• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Seus problemas ao escrever!

Meu principal problema na hora de desenvolver uma dissertação é a estrutura, a organização das idéias.
Tenho muito o que dizer, mas não ligo os argumentos, cada parágrafo me parece independente.
Fora que meus professores sempre dizem que sou muito radical, vou direto ao assunto, sem incrementar... me preocupo em deixar o texto superficial.
 
Nerwen disse:
Meu principal problema na hora de desenvolver uma dissertação é a estrutura, a organização das idéias.
Tenho muito o que dizer, mas não ligo os argumentos, cada parágrafo me parece independente.
Harmonia é algo extremamente necessário para um texto. Pense como se fosse uma música: deve haver melodia. Ao escrever, tente perceber como o texto clama por algum ritmo; tenho certeza que, com a sensiblidade que você tem, será capaz de perceber isso. :)

Nerwen disse:
Fora que meus professores sempre dizem que sou muito radical, vou direto ao assunto, sem incrementar... me preocupo em deixar o texto superficial.
Obscuridade e frouxidão empobrecem o texto; diametralmente opostas à estas, estão a clareza e o vigor. Pense nisso, e, se não tiver compreendido, poste aqui de novo. :wink:
 
É, eu sou parecido.Não só na literatura, também na música.Eu começo pensando numa coisa.Desenvolvo outra.E concluo outra.

:think:
Se bem, que se foram harmônicas, fica legal.
 
Minha estréia aqui. :mrgreen:

Sempre tive facilidade ao mexer com a língua portuguesa. Sei fazer boas descrições, narrações e tal (mas também não sei usar ponto e vírgula). Meu maior problema está na argumentação e adequação a temas, que são tópicos extremamente rígidos nas redações de vestibular. Sempre começo a redação e estou no tema certo, mas até o final já me perdi nas idéias e faço uma conclusão absurda, que ás vezes não tem NADA a ver com a introdução.

Acho que a melhor maneira de praticar é escrevendo cada vez mais, e planejando como será seu texto previamente. Nas aulas de redação do cursinho, já peguei o costume de especificar numa tabela os pontos tratados na introdução, a tese a ser exposta, os argumentos que defendem tal tese e uma conclusão geral. E isso vem sendo de grande valia.

(Comecei falando dos meus problemas pra escrever e fiz um artigo sobre redação de vestibular. Não falei?) :lol:

Falando de gramática e "manias", eu uso muita vírgula e sempre faço parágrafos muito longos (especialmente quando estou escrevendo por prazer). E ainda tenho uns problemas com a maldita crase. :oops:
 
Um dos principais problemas que eu tenho na hora de escrever um texto, é o desanimo.

Por exemplo, eu tenho uma idéia e resolvo desenvolve-la, só que aos poucos o meu animo vai desaparecendo, ai eu começo a achar que o texto não esta bom, e acabo desistindo de escrever.
 
O meu maior problema é a inspiração, tem hora que fico horas sentada na frente de uma folha e não consigo ter idéia nenhuma. Outras vezes estou andando na rua ou dentro do ônibus ou em alguma aula e as idéias começam a surgir, mas vão assim como chegam e depois não lembro mais o que tinha pensado. :|
 
Elindrah_Gigi disse:
Um dos principais problemas que eu tenho na hora de escrever um texto, é o desanimo.

Por exemplo, eu tenho uma idéia e resolvo desenvolve-la, só que aos poucos o meu animo vai desaparecendo, ai eu começo a achar que o texto não esta bom, e acabo desistindo de escrever.
Tem de se animar por si mesma, ou o texto não sairá. Ouça aquela música que você gosta, assista um filme, saia com os amigos; pode ser que idéias e ânimo para escrever apareçam.

Cacau Tinuviel disse:
O meu maior problema é a inspiração, tem hora que fico horas sentada na frente de uma folha e não consigo ter idéia nenhuma. Outras vezes estou andando na rua ou dentro do ônibus ou em alguma aula e as idéias começam a surgir, mas vão assim como chegam e depois não lembro mais o que tinha pensado. :|
Se possível, esteja sempre com um papel e uma caneta por perto; é que as idéias tendem a surgir nos momentos menos esperados. Anote tudo o que puder. por exemplo, em meio à chatice de algumas aulas, anoto, desenho e escrevo imagens inúmeras que me surgem.
 
eu consigo usar o ponto e vírgula. Acho que isso é um talento natural.... hehehe brincadeira, não dá mto bem pra explicar, talvez seja util pensarmos: quando estiver entre ponto e vírgula.. na dúvida, use os dois!

Eu tenho dificuldade não com o título do texto, e sim com a separação dos capítulos, nunca sei quando é a hora certa!
Tenho problemas em descrever uma situação, como um beijo ou um sentimento. Sei que palavras usar, mas não a pontuação que deve haver entre elas! Isso me deixa putcha às vezes... ¬¬
 
meu problema é que eu não consigo fazer um texto em vários dias. Porque se eu deixo inacabado no outro dia eu já perco toda a minha idéia e perco a inspiraçao, ou se resolvo continuar fica péssimo, porque o começo não tem a ver com o final.

por exemplo, começei a escrever um conto romantico, e já inventei uma guerra enorme que não tenho a mínima inspiração de terminar.
 
1) Uso do este, esse, isto, isso. Além de usar em excesso (assim como o mas, porém,entretanto, contudo) sempre me atrapalho com qual o correto em tal situação. A gente sabe que esse está longe, e este está perto. Mas tentem colocar isto (isso?) em prática ....

2) Revisão. Cada vez que eu reviso um texto meu, eu praticamente mudo tudo. E, dependendo da mudança, tenho que alterar o texto inteirinho... tem 2 anos que eu tento revisar um livro meu com quase 400 páginas. E já estou na quinta versão dele (pois minhas revisões acabam mesmo é virando versões) e pelo visto não será a última. Aí eu tenho que deixar ele de lado uns tempos, sob pena de deletar tudo num momento de saturação.

3) Para textos menores, eu utilizo uma tática mais simples: reviso umas 2 ou 3 vezes, basicamente só o português, fecho o arquivo e envio do jeito que está. Sob pena de também ficar eternamente revisando e a coisa jamais sair da tela...
 
Eu também acabo me confundindo com o esse e o este. É difícil.


Meu maior problema é na hora de desenvolver o texto. Quer dizer, na hora em que a idéia aparece, beleza, tá tudo brilhando; no segundo seguinte, a luz apaga. Só fica a idéia original, e fico pensando como vou colocá-la no papel.
 
Desculpem a demora; estive estudando. 8-)

Vamos lá:

"Por que diabos você ainda perde tempo com esse homem?"

R: Uma terceira pessoa, ou seja, nem você mesmo nem a pessoa para quem você fala.

"Por que diabos você ainda perde tempo com este homem?"

R: Por que você perde tempo comigo?

Entenderam? :)

Unedë disse:
eu consigo usar o ponto e vírgula. Acho que isso é um talento natural.... hehehe brincadeira, não dá mto bem pra explicar, talvez seja util pensarmos: quando estiver entre ponto e vírgula.. na dúvida, use os dois!
Na verdade, é exatamente isso; o ponto e vírgula pode se chamado de 'uma pausa e meia'. É muito útil também para evitar que as orações fiquem demasiadamente curtas.

Unedë disse:
Eu tenho dificuldade não com o título do texto, e sim com a separação dos capítulos, nunca sei quando é a hora certa!
Divida em Unidades de Ação; exemplo: "Indo para a aula"; "Na sala 502"; "Quando olhei para ela"; "Implicância"; 'RPG na biblioteca, NÃO!"

Termine os capítulos com uma conclusão. :)

Unedë disse:
Tenho problemas em descrever uma situação, como um beijo ou um sentimento. Sei que palavras usar, mas não a pontuação que deve haver entre elas! Isso me deixa putcha às vezes... ¬¬
Orações curtas e ativas. :)

Lasgalen disse:
2) Revisão. Cada vez que eu reviso um texto meu, eu praticamente mudo tudo. E, dependendo da mudança, tenho que alterar o texto inteirinho... tem 2 anos que eu tento revisar um livro meu com quase 400 páginas. E já estou na quinta versão dele (pois minhas revisões acabam mesmo é virando versões) e pelo visto não será a última. Aí eu tenho que deixar ele de lado uns tempos, sob pena de deletar tudo num momento de saturação.
Sofremos do mesmo 'mal'. :anjo:

Estou gradativamente abaixando meu nível de auto-exigência, apostando na 'sincera simplicidade', para não ficar eternamente escrevendo a mesma coisa. :dente:

DarkRider disse:
Meu maior problema é na hora de desenvolver o texto. Quer dizer, na hora em que a idéia aparece, beleza, tá tudo brilhando; no segundo seguinte, a luz apaga. Só fica a idéia original, e fico pensando como vou colocá-la no papel.
Leia cada vez mais livros, para que lhe ocorram bons exemplos de comodesenvolver um tema. Ou, use a intuição mesmo. :wink:
 
Aioros de Sagitário disse:
Lasgalen disse:
2) Revisão. Cada vez que eu reviso um texto meu, eu praticamente mudo tudo. E, dependendo da mudança, tenho que alterar o texto inteirinho... tem 2 anos que eu tento revisar um livro meu com quase 400 páginas. E já estou na quinta versão dele (pois minhas revisões acabam mesmo é virando versões) e pelo visto não será a última. Aí eu tenho que deixar ele de lado uns tempos, sob pena de deletar tudo num momento de saturação.
Sofremos do mesmo 'mal'. :anjo:

Estou gradativamente abaixando meu nível de auto-exigência, apostando na 'sincera simplicidade', para não ficar eternamente escrevendo a mesma coisa. :dente:

Bom, as Artes tem todas algo em comum, não? toda vez que eu reviso uma música minha eu mudo ela toda, até a tonalidade às vezes. Começo a achar que tenho que pedir pra outra pessoa revisar hehehe.
 
Vamos lá:

"Por que diabos você ainda perde tempo com esse homem?"

R: Uma terceira pessoa, ou seja, nem você mesmo nem a pessoa para quem você fala.

"Por que diabos você ainda perde tempo com este homem?"

R: Por que você perde tempo comigo?

Entenderam?

Amore mio :grinlove: se eu disser "esse planeta" eu sei que estarei falando com um E.T. !! Mas nem todos os casos são assim tão simples. Principalmente quando se fala de coisas acontecidas, ou que ainda acontecerão, ou sobre o que se está dizendo ... eu também achava que era fácil: tá longe, tá perto, o seu, o meu, esse aí, este aqui. Mas na prática tem momentos em que o bicho pega mesmo.
E eu descobri mais uma encrenquinha comigo: uso de "te" e "lhe" (mesmo porque minha escrita também é um tanto formal às vezes). Mas reparei que usei estes/esses termos sem nenhum critério até agora .... :tsc: O que me obrigará a mais uma revisão em tudo!! :( Eu custo a acreditar que isto/isso está mesmo acontecendo ... :shame:
Não tenho dificuldades com ponto e vírgula. Como disse a Unedë aí em cima, deve ser dom natural - e olha que eu uso ele bastante. Mas títulos? os meus são todos provisórios, sempre ... :oops:
Quanto à entregar a revisão prá outra pessoa, Franz, no meu caso é impossível. Porque não se trata simplesmente de uma questão gramatical, e sim de mudança de termos, de sonoridade de frases, da própria temática, da construção de um personagem... e isso não pode ser delegado, né ... :tsc:
Um exemplo: um revisor passaria facilmente batido pela expressão
"chegou perto". Enquanto eu mesma concluiria que "se aproximou" ficaria melhor no caso. Logo, esta sina é minha mesmo ( além de sua, do Ka, e pelo visto de mais metade do planeta...) :mrgreen:
 
Quanto à entregar a revisão prá outra pessoa, Franz, no meu caso é impossível.
:lol:

:x

o meu problema é que a língua portuguesa não é exata. Há excessos de excessões e há excessões até nas excessões.
 
o meu problema é que a língua portuguesa não é exata. Há excessos de excessões e há excessões até nas excessões.

Prá isso existem os saramagos da vida. Prá quebrar todas as regras, todas as exceções, colocar excreções à vontade e não estar nem aí!! Ai, que inveja. :osigh:
 
Taalvez o meu maior problema seja não revisar os meus textos mais de uma vez. Outro ponto é que eu acabo me perdendo do assunto, sabe "uma coisa leva a outra"?

Quanto as normas cultas, gramaticais, elas são importantes. Entretanto eu levo mais em consideração um texto que tenha conteúdo e não que seja escrito de acordo com a norma culta.

Exemplificando, quem não conjuga o verbo sobressair como o suicidar-se? Enquanto o correto é O homem sobressaiu nos negócios.

Enfim, pequenos problemas de regência, absurdos que até hoje eu não encontrei explicação, como o porquê de casa (como sinônimo de lar próprio) não aceitar artigo e consequentemente não aceita crase? O mesmo vale para terra (como oposiçao de a bordo de navio).

Tudo isso (esse monte de exceções) não me interessa em um texto.
 
Minha estreia no CDE!!!!!!!!!! :mrgreen:

Eu sou novo em termos no proprio Valinor...e sempre pesquisei bastante em outras areas e agora q encontrei mesmo os Clubes em si...e por fim minha paixao a escrita eu sou totalmente loco e loco por isso;nisso... eu escrevo totalmente de um jeito na net...no caderno no micro e na makina de escrever e acabo nao me viciando com os termos e usos de cada um....! mas assim meu maior problema vem da revisao mesmo...eu a faço e minha namorada tb...depois ainda passo para um amigo meu ler so para ver c gosto mesmo(nao chega a ser revisao)
heeh!....So q mesmo pronto eu noa tenho coragem de mostrar para mais ninguem tenho medo de que roubem minha ideia sie-la ando pesquisando modo de registrar e tudo mais porem minha fobia é muito grande....! preciso me livrar disso prq quero mostra-los aki para vcs....bem....acho q é esse os outros problemas noa soa tao grnades prq c os tenho eles morrem na revisao, prq minha revisora intende bastante de portuga...e gramatica e tudo o mais...!
ehehhe ...
Uma dica ja dada aki...sempre ande armado...de papel e lapiz....! (nunca passe a caneta suas ideias, azul nao é uma cor criativa o cinza quase inlegivel nos força a pensar...é serio isso..)
Abraço a todos e um obrigado ao Ka Bral o Negro por me ajudar a achar esse topico...ehhe! 8-)
 
Olá, sou nova por aqui também. Adorei este clube, amo todos os tipos de literatura e amo escrever.
Mas como todos ai acima, tenho problemas. Além dos já citados, tenho muitos problemas na hora de organizar, ou ligar os fatos. Como posso explicar? Por exemplo, quando me inspiro penso em muitas coisas ao mesmo tempo, me empolgo e penso tão rapido, que não consigo colocar tudo no papel como queria, ou de um jeito que fique claro pro leitor. Geralmente desanimo se isso acontece num texto longo, uma história por exemplo. Tive várias idéias para uma história, sabia inicio, meio e fim, mas tinha tantas coisas na cabeça e não escrevia na mesma velocidade (o cérebro humano pensa 4 vezes mais rapido do que a pessoa escreve ou fala), e acabei desanimando, faz 1 mês que não toco no texto. :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo