nunca joguei, e não tive a chance de ver as regras direito, mas pelo que eu sei o SW Saga é bastante parecido com o D&D3.5 - ou seja, eu definitivamente daria toda a razão a quem critica a 4E se ela fosse assim. Para ser uma nova edição, tem que ser nova mesmo.
 
Não vou discutir 4Ex3.5 aqui. Mas vou discordar completamente deste post.

Eu não vejo por que MMORPGs estariam "assassinando" RPGs de mesa. É o mesmo que dizer que o cinema está assassinando a literatura. É uma mídia completamente diferente, que utiliza muito da outra mais antiga, tem uma grande apelo com as massas (ou seja, é uma concorrência violenta).
A 4E NÃO requer miniaturas para jogar, e se você acha que ela parece com MMORPG, você não entendeu o sistema. Para mim, o que parece MMORPG é tesouro aleatório e perder experiência para fazer alguma coisa, por exemplo.
Se você classifica quem joga WoW em um único grupo, isso é preconceito. Me faz perguntar quantas pessoas você conhece que jogam WoW.
Um retrocesso? Quem é você para dizer para qual a direção certa a seguir? Eu prefiro RPG de mesa, mas isso é apenas meu gosto.
Não sei o que você considera "corromper-se", mas eu diria que não necessariamente toda alteração vinda de um MMORPG é ruim. Pelo menos, não pior do que se tivesse vindo de um livro, filme, jogo de tabuleiro, ou inventada do zero. Se a regra for boa, tornar o jogo mais divertido e não menos, tanto faz de onde ela veio. Quanto a se tornar "automático", se por isso você quiser dizer simples, precisando de menos trabalho do grupo, então é bom.

D&D nunca foi um sistema simples (até que você se acostumar com ele). E nem deveria. Há um sério problema com essa simplificação que, ao meu ver, é absolutamente absurda. E esse problema é que D&D perdeu o grande escopo que um sistema de regras mais completo (completo mesmo, não complexo) naturalmente tem. A simplificação das regras, ao meu ver, é uma maneira de atingir outro público-alvo com o RPG. As crianças: as mesmas crianças que jogam Magic, o jogo de miniaturas de D&D, e MMORPGs.

Na realidade, eles estão rebaixando o D&D ao nível destes outros jogos, porque querem apenas vender livros. Talvez lançar um suplemento de D&D por mês não gerasse tanta grana quanto os caras da Wizards gostariam, então eles decidiram enterrar o bom e velho RPG de vez.

Mas o problema aqui não é nem isso. Eles transformaram o D&D (o d20, até) em coisa para iniciante. E para criança.
 
Os suplementos da moongose do d20 system. Tem feats como atack power que tira movimento para adicionar dano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo