• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leituras Obrigatórias - Vestibular

Barbárvore.

Beatlemaniac
Todos que já passaram, seja há muito ou há pouco tempo, sentiram-se no terror de deparar-se com aquela lista imensa de livros dados pela Comissão do Vestibular para você ler - como se você não fizesse mais nada no mundo.
Ok, muitos... digo, a maioria... recorre a resumos rápidos e fáceis, com todas características prontinhas, e que não demora 5 minutos para ser lido. Os que tem gosto pela leitura, lêem alguns dos livros da lista (ninguém é louco de ler todos também) e é curioso, pois muitas vezes descobrimos autores ou livros que nunca esperaríamos que íamos gostar.
Minha proposta com esse tópico é que digam quais livros daqueles que estavam na Lista do vestibular deixaram vocês boquiabertos quando acabaram de ler.

Já que estou aqui, vou começando: Os Ratos - Dyonelio Machado (UFRGS 2005/2006).
Drama de uma pessoa que tem 24 horas para conseguir o dinheiro para pagar suas dívidas. Narrativa lenta, psicológica, prende a atenção ao livro e deixa o leitor sentindo a angústia do pobre coitado do Naziazeno.
 
Barbárvore. disse:
Todos que já passaram, seja há muito ou há pouco tempo, sentiram-se no terror de deparar-se com aquela lista imensa de livros dados pela Comissão do Vestibular para você ler - como se você não fizesse mais nada no mundo.

Pois é, ainda mais quando você tem que dividir 24 horas entre trabalhar, ir pro cursinho ou estudar na escola ou em casa, relaxar um pouco pois ninguém é de ferro e ler esses livros. Por isso que sou a favor da unificação entre USP e UNICAMP, em especial, pois ambas pedem uma "cacetada" de livros.


Ok, muitos... digo, a maioria... recorre a resumos rápidos e fáceis, com todas características prontinhas, e que não demora 5 minutos para ser lido. Os que tem gosto pela leitura, lêem alguns dos livros da lista (ninguém é louco de ler todos também)

Eu li todos e não achei loucura alguma. Ok, depende de quantos vestibulares você vai prestar, daí seria loucura mesmo, embora seja mais recomendável ler todos do que só alguns ou do que recorrer a resumos que muitas vezes são mal feitos - e tem quem recorre aos filmes, como se ler fosse o mesmo que ver um filme....

Por sinal, foi divertido até ler os livros que pediam nos vestibulares, pois assim eliminei o resquício de preconceito que eu tinha com relação a literatura portuguesa. :)


e é curioso, pois muitas vezes descobrimos autores ou livros que nunca esperaríamos que íamos gostar.

Sim, e como descobrimos! Me apaixonei por Guimarães Rosa e Fernando Pessoa, por exemplo! E jamais imaginei que fosse gostar de Machado de Assis também!


Minha proposta com esse tópico é que digam quais livros daqueles que estavam na Lista do vestibular deixaram vocês boquiabertos quando acabaram de ler

Gostei muito de ler Sagarana, do Guimarães Rosa, que entrou pra lista de livros da FUVEST em 2004. Muita gente detestou o livro e isso se deve a leitura complicada que Guimarães impoem aos leitores - grande parte disso se deve aos novos vocábulos. Achei fascinante os contos, desde "O Burrinho Pedrês" até "A Hora E Vez De Augusto Matraga". :D
 
A lista do vestibular (FUVEST) não foi nenhum terror pra, como todo mundo faz parecer que é.

Deixa ver...

O que eu mais gostei foi Memórias de um Sargento de Milícias, bem fácil de ler, mas ao mesmo tempo complexo. E eu ainda fiz um trabalho sobre ele na escola, falando da Dialética da Malandragem que foi bem legal... a professora babou nele...

Sagarana é muito difícil de ler, o que desanima bastante. Eu nem li todos os contos, mas os que eu li com vontade e aplicação (precisa de muita) mesmo eu gostei bastante.

O Primo Basílio: todo mundo dizia que ia ser um saco, até a professora, mas no fim foi uma surpresa agradável.

A Hora da Estrela: muito bom, acho que é meu segundo preferido da lista.

Os de poesia (Manuel Bandeira e Alberto Caeiro) também são bem legais, principalmente Albrto Caeiro.

Agora... Machado de Assis (Brás Cubas) eu achei realmente um saco. Pode ser um livro genial e tals (apesar de eu não ter visto nenhuma genialidade nele), mas é insuportável de ler.
 
Um livro que me deixou boquiaberto, que foi leitura obrigatória do vestibular da UFMG desse ano, foi ´´Grande Sertão: Veredas´´, de Guimarães Rosa. O livro me surpreendeu muito, ajudou a quebrar o pouco de preconceito que eu tinha de escritores nacionais e entrou para lista dos melhores que já li.
 
T-T Ainda não li nenhum livro pro Vestibular (eu acho) xDDDDDD
Nota: eu presto no final desse ano xDDDDDDDDD
*DOIDA*


Mas gente xDDD
A lista da UNICAMP e da USP FOI UNIFICADA!!!
Esse ano é a "estréia" dela ^^
tem 10 livrinhos pra ler ^^
/swoow
Só pq EU vou prestar ^^
eles facilitaram por MINHA causa (mentira)

bem... era mais pra postar isso xDDD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo