• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lugares da Terra-Média e suas projeções no mundo atual.

O facto de, na sua base, a Terra Média ser baseada na Europa, não quer dizer que tudo o que existe no continente é adaptado de uma localização já existente. Tolkien pensou na Terra Média, tendo como base, mesmo que inconscientemente, o seu continente natal, e daí decidiu "Vou pôr um rio aqui no meio". Não ficou concerteza a pensar "Tenho de meter aqui o Nilo algures, ali ficaria bem o Everest, quem sabe o Grand Canyon não cabia aqui bem entre o Shire e a casota do Tom Bombadil".
Então 10º! Não discutimos aqui o que Tolkien usou para basear suas obras, mas sim o que nós conseguimos comparar. Pegamos as características dos lugares na TM e exercitamos nossa imaginação para encontrar locais no mundo atual que se assemelhem fisica ou politicamente aos lugares da TM. Por isso acho que não cabe, neste tópico discutirmos o que o professor pensou. Ele nem gostaria muito disso.

Quando ao Anduin, acredito que seja viável compará-lo com o Amazonas. Os dois são grandes rios. Mas estou pensando se no Amazonas eles fazem algum tipo de exploração mineral (como a busca por pedras preciosas). Se lá tiver esa busca, podemos compará-la ao fato do anel ter sido lá encontrado.:mrgreen:
 
Vou lançar uma difícil, começei a ler O Retorno do Rei ontem e me veio essa idéia, onde seriam as Sendas dos Mortos?
Hum:think:
Essa é difícil mesmo.

Para ajudar: Um reino subterrâneo nas Montanhas Brancas. Local de estada dos espíritos dos mortos do exército que desertou das tropas de Isildur, amaldiçoadas pelo rei a permanecerem na terra até o cumprimento de seu juramento. (ENCICLOPÉDIA VALINOR)

Eu pensaria em indicar algum cemitério subterrâneo. As pirâmides do Egito se encaixariam em alguns aspectos, mas já foram citadas para um outro lugar (Minas Moria?).

Vamos botar a cabeça pra funcionar! rs
 
Ah sim. As Sendas dos Mortos seriam o lugar onde Aragorn, Gimli e Legolas vão dentro da montanha no acampamento de Rohan??
Se for o lugar onde estou pensando, acho que não vai dar para achar um lugar, porque esse tipo de coisa (espíritos que vivem dentro da montanha, amaldiçoados, etc..) não existe (ou pelo menos não há relatos que eles existam). O mai perto que pode´ramos chegar é um cemitério. Pois tal lugar não existe no mundo atual.
 
As pirâmedes do Egito foram escolhidas mesmo para Minas mOria, realmente é difícil achar essa que sugeri, vou pensar um pouco pra ver se acho alguma coisa
 
Bom, já que a discussão está meio parada....acho melhor sugerir outro lugar (desculpe rogeriomithrandir por isso). Mas se não fizer..esse tópico pode ficar paradão......eu sugiro Minas Morgul (não sei se alguém já sugeriu isso, mas acho que não). E então, qual lugar do mundo atual seria Minas Morgul??:think:
 
Bom, já que a discussão está meio parada....acho melhor sugerir outro lugar (desculpe rogeriomithrandir por isso). Mas se não fizer..esse tópico pode ficar paradão......eu sugiro Minas Morgul (não sei se alguém já sugeriu isso, mas acho que não). E então, qual lugar do mundo atual seria Minas Morgul??:think:

Tudo bem, só não pode o tópico ficar parado.
 
Minas Morgul? Hmm, é complicado, um local nesse mundo q era de uma facção e foi dominada por outra e se tornado um lugar macabro, rapaz, eu sugiro Constantinopla, era do império bizantino e foi tomada pelos árabes mudando até o seu nome para Istambul(Minas Ithil para Minas Morgul), mas n acho ela macabra.
 
Vou lançar uma difícil, começei a ler O Retorno do Rei ontem e me veio essa idéia, onde seriam as Sendas dos Mortos?


Voltando um pouco na discussão, acho que tenho um lugar que possa se enquadrar na descrição das Sendas-dos-Mortos.
O palácio dos guerreiros de pedra na china, eu sei que não é um lugar amaldiçoado, mas diz a lenda chinesa que os guerreiros que morriam sem cumprir suas devidas missões teriam seus espíritos aprisionados dentro de um dos guerreiros de pedra e lutariam pelo imperador até que sua missão fosse cumprida, mais ou menos o que acontece com os Mortos que lutariam apenas pelo rei e por mais ninguém para que seus juramentos fossem cumpridos e eles perdoados.
Talvez em termos de aspecto pareça MUITO pouco (pois não é nescessáriamente uma montanha e sim um palácio) mas a idéia é muito parecida.
 
Gostei da comparação do Ankaladar, então só pra recaptular o tópico :
CONDADO = País de Gales
MORDOR = EUA junto com as terras destruídas no Iraque
MINAS TIRITH = Suiça ou Castelo de Neuschwanstein (Baviera)
ISENGARD = Vaticano
MORIA = Pirâmedes do Egito
ROHAN = Alemanha
GONDOR = França
LOTHLÓRIEN = Ruínas dos Maias (México)
RIO ANDUIN = Rio Amazonas
MONTE MINDOLLUIN = Monte Everest
MINAS MORGUL = Istambul
SENDAS DOS MORTOS = Palácio dos Guerreiros de Pedra (China)
OBS.: Se tiver algum errado é só avisar, eu dei olhada rápida no tópico e não sei se peguei todos, e também quem tiver sugestões para novos lugares é só postar.
 
Primeiro lugar a ser debatido: Condado

Qual seria a projeção do Condado no mundo atual?


É com vocês :cerva:



EDIT: Sugestões para o tópico são bem vindas. =D

Mmm.. o Condado poderia sim, como muitas pessoas falaram aqui, representar algum lugar do Brazil. Eu diria como um lugar do interior de SP, mas não lugares "agrícolas" (tipo Ribeirão Preto, São Carlos, ...), e sim lugares com muitas árvores e "bosques", como por exemplo Campinas, que em minha visão, apesar de ser do interior não é uma cidade totalmente "agrária", tendo muitas plantações e em certas partes, muitas árvores, especialmente as que lembram as do tipo "coníferas", dos bosques escandinavos. Outro lugar parecido seria Campos do Jordão... o que vocês acham?

Obs.: Não tenho nada contra quem mora em lugares do interior de SP, até porque eu mesma moro em um lugar assim hehehe.
 
Vive La Frence!! um lugar que é esteticamente bonito e que nos ultimos 300 a 400 anos esteve em guerra ou tentando se proteger de uma.. e que teve Paris (seu portao) invadido pela Alemanha nazista (mordor?).... bom.. é soh uma ideia.. jah q Israel nao possui todos os traços caracteristicos..

Pelo visto ninguém falou mais nada, aí Gondor ficou como França, mas caso você ou outras pessoas queiram reelaborar um lugar para Gondor, acho que a discussão pode ser aberta novamente.
 
Bem, n creio q Gondor possa ser a França, afinal, se a Alemanha era Mordor na concepção de Tolkien q viveu nakele tempo(se é assim n pode ser Rohan), na segunda-guerra a frança foi tomada totalmente pelos nazistas. Bem, aí está, ao contrário da França, Gondor nunca foi tomada completamente.
 
Ninguém falou nada a respeito de Valfenda... Eu não sei porque, mas esse lugar me lembrou algo que como a Lapônia Finlandesa, no outono (no inverno acho ela me parece mais como a terra natal do Papai Noel, e inclusive diz a lenda que a casa do mesmo seria na Lapônia...) Vi essa foto, e me lembrei de algumas cenas do filme SDA I em Valfenda:
http://i93.photobucket.com/albums/l72/hanny_fi/Lapland.jpg

Mmm... E agora eu pensei em um lugar que me lembrasse a Terra Média por completo. Há rumores que a Nova Zelândia seja um lugar em que se tenha montanhas (lugares frios) e praias (lugares quentes) em mesmas épocas do ano. Não sei se isso é fictício, pois não pesquisei nada sobre o assunto. A Terra Média inteira me lembra um lugar mais ou menos assim, que tenha lugares muito altos e baixos e que sejam muito próximos, e que se tenha neve e frio bem do lado do calor e do conforto.
 
Ninguém falou nada a respeito de Valfenda... Eu não sei porque, mas esse lugar me lembrou algo que como a Lapônia Finlandesa, no outono (no inverno acho ela me parece mais como a terra natal do Papai Noel, e inclusive diz a lenda que a casa do mesmo seria na Lapônia...) Vi essa foto, e me lembrei de algumas cenas do filme SDA I em Valfenda:
http://i93.photobucket.com/albums/l72/hanny_fi/Lapland.jpg

Mmm... E agora eu pensei em um lugar que me lembrasse a Terra Média por completo. Há rumores que a Nova Zelândia seja um lugar em que se tenha montanhas (lugares frios) e praias (lugares quentes) em mesmas épocas do ano. Não sei se isso é fictício, pois não pesquisei nada sobre o assunto. A Terra Média inteira me lembra um lugar mais ou menos assim, que tenha lugares muito altos e baixos e que sejam muito próximos, e que se tenha neve e frio bem do lado do calor e do conforto.
Falando da Nova Zelandia: acho que foi por isso que ela foi escolhida para o filme!!!

Quanto ao Condado ser Campinas, acho que não tem nada a ver. Ou tudo a ver, depende da parte da cidade que você pegar. Se for Barão Geraldo, imagino umas tocas hobbits por ali. O relevo é propício para a plantação.
Campos do Jordão na minha opinião tá longe de ser o condado. O relevo é muito acentuado.

Valfenda... alguém podia descrever ela melhor, pra que eu possa ajudar na hora de escolher um lugar. Não lembro direito mais o que estava descrito no livro.

Vikingaälva: vc leu as Brumas??? Eu tô no quarto livro agora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo