• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

Ah é claro q Rowling se inspirou e usou muitas coisas de Tolkien, mas ela criou um mundo bem interessante, não podemos tirar o merito dela, se fosse copia os direitos autorais já estariam tirando todo dinheiro dela, e o foco dos dois autores é diferente né Rowling além de criar um historia ela criou uma marca.
 
Eu não acho que seja uma imitação.
É muito dificil falar de criaturas mágicas, magos etc, sem haver uma semelhança entre histórias... Gandalf e Dunbledore são parecidos, mas o perfil do 'mago sábio' já era esse antes de Tolkien cria-lo. Entre outras semelhanças...
E a história que J. K. Rowling criou não é inferior. É mais simples.
Tolkien trabalhou mais em sua histórias. São mais complexas.
Imaginem só uma criança de 9 anos lendo O Silmarillion...

...
 
Não li o tópico todo, então é possível que alguma coisa que eu diga já tenha sido comentada...

Me tornei fã [quase] fanática de 3 coisas, praticamente ao mesmo tempo: Star Wars, Harry Potter e Senhor dos Anéis. Isso em meados de 2001 e 2002. Sim... quando os filmes estavam estreando e as obras ressurgindo das tumbas do esquecimento.
SdA com menos intensidade, mas muito interesse e admiração... Só agora pude ler as obras do professor e fiquei fã de verdade!

E sempre me deparo com essas comparações. Mas vamos analisar:

- J.K. G.L. e Tolkien, todos, em graus diferentes, estudaram e usaram elementos da mitologia, principalmente latina e anglo-saxã, em suas obras. Então, é ÓBVIO que tem coisa que vai ficar muito semelhante... Porque beberam das mesmas fontes. Ninguém copiou ninguém.
As 3 obras tem muito da Jornada do Herói: herói órfão e improvável com uma grande missão que decidirá a vida de todos os outros!

- J.K. leu e se apaixonou pela obra do Professor na faculdade. E, sim, SdA foi uma das suas grandes inspirações. Isso tá no livro da biografia dela.

- J.K. os dementadores foram uma idéia que surgiu no período em que ela entrou em profunda depressão, desempregada, separa, morando em uma espelunca e com um bebê pra criar. (Vide biografia).
Eles lembram sim os nasgul, tanto que quando li o 3º livro pela primeira vez, antes de ser adaptado pro cinema, eu imediatamente imaginei os dementadores com vi os nasgul do cinema. Mas... eles são parecidos apenas na aparência, pois suas funções e efeitos que causam nas pessoas, são bem diferentes.
Embora os nasgul sejam aterradores, não me lembro de ninguém que tenha sentido que nunca mais seria feliz perto deles, nem que desmaiasse ou sentisse um frio profundo. Os nasgul, por outro lado... fedem. Os dementadores foram recrutados por Voldemort, mas eram independentes e não seus servidores... Os nasgul são escravos de Sauron.

- O Dumbledore é sim, um mago sábio. Mas também é muito humano e cheio de falhas. O Gandalf é sobrenatural.

- Rony é um completo tapado! Sam é, da sua forma, sábio e leal.


Eu vejo semelhanças que me incomodam em outro ponto:

Quando li o Expurgo do Condado lembrei imediatamente da Umbridge em A Ordem da Fênix. Embora o Expurgo seja um capítulo só e em HP seja praticamente o livro todo... mas os acontecimentos são parecidos demais pra se negar que talvez, aí sim, pode ter havido mais que inspiração.

E, também, no final de HP, os efeitos em quem carrega o medalhão de Voldemort é igualzinho ao efeito que o Anel causava em seus portadores (exceto por estender a vida).
 
Última edição:
Copiou sim.
Aquele salgueiro lutador imita o Velho Salgueiro Homem (O Senhor dos Anéis-A Sociedade do Anel "A Floresta Velha")
O Dobby imita o Gollum
Até o grito dos Espectros do Anel são copiados
Ela mesma já disse que paga mó pau pro Professor Tolkien.
 
Alguém falou "Laracna" ou foi impressão minha? :g:

Com certeza a Rownling bebeu produnda e longamente as águas do Anduin. Plágio? Talvez mais uma homenagem inferior ao original.
 
Eu não gosto de Harry Potter, li só o primeiro livro (nem lembro o nome) pra ver do que se tratava, quando só falavam dessa série. Achei muito clichê e infantil. Depois fui ver os filmes (só pra acompanhar amigos que gostavam) e também achei muito sem graça. Não me recordo de cópia do Professor, mas pode ser que haja semelhanças, coisa que não dá pra escapar por serem livros de fantasia com as mesmas fontes, como disse a Elriowiel.
 
Talvez pq Harry Potter seja literatura infanto-juvenil? :eh:

Sim, sim, claro. :lol:
Mas o que eu acho estranho é que essa série fez sucesso com pessoas de todas as faixas etárias. Eu tive uma professora que deveria estar nos seus 50 e poucos anos de idade e que ficava discutindo os livros de Harry Potter com os alunos... E eu achava um absurdo que ninguém falava da obra de Tolkien até começarem a sair os filmes (aí surgiram inúmeros fãs dos filmes, que nem sabiam que os filmes eram adaptações dos livros, ou então não liam por "ser muito grosso" - vários amigos meus disseram isso :disgusti:).
 
Copiou sim.
Aquele salgueiro lutador imita o Velho Salgueiro Homem (O Senhor dos Anéis-A Sociedade do Anel "A Floresta Velha")

Bom, são parecidos... Mas o Salgueiro Lutador literalmente luta.
O Velho Salgueiro Homem é mais, digamos, "soturno".
E em HP só há, pelo que lembro, esta "árvore viva". Já em SdA... E isso me lembra outra coisa...

Se for assim, Tolkien "copiou" Macbeth, de Shakspeare... na intenção de "corrigir" o que ele considerava erros da obra: a floresta que marcha para a batalha e o homem que não pode ser morto por nenhum outro homem...

Ou seja, Tolkien não foi nenhum progenitor da literatura fantástica. Ele também se baeseou e se inspirou em muita coisa.
Gente, desculpa, mas nenhum autor é perfeito!!!
Idéias 100% originais são simplesmente, impossíveis!!!

Sr. Bilbo Bolseiro disse:
O Dobby imita o Gollum

Eu queria saber onde... :roll:
O Dobby ADORA o Harry, ADORA servi-lo e se libertou de sua escravidão (com os Malfoy).

O Gollum tem dupla personalidade e tentou, diversas vezes, matar Frodo.
E sua servidão sempre foi falsa e com segundas intenções.

Sr. Bilbo Bolseiro disse:
Até o grito dos Espectros do Anel são copiados

Não me lembro dos dementadores gritarem, mas se gritaram foi no filme.
No livro, o máximo que se houve é "uma respiração asmática"

Sr. Bilbo Bolseiro disse:
Ela mesma já disse que paga mó pau pro Professor Tolkien.

Então todos os fãs de Tolkien estão proibidos de escreve um livro com dragões e bruxos?!

Deriel disse:
Alguém falou "Laracna" ou foi impressão minha?

Laracna é um ser malévolo que foi incorporado em uma aranha.
Já a aranha do Hagrid (que esqueci o nome), é um quase um bicho de estimação, embora consciente...

Aliás, em HP, todos os animais mágicos são apenas isso mesmo... animais... e, diga-se de passagem, numa variedade de espécies muito maior que em SdA.
Já em SdA todos os serem são conscientes e tem algum propósito, seja pro bem ou pro mal.

Não me lembro de ter visto em SdA Testrálios, Lobisomens, Sereias, Vampiros, Esfinges, Grifos, Centauros, Mortalhas, entre outros seres...
 
Laracna é um ser malévolo que foi incorporado em uma aranha.
Já a aranha do Hagrid (que esqueci o nome), é um quase um bicho de estimação, embora consciente...

Laracna é uma aranhazona do mal, e no Harry Potter tem uma gangue de aranhazonas meio do mal. Lógico que há conexão. A originilalidade da Rowling não está nos pontos citados aqui no tópico. Eu diria que a originalidade está na sociedade dos bruxos versus trouxas, não no entorno.

Você está negando o inegável - ao tentar justificar cada semelhança você só as reforça =]
 
Ah, já ia esquecendo...
Se for pra comparar o Gollum com algum elfo doméstico, seria com o Monstro...
Daí sim eu concordo. Ele é tão doido quanto o Gollum... Mas quando se converteu, realmente se converteu, não traiu o Harry no final, como Gollum fez.
 
Ah, já ia esquecendo...
Se for pra comparar o Gollum com algum elfo doméstico, seria com o Monstro...
Daí sim eu concordo. Ele é tão doido quanto o Gollum... Mas quando se converteu, realmente se converteu, não traiu o Harry no final, como Gollum fez.

Acho que você está confundindo inspiração com cópia. Se ela colocasse algo como o Gollum, só com outro nome, seria plágio. Do geito que foi feito, ela só tem que encarar uma ou outra acusação informal.

Se ela tivesse simplesmente um Gollum com outro nome, o Christopher já tinah comido o fígado dela - com ela viva.
 
Heheheh...

Eu só estava dizendo que o pobre Dobby não tem nada a ver com o Gollum... Mas o Monstro é muito parecido! (não disse que era cópia).
O jeito dele e etc...



É impressão minha, ou esse Christopher é um "cri-cri"?
Sempre vejo comentários sobre ele nesse sentido.
 
HP fiko mais no estilo O hobbit uma literatura mais simples e tb uma historia mais simples e apesar de ser fã de Tolkien e axar q harry potter teve livros d mais axo q naum ouve copia na historia e sim um, pouco nos personagens e como ja disseram ela se inspirou nele!
 
E ele tem um javali.









No quintal de casa.


8-O Meda!

__________________________________________________________________​

Não acho cópia. Histórias bem diferentes, formas de lidar com os personagens bem diferentes e, principalmente, finais muito diferentes.

Eles tem muita coisa da base comum do universo da fantasia. Velhino sábio que guia o herói e é afastado antes do fim para que o herói enfim cresça tem em zilhões de contos. Além disso ambos tem em comum amigos leais, amigos que falham, ajuda inesperada, e por aí vai.

Tem algumas coisas que ela parece mesmo ter se inspirado (inspirado, não copiado) no universo de Tolkien. Laracna/Aragogue e suas crias apesar de diferentes tem uma raiz comum e é o exemplo mais claro.

Falam muito dos Nazgul/Dementadores. Mas eu não concordo. A criaçaõ dos dementadores é uma personificação da depressão que a JK enfrentou. É pessoal demais para ser uma cópia. Da forma como eu enxergo, nesse caso exite é uma coincidência mesmo.

E definitivamente, elfos doméstico, nenhum deles, tem nada haver com o Gollum. Só se for o gosto pra roupa :roll:
 
Última edição:
Eu diria que a originalidade está na sociedade dos bruxos versus trouxas, não no entorno.
=]

É assim que vejo. Lembro até hoje da sensação estranha que tive quando vi a descrição bipolar de mundo da J.K.: Trouxas x Bruxos. E olha que lá tinha meus 12anos...
 
Assim como muitos aqui, não acho que ela tenha copiado Tolkien para fazer HP. Pode ter se inspirado, assim como o Professor se inspirou em outras histórias mitológicas para criar suas obras.
Particularmente não grado muito de HP, vejo alguns filmes e olhe lá. Não me interesso em ler algum livro. (quem sabe um dia...).
Em relação à criação de mundos e seres, considero que Tolkien supera e muito Rowling.
 
Última edição:
Não acho que seja cópia ...
inspiração, sim ...
a própria Rowlling diz que se inspirou em Senhor dos Anéis ...
Existem algumas coisas realmente bem parecidas , como por exemplo Gandalf e Dumbledore ( nao sei escrever o nome dele ) ...
O próprio Ian ( gandalf NO FILME ), diz : " Eu sou o verdadeiro, não aquela cópia barata de Rowlling " ...
Existem alguns pontos que realmente são bem parecidos ... mas até mesmo em termos de literatura, são bem diferente ... Senhor dos Anéis, é um conto de fadas para adultos ( Tolkien disse que queria provar que conto de fadas não era apenas para crianças ) ... e HP é uma coisa mais jovem ...
Hoje em dia, HP faz sucesso por causa dos filmes, e a cada ano lança um novo livro ...
Quando " O Hobbit " for pras telonas, vocês vão ver como os livros vão disparar !
O Senhor dos Anéis foi o segundo livro mais lido no século XX, sendo superado apenas pela Biblia ...

Eu, particulamente, ODEIO, NAO SUPORTO, Harry Potter ... mas isso é de cada um :cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo