• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mágica humana

*Anoriell* disse:
Mas e quanto aos "poderes" de Gandalf por exemplo??? Pra mim akilo é magia ... :?

Sim, talvez os "poderes" de Gandalf se enquadrem no conceito que a maioria tem de "magia". No entanto, dentro da obra tolkieniana, aquilo é simplesmente Arte, ou melhor, Sub-criação.

Se vc é novata, não deve ainda saber da origem de Gandalf... Não vou me alongar no assunto (pra não estragar a surpresa :wink: ), mas posso adiantar que ele não é um homem. Ele é um dos já citados seres com capacidade sub-criativa elevada, figurando alto na hierarquia de Arda. Todos aqueles fogos e luzes característicos de Ólorin (como Gandalf era conhecido no Oeste) são amostras da Criação sendo alterada por ele.

Sacou? :wink:
É só se desligar do senso comum e mudar um pouquinho o que vc achava que era "magia".

*Anoriell* disse:
Como assim "energia liberada qdo um fëa deixa o corpo " ???

Não entendi ...

Morgoth, o vala decaído (equivalente ao Lúcifer bíblico), inventou uma nova e hedionda maneira de se sub-criar em Arda, que podia ser empregada também por homens, seres com capacidade subcriativa quase nula.

Quando um espírito (fëa) deixa um corpo (hröa), libera uma energia mórbida que pode ser canalizada e utilizada para moldar a Criação de Eru, de acordo com a vontade daquele que realiza a Necromancia. Essa energia é, óbvio, diferente daquela que possuem os Valar, Maiar e, em grau distinto, os Eldar; e essa Arte Deturpada é, aos olhos do Um, terrível pecado e desobediência aos seus propósitos.
 
Anoniell, essa "energia" tem um exemplo legal no Silmarillion:

Um elfo chamado Fëanor tinha o fëa (alma) tão poderoso q, qdo morreu e se desprendeu do corpo, a energia destruiu o corpo dele.[/b]
 
Ora, ao meu ver os homens têm muito poder pra modificar o mundo. Até ao ponto de deixá-lo totalmente diferente do que inicialmente ele era como disse o Deriel. Pode não ser através da "magia" ou "sub-criação" (esse conceito depois dessa ficou agora ainda mais confuso na minha cabeça) mas eles podem mudar o que originialmente fora criado.
 
Deriel disse:
Não, sub-criar é a capacidade inata que alguns seres de Arda [ homens fora ] de moldar o mundo, de utilizar a criação e alterá-la de forma a se tornar quase outra coisa.

Não tem nada de energia mágina, nem poderes mágicos, nem feitiçaria, na Terra-média.

Tudo resume-se basicamente em Sub-Criação (ou Arte) e Necromancia (ou Aticificios de Melkor)

Também não entendi não. Sabe quando li sobre a sub-criação tive a impressão que a arte de sub-criação como magia fosse algo muito mais ligada com as capacidades espirituais daqueles que lidavam com ela, por isso os homens não seriam incluidos. Mas se pensar isso como algo que lidava com tudo, então vamos cair numa contradição.

but they should have a virtue to shape their life, amid the powers and chances of the world, beyond the Music of the Ainur, which is as fate to all things else; and of their operation everything should be, in form and deed, completed, and the world fulfilled unto the last and smallest.

:)
 
Húrin Thalion disse:
Sim, talvez os "poderes" de Gandalf se enquadrem no conceito que a maioria tem de "magia". No entanto, dentro da obra tolkieniana, aquilo é simplesmente Arte, ou melhor, Sub-criação.

(...)

É só se desligar do senso comum e mudar um pouquinho o que vc achava que era "magia".

Acho q estou começando a entender... :roll:

Mas me respondam uma coisa.Só haviam feiticeiros mauzinhus. Tá. Mas uma vez corrompido por Morgoth ou Sauron esses necromantes (é assim que chama né?!) nunca poderia se tornar pessoas boas de novo?Isso é , n poderia acontecer algo q os fizesse largar as Artes Morgóthicas??? :?
 
Eles não eram "corrompidos"; qq um q aprendesse podia fazer necromancia, mas apenas os maus tentavam por causa do preço: matar pessoas.

Pra pessoa ficar boa denovo, só precisava parar com isso e se arrepender. :wink:
 
Prime Nazgûl disse:
Eles não eram "corrompidos"; qq um q aprendesse podia fazer necromancia, mas apenas os maus tentavam por causa do preço: matar pessoas.

Pra pessoa ficar boa denovo, só precisava parar com isso e se arrepender. :wink:

É, o perdão é um elemento importante na obra de Tolkien (mais uma referência bíblica! :wink: ). Até mesmo Melkor recebeu uma vez o perdão dos Valar, apesar de todas as atrocidades que havia cometido antes das Eras do Sol. Tá certo que ele não havia se arrependido (ou não teria traídos seus irmãos e destruído as Árvores), mas usou da sua malícia e da boa-fé dos demais Poderes pra se libertar do castigo no Vazio.
 
Eu acho que a "magia" dos Elfos, se assemelha muito a "magia tecnológica" do homem atual, capaz de moldar a natureza e a vida
utilizando-se de energia natural, como a eletricidade e o calor, e vertê-las (moldá-las) de modo a lhes ser útil. Não seria considerado magia, o que o homem faz nesta era? Pois Gandalf deu a entender que nesta era os homens seriam a raça em ascenção. Reinando absolutos e talvez, desafiando até os deuses em sua capacidade de adaptação, inclusive à magia, quem sabe?
 
Não, a magia dos Elfos não tem NADA de tencologica. Eles podiam, naturalmente, modificar e imbuir no que faziam de caracteristicas não normalmente encontradas na natureza.

O que o hopmem faz é muito próximo da Magia Morgothiana, não seria "Arte".

Recomendo fortemente a leitura do texto "O Mundo Sarumanizado", da seção Tirith Aear, lá na Valinor (to sem como pegar a URL agora).
 
Tipo assim , meus amores ...

Será que os elfos seriam capazes de criar objetos mágicos? E será q eles poderiam canalizar(escravisar) a energia de alguem nesse objeto?

E como era exatamente os poderes desses necromantes??? Eles faziam algo envolvendo sacrifícios humanos??? Havia algum elfo envolvido com necromancia ???
 
Não sou o mais indicado para o assunto, mas eu acho que a magia usada pelo Elfo Escuro, Eol, se aproximava a necromancia, no sentido de sua índole, tipo atrair uma elfa até sua casa é para seduzí-la, é interesse próprio. Essa é minha opinião...
 
Petragorn disse:
mas eu acho que a magia usada pelo Elfo Escuro, Eol, se aproximava a necromancia, no sentido de sua índole, tipo atrair uma elfa até sua casa é para seduzí-la, é interesse próprio.

Isso está no Silmarilion correto? Eu ainda não li o Silma . Será que alguem poderia gentilmente me contar um pouco dessa historia? Quem era e o que fazia esse Elfo Escuro???
 
Petragorn disse:
Não sou o mais indicado para o assunto, mas eu acho que a magia usada pelo Elfo Escuro, Eol, se aproximava a necromancia, no sentido de sua índole, tipo atrair uma elfa até sua casa é para seduzí-la, é interesse próprio. Essa é minha opinião...

Nada a ver com necromancia.

A "arte" dele era a mesma dos outros elfos... o que apenas mudava era o modo como ele a empregava (veja a Anglachel [Gurthang]).

O "escuro" de seu título está relacionado com o lugar onde morava, Nan Elmoth (Vale do Crepúsculo da Estrela), onde o sol não entrava.

Ele não lidava com "mortos" e outros coisinhas morgothianas para que se possa afirmar que ele era um necromante.
 
Primeiramente vamos analizar. O que é magia?

Para mim magia é uma mudança no ambiente através de uma certa energia.

E necromancia?

É a ultilização dessa energia para ter efeitos malignos.

Acho que o que Melkor fez ao transformar os elfos em orcs foi feito através de magia(necromancia). E acho tmb que o que galadriel faz ao entrar na mente das pessoas tmb é um tipo de magia não um tipo de sub-criação como nosso amigo Deriel diz. Mas acho tmb que Eru concedeu esse poder a poucos e diferente de outras obras acho que a magia em Arda é vamos dizer mais sutil.
 
Glorfindel disse:
Acho que o que Melkor fez ao transformar os elfos em orcs foi feito através de magia(necromancia). E acho tmb que o que galadriel faz ao entrar na mente das pessoas tmb é um tipo de magia não um tipo de sub-criação como nosso amigo Deriel diz.

Mas não foi o Deriel que disse isso... ele apenas estava repetindo o que o próprio Tolkien cansou de dizer. Segundo Tolkien, o que existe em Arda é a sub-criação: gostem ou não gostem, é o que o autor disse. Discorde quem quiser, mas isso é canônico. (Obs: veja o Letters).

Quem somos nós para discordar da opinião do próprio criador do mundo em questão e seus conceitos?
Se Tolkien não disse algo, então há margem para muita discussão. Se ele disse, então essa é a palavra final... e eu fico do lado do Professor. :)
 
Tilion disse:
Glorfindel disse:
Acho que o que Melkor fez ao transformar os elfos em orcs foi feito através de magia(necromancia). E acho tmb que o que galadriel faz ao entrar na mente das pessoas tmb é um tipo de magia não um tipo de sub-criação como nosso amigo Deriel diz.
Segundo Tolkien, o que existe em Arda é a sub-criação

Observando o que o próprio Tolkien disse , consideremos que o poder de Galadriel entrar na mente das pessoas n se enquadra nesse conceito de magia ou subcriação.É apenas poder da mente de quem tem um fëa mais elevado do que o das pessoas cujas mentes ela "leu".(To falando M ? :? ).Mas e quanto ao espelho de Galadriel? Acho que nãe é sub-criação pq sub-criação subentende-se que seja o ato de mudar algo_O espelho mosta muitas coisas :"Things that were , things that are , and some things that had not come yet" :wink: l
 
Sobre a "telepatia" élfica, leia o texto Ósanwe-centa (pra mim é com "c" mesmo. :) ), na Valinor. Ele explica bem isso.

O espelho dela tb faz parte da sub-criação. :)
 
:D

Bem , eu fiz inúmeras perguntas né?! Nem todas foram respondidas e preciso muuuuuuito dessas respostas ... Será que alguem poderia gentilmente me responder ??? :wink:
:arrow: Será q os Elfos poderiam canalizar(escravisar) a energia de alguem em objetos magicos?
:arrow: E como era exatamente os poderes desses necromantes??? Eles faziam algo envolvendo sacrifícios humanos??? De que maneira isso era feito?

espero que alguuma boa alma de Arda possa me responder
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo