1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mágica humana

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skylink, 17 Jun 2002.

  1. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Segundo o texto A pedra fiel, alguns humanos poderiam fazer "mágica" (imbuir seu pensamento e poder em coisas que produzem) como anões e elfos.
     
  2. bechara

    bechara Usuário

    A magica em questao eh o poder "sub-criativo"..
    Assim como os Elfos forjavam Espadas e Aneis, e Anoes em suas minas..os seres humanos, em menor Grau, tb podiam..
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Principalmente os descendentes de Elros, que tinham sangue élfico...
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Não senhor os Homens não tinham nenhum tipo de poder sub-criativo. Os Homens não faziam "mágica". Exceto... bem, vocês mesmo colocaram a excessão, mais à frente, tenho certeza ;)
     
  5. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Tem uma teoria bem interessante de como Beorn, o "homem-urso" adquirira seu poderes.

    Beor conhecia Radagast e este poderia ter imbuido um pouco de sua capacidade sub-criativa em Beorn.
    Lembrem-se que os animais e plantas eram exatamente a especialidade de Radagast e que Sauron mesmo demonstrou que era possível realizar a "transferência de poder" (como Morgoth fazia também).
     
  6. Gildor

    Gildor Usuário

    Na minha visão das coisas, essa atribuição de poder é a única explicação plausível pra o "transformismo" de Beorn. :P

    Aliás, vou até mais além: não li o HoME que deve mencionar isso, mas acho que a presença de Beorn no Hobbit influenciou o processo criativo de Tolkien, no momento da construção do Radagast. Naquela altura, não tinha mais como ele mudar um livro já publicado, então fez com que esse mago tivesse (convenientes) afinidades com animais, e morasse ("coincidentemente") nas bordas da Floresta das Trevas, perto da casa de Beorn.
     
  7. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    É opinião de todos que homens não podem manipular magia na Terra média? de forma alguma? Eu nao li todos os livros de Tolkien(estou longe disso ainda) portanto seria bastante útil a palavra de quem leu mais obras. Em nenhum momento ficou evitente o uso de qualquer tipo de magia por homens, nem mesmo bastante sutil? E os numenorianos, eram diferentes dos outros homens nesse ponto?
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

    Não, não é opinião de todos. É a palavra de Tolkien >:) Claro que os Homens podiam empunhar espadas mágicas, usar cordasélficas e tals, mas não podiam ter nenhuma ação sub-criativa. Eles não possuíam essa capacidade.

    As excessões são, claro, Beorn e o caso especial são os Numenorianos DESCENDENTES DE ELROS que possuem alguns vestígios élficos e maiar, mas é claro que os "poderes" deles seriam ínfimos.

    Mas, sabe como é, sempre tem a energia morgothiana, que todos poderiam utilizar. Necromancia.
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    E aquelas "visões" que alguns humanos tinham? Sei que há outros exemplos, mas agora me lembro daquele tocador de harpa de Brethil, que é inclusive chamado de vidente no livro e previu que a Pedra dos Infelizes e Tol Morwen, Túmulo de Túrin sua mãe, não seriam profanados por Morgoth e inclusive teve um "vislumbre" do afundamento de Beleriand.
    E a visão em sonho de Boromir, também...
    Seriam alguma mensagem dos Valar? Irmo?
     
  10. Gildor

    Gildor Usuário

    Tem mais uma passagem legal pra citar. Lembra como foi a queda de Barahir, pai de Beren? Um dos membros da "gangue" que montava resistência em Dorthonion foi seduzido por Sauron, que arrancou dele a localização de Barahir e o matou. Logo depois, o espírito do traidor foi até o sonho de Beren pra avisá-lo da emboscada que os orcs estavam por armar.

    Não sei o que dizer sobre isso, já que obviamente é um fato que corre por fora de uma explicação científica... mas não acho que isso seja sinal de sub-criatividade humana. Preciso dar uma lida no Ósanwë-kenta pra ver se tem alguma referência a comunicação de pensamentos entre humanos 8)
     
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    Estamos nos desviando do título do e-mail. Logicamente que nenhum dos exemplos que vcs apresentaram são exemplos de sub-criatividade ;) São mais é exemplos de intervenção externa na história dos Homens.
     
  12. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    E a maldição que o Isildur lançou nos numenoreanos que lutaram ao lado de Sauron na Guerra da Última Aliança, aprisionando-os nas Sendas dos Mortos? Não seria magia?
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    Não exatamente também... é novamente um ser maior agindo por meio de um Homem (provavelmente Ilúvatar, por incrível que pareça).
     
  14. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Que eu me lembre, os homens poderiam fazer algum tipo de "mágica" com artefatos já imbuidos de algum poder por elfos ou anões.
     
  15. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Fiquei curioso.........no q tu te baseou pra dizer isso? Fonte segura ou raciocínio lógico?
     
  16. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Já li algo parecido, só que não me lembro aonde. Talvez no ex-forum preto. Mas tem fundamento afinal nem mesmo os Valar poderiam reter as almas dos homens (o que leva a crer que foi Eru quem permitiu isso).
     
  17. Fosco Cachopardo

    Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

    Nos Contos, na parte sobre os druedain, tem um conto sobre um desses homens-pukel, que passa parte de seu poder p/ uma estatua p/ q essa proteja sua casa enquanto ele esta fora, e realmente, a estatua ganha vida e defende a casa dele.
    Como, os druedain, pelo q eu entendi lendo os Contos, são considerados da raça dos homens, então, a meu ver, este é um exemplo de uma especie de magia humana.
     
  18. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Foi exatamente o que eu disse no meu primeiro post la em cima.
     
  19. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Realmente esse povo possui magia, as pedras a quais vc se refere se chamam pedras de vigia. Talvez eles tenham recebido esses dons de alguma forma(Algum Valar?) uma vez que sao muito diferentes dos outros homens(quase se tornando uma especie a parte, da mesma forma que hobbits sao considerados parentes muito proximos dos humanos) e se nao fossem essas suas habilidades teriam sumido da Terra-Media jah que sempre foram um povo escasso. Quanto aos outros homens eu concordo que nao podem soltar magias, assim como sao conhecidas pelas elfos, mas sim realizar feitiços numa especie de magia negra ou magia ritual, nao a magia pura verdadeira.
     
  20. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Talvez tenham recebido o ensinamento de algum Maiar que ficou na terra-média. Arrisco até a dizer que poderia ser Radagast.
     

Compartilhar