Isso, acho, não é questão de idade e sim de pessoa para pessoa. Celeborn, por exemplo, considerou ofensiva a estada de Gimli após o relato sobre o Balrog (e ele e muitos de Lórien, mesmo antes de tal relato, não estavam tão a vontade com a presença de um anão); ao passo que Galadriel, praticamente da mesma idade, o tratou com gentileza e dissipou esse mal entendido. Mas, talvez Celeborn tenha feito isso por alguma mágoa em relação ao passado e não pensando na real ameaça em si.
Vocês precisam entender, de uma vez por todas, que esse apego
extremo aos anos contados apressadamente e, neste caso, cronologicamente, é coisa dos Homens, uma vez que são estes os que possuem a mortalidade, ou seja: são estes que têm pressa e se preocupam com os anos que se passam.
Elfos não envelhecem, mas carregam os anos e as dores do mundo em seus olhos e suas expressões. Amadurecem no sentido de excesso de informação, de conhecimento, de estudos, de criação, de estética, de sofrimento, de alegria. Crianças élficas nascem numa proporção muito menor que a dos Homens e, sendo assim, não existe a pressa em se desenvolverem.
E aí voltamos ao começo: esse apego excessivo aos anos e o que se pode fazer com eles é coisa dos Homens, não dos Elfos.
Eu realmente acho que a personalidade também influência, e o que a nossa amiga Sindar Princess disse, faz muito sentido... Mais eu acho que apesar da imortalidade, os elfos ainda passam por 'fases' na vida... Não exatamente por criança, adolescente, adulto, etc... Mais eles devem ter épocas distintas...
Voltando ao exemplo de Elrond e Legolas... Elrond é inquestionavelmente mais velho que o Legolas, por isso tem acumulado muito mais conhecimento e sabedoria, fato! E essa sabedoria, essa experiência o faz ser mais cauteloso, calmo, perspicaz, etc... Mais ele ja deve ter tido sua fase de descobertas, de ver coisas no mundo que ele nunca viu, de experiências que nunca passou, sentimentos que nunca sentiu, e isso provavelmente o deixava mais ancioso, mais 'rebelde', mais imprudente, caracteristicas que eu consigo ver, mesmo que bem ocultas, no personagem Legolas, que é um elfo mais novo...
Enfim, não é por que são imortais, que eles 'morrem' (meio irônico isso, mais vocês entenderam) do mesmo modo que nasçeram... Por mais que eles sejam criaturas 'especiais' em relação aos outros, eles nasçem ignorantes em relação ao mundo, nasçem como um humano, com nada em sua cabeça... E mesmo para os elfos mais velhos, o mundo é um lugar grande demais para se conhecer por completo... Podem achar engraçado, mais temos até a frase de Gandalf: "Eu posso passar anos com os Hobits, mais mesmo assim eles continuam a me surpreender" (estou longe dos meus livros, no trabalho, então me perdoem, sei que a frase é bem diferente dessa, mais deu para entender né)... E aposto que em toda sua vida, Elrond nunca imaginou um Hobbit salvando o mundo de Sauron, acabando com a maldade que surgiu desde a época de Iluvatar, ele e outros elfos mais velhos, foram surpreendidos por isso, isso mostra que eles não sabem TUDO, estão ainda aprendendo, evoluindo, mudando... E conforme isso ocorre, eles vão passando por 'fases', por que se apenas dissermos que os elfos "não sentem o tempo passar, eles apenas acumulam conhecimento, sabedoria, etc..." poderiamos considerá-los todos velhos anciãos '-'
Tenken