• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Seus problemas ao escrever!

Escrevam várias versões de um mesmo texto, se for o caso. Se a inspiração lhe ocorre dentro do ônibus, tente escrever em qualquer lugar, rápido! Ou esbocem em um desenho do qual vocês possam entender mais tarde.

Tem de dominar a língua portuguesa. Tem de ler livros diversos e variados, jamais se prendendo a uma única temática - a muito mais além da ficção fantástica que tanto apreciamos, e mesmo eu demorei imensamente para perceber isso.

Tem de persistir; não deixem a história morrer. Escrevam. Insistam.
 
Queria perguntar uma coisa para saber se acontece só comigo.

Sabe quando você está naquele turbilhão de idéias e emoções, começa a escrever achando que é a melhor historia/poema/cronica/etc que já escreveu, mas ao terminar de escrever, lê novamente e acha a coisa mais ridicula do mundo?
Eu pelo menos me sinto assim frequentemente, por isso a maioria das coisas que escrevi no passado estão perdidas, resolvi guarda-las somente de uns tempos pra cá.
 
Não pode perder. O que se escreve, num impulso insanamente legpitimo, deve ser guardado com tanto ou mais zelo do que aquilo que se escreve de maneira fria e racional.

Não se dê ao trabalho de julgar-se; deixe que os outros façam isso.
 
Um dia acordei às três da manhã e escrevi um conto. Depois dei para dois colegas lerem e corrigirem. O problema é que eu estudo Letras e todos me cobram para escrever certo, mas é quase impossível conseguir fazer um bom texto sem qualquer "contratempo". Queria publicar na revista do curso, acho, porém vocês mais simpáticos e receptivos e, por isso, resolvi publicá-lo aqui. Espero que gostem e ... não tenham medo de postar, escrever é um talento que vocês, certamente, têm desenvolvido!!!!! Indico um livro para quem têm medo. "Todo Mundo Têm dúvida, Inclusive Você" de Édison de Oliveira (Porto Alegre). É muito bom...
bjs
 
oMEU SÃO VARIOS ,UM FESTIVAL ,PONTUAÇÃO E DE VEZ EM QUANDO EU CORRO DEMAIS ,AI FICA CONFUSO,E TERMINAR TBM É UM PROBLEMA PQ QUANDO ESTOU COMEÇANDO JA TENHO IDEIA PRA OUTRO AI EU PARO E COMEÇO TUDO DE NOVO!É UM LUXO ENTENDERAM?
 
Eu não sei fazer uma narração lógica, seja ela direta ou indireta, em primeira ou 3ª pessoa... :osigh:
 
Eu tenho problemas em escrever redações pré-configuradas, do tipo com delimitação 1 + delimitação 2 na introdução, dois desenvolvimentos e conclusão curta.

Geralmente eu sempre faço texto com mais de 50 linhas e tenho que cortar paragrafos inteiros o que origina uma caca de redação....

Estou me referindo ao modelo requisitado para o vestibular...
 
Primeiro post aqui :grinlove:

Bom, acho que gosto de escrever pq tenho facilidade, e isso pq gosto muito de ler...
Minha maior dificuldade é ter uma idéia sobre a qual escrever, às vezes eu estou morrendo de vontade de escrever, pego uma folha em branco e só consigo desenhar e rabiscar pq não tenho idéia do que escrever...
Mas não tenho muitos problemas com gramática, estrutura do texto, continuar escrevendo ou parar... o problema é ter a idéia e começar hehehe
Ah, e claro, o título também dá trabalho :roll:

O problema do ponto-e-vírgula eu perguntei pra minha professora não faz muito tempo, ela disse que é pra separar duas frases que tratam mais ou menos da mesma coisa, mas de aspectos diferentes, pq se colocar ponto vai quebrar a linha daquele assunto.. algo assim 8O

Ah, e Las, sobre o esse/este, isso/isto num texto... esse ou isso é pra falar de coisas que já foram ditas antes, este ou isto são pra coisas que ainda vão ser ditas, geralmente antes de dois-pontos; ou então quando tem que relacionar características com personagens ou objetos citados em seqüência, e aí vale a regra da distância (boneca, corda e carrinho, este é masculino, essa é para ambos, aquela é feminina).

Gente, como eu falo!!! Já vou entrando e me intrometendo!! Agora chega! :lol:
 
Escrever diálogos é muito difícil!!

O personagem ñ pode falar do modo como vc falaria, mas do modo q ele falaria, e isso é bem difícil ... por isso, antes d criar os personagens é fundamental dar uma alma bastante rica e preenchida a eles!
 
Ah, e Las, sobre o esse/este, isso/isto num texto... esse ou isso é pra falar de coisas que já foram ditas antes, este ou isto são pra coisas que ainda vão ser ditas

Ops... não é tão simples assim... "este" também pode ser usado para algo que acabou de ser dito, ou para citações... o problema é que na teoria funciona direitinho, mas na hora de fluir, não sai assim instintivamente - eu sempre tenho que parar o texto prá pensar em qual é o caso ali....
:tsc:

por isso, antes d criar os personagens é fundamental dar uma alma bastante rica e preenchida a eles!

É curioso: meus personagens são tão "autônomos", que eles falam diferente por conta própria... ou seja, quando eu noto, cada qual tá falando de um jeito ou usando determinadas expressões com frequência. E não raras vezes tomam atitudes que me desagradam, ou me surpreendem. Diálogos prá mim são uma facilidade só, justamente por isso. Quando construo um personagem, eu imagino ele tão real, tão palpável, que é como se ELES estivessem me ditando o que eu devo escrever... da mesma forma quando descrevo alguma coisa - uma roupa, aparência ou um ambiente ( e olha que eu sou descritiva feito a peste), eu visualizo tudinho antes, em detalhes. Chego ao cúmulo de desenhar primeiro, prá depois descrever. Chego a fazer a planta baixa, com escala, dos ambientes... a procurar em revistas a foto de determinado móvel ou adorno...
É cada coisa. :oops:
 
Eu ia dizer isso quanto aos personagens, Las.

Já quanto ao cenário, uau... Eu tenho que tentar fazer isso um dia, mas ainda não lido tanto com ele em minhas histórias a ponto de ser imprenscindível.
 
Gostei do modo como vc faz os diálogos .... os personganes DITANDO o q eu devo escrever !!! :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo