• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lei obriga cinemas de BH a limpar e embalar óculos usados na salas 3D

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Os cinemas de Belo Horizonte terão que cumprir uma nova regra de higienização dos óculos usados para assistir aos filmes 3D. Entrou em vigor na segunda-feira a Lei 10.492 que obriga as empresas a disponibilizar, para cada espectador, óculos apropriados para as sessões. Os objetos devem estar limpos e embalados individualmente em plástico estéril, com fechamento a vácuo. Parte dos cinemas da capital não tem esse serviço completo e terão 60 dias para se adaptar.

Além de garantir a limpeza, o cinemas terão que afixar um cartaz na porta das salas de exibição informando que os óculos são higienizados conforme a nova lei. A placa informativa deve conter telefone e endereço dos órgãos municipais responsáveis pela vigilância sanitária e pela defesa do consumidor, para reclamações em caso de irregularidade. A regra reforça que a devolução dos óculos após a sessão isenta o cliente da cobrança de qualquer taxa por sua utilização. A lei não se aplica quando os óculos oferecidos forem descartáveis.

O vereador Professor Elias Murad (PSDB), autor do projeto de lei, justificou que a higienização é importante para evitar a transmissão de doenças oftalmológicas. Um dos perigos é a conjuntivite infecciosa, uma inflamação na membrana que envolve grande parte do globo ocular. Segundo o presidente do Departamento de Oftalmologia da Associação Médica de Minas Gerais, Luiz Carlos Molinari, os óculos usados por pessoas portadoras da doença se tornam contaminados.

“A falta de cuidado com a higienização e o manuseio dos óculos facilita a contaminação de agentes bacterianos e virais. Os óculos passam de mão em mão, de rosto em rosto. Quando a pessoa não está usando coloca na perna, na boca e assim os óculos vão se contaminando com bactérias. Depois, os óculos são utilizados encostando-se às sobrancelhas e nos cílios, contaminando os olhos”, explica o oftalmologista.

Conforme o médico, o contato com os óculos 3D contaminados por bactérias pode causar também doenças de pele, como as piodermites. Para Molinari, a melhor forma de prevenção é cada indivíduo possuir seus próprios óculos.

Punição

As empresas de cinema que não cumprirem a lei podem receber notificação de advertência da prefeitura, serem multadas ou terem o alvará de funcionamento suspenso. Os recursos oriundos das sanções previstas na lei serão destinados à Fundação Municipal de Cultura.

A Rede Cinemark, gestora do cinemas nos shoppings BH, Diamond e Pátio Savassi, informou que tem processo de higienização dos óculos desde o lançamento das salas 3D. A limpeza é feita por funcionários treinados. Os óculos recebem tratamento em máquina de ozônio – um agente eficaz para exterminar vírus e bactérias – onde os objetos ficam por 30 minutos. Depois, são higienizados com sabão, líquido secante abrilhantador e álcool em gel. Finalizado o procedimento, todos os óculos são lacrados.

A Cinesercla, administradora do cinema Shopping Norte, informou que tem máquina própria para higienização dos óculos e vai tomar providências para se adequar a todos os artigos da lei.

A Cineart, responsável pelas salas dos shoppings Boulevard, Minas, Cidade, Del Rey e Via Shopping, não se manifestou. O em.com tentou contato com a Cinépolis, empresa que vai inaugurar salas de cinema no Shopping Estação BH, mas não teve retorno.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/ge...par-e-embalar-oculos-usados-na-salas-3d.shtml

__________________________________________________________________________

Já passou do momento, aqui em BH tivemos casos de conjuntivite.

Como vai essa lei nas cidades onde vocês moram?
 
Estranho um cinema com uma máquina de ozônio para a higienização dos óculos :think:. Enfim, eu acho importante a medida, provavelmente para ser viável os cinemas terão que terceirizar o serviço para um empresa especializada.
 
Essa lei tinha que ser nacional.

Ponto positivo pra BH :joinha: e quaisquer outras cidades que já estejam aplicando isso na prática.
 
Última edição:
Eu acho que em São Paulo são limpos os óculos depois das sessões. Tanto que quando eu fui assistir Os Vingadores, tinha uma mulher passando um pano nos óculos até mesmo antes de entregá-los.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo