• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maçonaria

Veja, não estou dizendo que você tenha que aceitar que são hereges. Mas para a Igreja Catolica Apostolica Romana o são, não há como negar.

E bem, essas discussões de sociedades secretas ou de religiões dão sempre na mesma... a gente mostra o escrito e a pessoa se recusa.

Fiquem felizes, estou saindo do tópico (ad eternum ;) )

É lógico que tu estas saindo, teus argumentos são falhos. Não leu o que eu disse? Caso você ainda queira aceitar que maçons são hereges azar o seu, e ele não são por que eu não quero acreditar, ele não são por que a igreja não os condena!
No passado sim, eram vistos com maus olhos, mas caso tu tentasse te informar melhor saberia que a Ordem dos Cavaleiros Templarios (origem da Maçonaria) foi criada e mantida com ajuda do Papa, até que Filipe, o Belo, propos sua união com outra ordem de cavaleiros, sendo que ele seria nomeado Grão-mestre. Os templarios recusaram e foram mortos. Jacques DeMolay foi o ultimo Grão-mestre dessa ordem, e foi queimado vivo se eu não me engano.

hum... não tinha um imperador brasileiro que recusou a ordem do papa de perseguir os Maçons, porque ele era Maçon ? e perseguiu na verdade os dois padres que estavam perseguindo os maçons, e com isso perdeu o apoio da igreja ?

matéria de 2º ano do Ensino Médio.

Eu já sabia da história da origem da maçonaria como guilda comercial. Afinal maçon não significa nada além de pedreiro. Eu nem ligo pra isso, aqui no Ceará quase não existe isso, o máximo que eu já vi foi uma lojinha numa cidade do interior.

Cada doido com a sua mania.

Meu bisavô era maçon... Minha vó recebeu até um outro nome, acho que era "Esperança" ou algo do genêro... Mas, o meu bisavô morreu e, como não aceitam mulheres, perdemos contato.
Não sei bulhufas de maçonaria...

Hummm
Eu realmente não sei muito sobre as tradições ritualísticas da maçonaria nem da historicidade de suas raízes. Mas eu sei que livro de história do ensino fundamental e secundarista não é e nunca foi base de argumentação científica. Sorry :)

O que eu sei e me importa são as posições morais e políticas dos maçons. Eu não sei se existe uma ordem ratificada por bulas papais dizendo que os maçons devam ser excomungados. Conheço Maçons que são bons católicos, ate conheci um padre maçon além do mais um processo de excomunhão é complicado e não é automático.

Eu sou Demolay. Tive contato com bons e maus maçons. Acredito que a doutrina mística-filosófica deles é benigna, mas isso não é garantia de bons maçons. Não acredito em nenhuma teoria de conspiração maçônica ate por que ele não tem tanto poder assim. Já fui mestre conselheiro duas vezes em minha cidade e tive atritos sérios com os maçons de minha cidade por questões constitucionais que não convem dizer aqui. E apesar disso ainda digo que ha muito coisa boa na Maçonaria. Só que não podemos dar uma dimensão tão grande aos feitos deles. Nem salvadores do mundo nem aliados do demo com a missão de corromper nossas almas. he he

A propósito, Maçon quer dizer pedreiro. Isso pode tanto corroborar o fato deles terem sido uma guilda medieval ou moderna quanto eles terem sido os construtores do Templo do Rei Salomão

Eu encaro a maçonaria é uma instituição corporativista!!!!!

Já fui Demolay e acabei saindo pois nada lá me interessava....

e na minha opinião, nada que é feito muito por baixo dos panos pode ser boa coisa...

Eu tenho certeza que os Maçons realmente tem como preocupação olhar uns pelos outros antes de ver outras questões incluindo as sociais. Isso pode fazer eles tomarem partidos de seus irmãos antes mesmo de verem quem esta certo ou errado, e qualquer punição a injustiças e feita entre eles (nada no estilo "Do Inferno" por favor, nem estou falando de questões legais.)

Mas acho que esse papo de por baixo dos panos não tem nada haver. Afinal, ninguém é obrigado a mostrar suas práticas e serviços a qualquer um. Essa postura é geralmente derivada do medo do desconhecido, o mesmo que ja condenou muitas pessoas a fogueira.

Os maçons podem mandar em Sorocaba. Podem mandar em Magé e em Campos, Mas eles não mandam no parlamento nem no senado. Também não mandam no Rio. Eles mal mandam em Duque de Caxias ... É lógico que eles tem poder, mas nada que possa mover uma verdadeira conspiração ... um poder local é uma coisa, nacional ou internacional é outra ...

Mas não entendam que eu defenda a Maçonaria ... eles fizeram e ainda fazem muitas coisas erradas, porém sofrem acusações tão pesadas que é bom por as coisas nos termos certos ... Nem tanto nem tão pouco.

Esse negócio de DeMolay tem a ver com Jacques DeMolay, o templário executado?

PS: Existe excomunhão automática e rápida sim, séculos atrás era supercomum.

Sim, sua vida serviu de inspiração para criar-se o nome da Ordem. Séculos atras, não hoje. Mesmo séculos atras não era tão comum assim. Para se condenar um pobre moleiro, por exemplo, as vezes existiam certas complicações. Era rápido quando motivos politicos e grandiosos estavam envolvidos, como a excomungão do Patriarca da Igreja Oriental pelo papa, no cisma que separou definitivamente as duas Igrejas. Alias, ambas as excomungões foram retiradas recentemente.

Falar sobre maçonaria nao é fácil.Muita gente tem idéias na cabeça que ninguém consegue mudar mesmo se forem absurdamente erradas.Bom, mas não quero discutir nada sobre isso...meu pai foi maçon mas porque não é mais é um mistério...acho que ele foi expulso(adultério, creio eu...).
Muitos presidentes americanos eram maçons.Na nota de 1 dolar tem um triangulo com um olho dentro que é simbolo da maçonaria...acho que tem a ver com a santíssima trindade e o olho onipresente de Deus.Sem contar que essa figura esta no topo de uma pirâmide e que a águia que tem do outro lado da nota segura 13 flechas, um ramo de alguma planta, com 13 folhas e ainda tem 13 estrelas no brasão...isso tem a ver com maçonaria tb?

Pandatur disse:
a águia que tem do outro lado da nota segura 13 flechas, um ramo de alguma planta, com 13 folhas e ainda tem 13 estrelas no brasão

Acho q isso tem a ver com as 13 colônias originais dos EUA. A bandeira tb tem 13 listras por causa das 13 colônias.

Não sei acho tudo isso muito estranho... como alguém pode decidir se tornar maçon sem saber o que acontece lá dentro???? Descobre no primeiro dia?
Outra coisa também é muito estranha sendo uma coisa tão antiga como até hoje não teve nenhum membro que desistiu e saiu contando tudo o que acontece lá dentro?

Sir Galaaz disse:
Outra coisa também é muito estranha sendo uma coisa tão antiga como até hoje não teve nenhum membro que desistiu e saiu contando tudo o que acontece lá dentro?

Quem disse q não? Ouvi dizer q existe um livro q conta segredos de varias sociedades secretas, mas a publicação foi suspensa alguns dias apos ter sido lançado. Só não sei se é verdade.

Prime Nazgûl disse:
Quem disse q não? Ouvi dizer q existe um livro q conta segredos de varias sociedades secretas, mas a publicação foi suspensa alguns dias apos ter sido lançado. Só não sei se é verdade.

Então os caras são poderosos mesmo! conseguir proibir um livro!!! 8O

Prime Nazgûl disse:

Então os caras são poderosos mesmo! conseguir proibir um livro!!! 8O

Bem... não conheço muito de maçonaria e não creio que eu vá conhecer mais, afinal é proibido saber o que acontece entre os maçons e não gostaria de entrar em algo que não conheço. Mas respeito. Sei muito bem que não é religião. E acho que aquelas "regras" que o Tulkas disponibilizou são muito interessantes.

Pronto. Isso foi o básico. Falei o que sei e o que sinto sobre maçonaria. Agora que isso já está feito e deixei bem claro que respeito os maçons, vou agora me intrometer nuns pontos que esse tópico abordou, e onde algumas pessoas falaram besteira...

1 - Maldito Tuelho, os argumentos do Deriel não são falhos não. Por mais que os maçons sigam os preceitos de sua religião(cada um com a sua), perante as leis da Igreja Católica, o simples fato de alguem ser maçon, é sim heresia, e o próprio Deriel mostrou provas factuais e concrewtas, coisa que vc não fez na hora de negar o que ele disse. Vc usou como fonte um maçon. Desde quano isso é uma fonte concreta e/ou factual? Ele pode dizer um milhão de vezes que não é herege, e pode ter uma vida sem fazer nada que contrarie as leis cristãs, mas se , por acaso é maçon, ele já infringiu uma lei católica e é herege. É uma lei que merece ser debatida? Sim, mas na atual situação, os maçons ainda são considerados excomungados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Vc até agora atacou todos os que de alguma forma discordaram de vc, e não usou sequer UM arggumento plausível, mesmo quando quem vc atacava provava seu ponto de vista e/ou até informação concreta.

2 - Quanto à oprigem da Maçonaria. Como adorador de História, sempre pesquisei bastante, e tenho um interesse muito grande pela história dos Templários. Já li pelo menos 8 livros sobre esse assunto, livros de vários países diferentes, e sempre busquei procurar o0bras onde esse tema fosse abordado de forma imparcial e por pessoas com conhecimento e respeito suficiente para retratar o assunto. Como o próprio Faramir(que é Demolay) disse, maçon quer dizer pedreiro, o que bate com a origem descrita pelo Deriel. A Maçonaria e a Ordem Demolay podem até aceitar como "patronos" os Templários, e de certta forma tentar ser organizações que continuam o "trabalho" dos Templários, mas é bom deixar claro que Demolay e os Templários em nada tiveram a ver com a criação dessas sociedades. São grupos bem recentes(como já foi falado aqui, apesar da discordancia de uma unica pessoa que sempre se mostra contrária aos fatos concretos), que tomam como inspiração a ordem dos Templários. Não tem nada a ver dizer que os maçons vêm desse tempo... é viagem... Eles são recentes... É uma guilda comercial que depois se tornou mística(não há como negar)....

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$190,00
Termina em:
Back