1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Itens mágicos... eis a questão!

Tópico em 'RPG' iniciado por Kurteinhower, 7 Jul 2002.

  1. Kurteinhower

    Kurteinhower Usuário

    Se você fosse começar a mestrar uma campanha com 4 jogadores, D&D 3E, criando personagens já de 8a. nível, vocês deixariam eles começarem com itens mágicos?
    quantos?
    quão poderosos?

    Eu sei q vai depender tb da dificuldade da campanha, mas o q eu quero saber é qual a quantidade esperada de itens mágicos prum personagem de 8a. nivel?
     
  2. Não eu não deixaria... sei lá é chato RPG que os jogadores começam todos BOMBADOS...
     
  3. Yukishiro_Hajime

    Yukishiro_Hajime Usuário

    Acho que naum ia ser preciso não,afinal de monstros varios naum tem redução de dano,e não existem tantas situações em que seja nescessario um item magico...mas vc podeia por exemplo deixar o mago ou clerigo,ou sei la,alguem q use magia ja ter um ou dois itens magicos feitos por eles mesmos...
     
  4. °Shiva°

    °Shiva° Usuário

    depende do personajem do jogador... se for um clerigo, feiticeiro ou mago é legal ter uns dois ou tres itens


    como veinha ou talves um cajado ou uma batedora... e por ai vai
    :wink:
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu acho o seguinte.. como são personagens de níveis altos, eu daria uma espada +1, um anel q dê bônus no CA, e mais alguma coisinha.. pros guerreiros, pra magos e coisas do tipo, eu dava um anel q de bonus em inteligencia......
     
  6. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Eu daria itens inuteis em combate, como aneis q produzem faiscas para acender tochas ou algo do tipo.
     
  7. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Cara depende de muita coisa(campanha, mundo, etc) mas eu acho dificil um aventureiro chegar no oitavo nivel e nao ter nenhum item magico, seria meio forçado. Sei lá conceda uns 2 intens mágicos simples pra cada um ou apenas um um pouco mais forte. Vale lembrar que os adversários deles serao fortes e muitos TAMBEM terao itens magicos.
     
  8. Austriaco

    Austriaco Auto-suficiente em petróleo

    Como foi dito, depende de muita coisa. Do cenário, do tipo de campanha, e dos jogadores. Se faz sentido, é coerente com o personagem, então acho que independe de nível. E não acho que os personagens devam possuir esse ou aquele item por estar em tal nível - sempre deve haver um motivo extra-ficha.
     
  9. inominavell

    inominavell Usuário

    perfeitamente austriaco. se o que foi conseguido naum for em roleplay..entaum q seja história do PC
     
  10. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Claro que sim, qualquer coisa deve ter sua história extra-ficha, seja um item(mágico ou nao), um aliado, um amigo, uma lenda, etc. Eu apenas procurei me apegar diretamente o que ele pediu afinal ele sabe que um item precisa de sua história(claro que para começar com os caras de 8º nivel ele vai precisar construir um background pra todos eles). O que eu quis dizer é que um personagem de 8º nivel tem mais probabilidade de possuir um item mágico(e mais forte) do que um de 1º, por exemplo. Claro que depende de muita coisa, mas se todos derem 'depende de..' como resposta de nada terá valido o tópico.
     
  11. Austriaco

    Austriaco Auto-suficiente em petróleo


    Entendi teu ponto e concordo. Um personagem de 8º nível tem maior probabilidade de possuir um item mágico - e mais forte - que um PC de 1º nível, justamente por isso: ter mais experiência, mais vivência, mais chance de conseguir um item.

    Dando então um sentido ao tópico, eu recomendo ao Kurteinhower que sim, dê itens para os personagens. Mas procure envolvê-los na história da campanha, dos personagens, etc. Acho que o mais legal disso é quando o personagem fica conhecido e caracterizado pelo item, fazendo parte de sua vida e modo de ser.
     
  12. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Kurteinhower vc poderia pedir aos jogadores para fazerem uma 'historia' do itens(ou do item) procurando focar o minimo possivel no seu poder. Depois baseado na criatividade deles vc poderia recompensa-los(ou nao) aumentando(ou diminuindo) o poder desses itens. Seria uma boa maneira de faze-los encarar o item da forma correta e nao como mais uma ajuda em números para vencer nos dados, como lembrou nosso caro Austriaco.
     
  13. Kurteinhower

    Kurteinhower Usuário

    Desculpem a demora pra responder...

    Obrigado amigos, pelo visto muitos de vcs pensam como eu...
    Na verdade, quando eu escrevi o post, eu ja tinha mestrado a aventura. Que por sinal foi muito divertida, mas só teve um problema, os jogadores ficaram reclamando da falta de itens magicos...

    Como geralmente eu sou um mestre bonzinho, desta vez decidi que tentaria ser um pouco mais "cruel" com os jogadores.
    Depois de ouvir o background de cada um eu concedi apenas 1 item magico pra cada, porem de pequeno poder.

    Prum guerreiro q lutava com duas mãos e usava cimitarras eu deixei q ele tivesse 2 cimitarras magicas +1 (só no dano).

    pro outro guerreiro q usava um montante, eu deixei q a sua montante magica tivesse +2 no dano e +2 na iniciativa.

    Pro feiticeiro q tinha o feat contruir itens magicos eu caprichei um pouco mais, dei um manto +2 no CA e com uma pequena resistencia a fogo.

    Pro bardo eu dei uma bandana (ele q pediu) q dava +2 nas perícias: blefar, diplomacia, e atuar.

    Como esta era apenas a primeira seção de uma longa campanha, eu pretendia q eles conseguisem mais itens eventualmente durante o desenvolver-se da história e talz.

    Acontece q quando essa seção terminou, os karas começaram a reclamar, q tava muito dificil, q eles não tinham itens, q os itens deles eram uma b.osta...

    Então eu vim aqui perguntar pra vcs as suas opiniões...
    bom, então obrigado pela ajuda. O q eu queria saber era se personagens de oitavo nivel tem ou não tem itens magicos poderosos. E a conclusão q eu cheguei é q isso quem decide é o mestre, como sempre.
    Minhas duvidas ja foram esclarecidas, mas se quiseram continuar discutindo o assunto, fiquem a vontade.

    Até mais...
     
  14. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    hehe, esse ai é o famoso primeiro mandamento do RPG...
     
  15. Kurteinhower

    Kurteinhower Usuário

    sim, sim... claro...
    O q eu quis dizer é q não existe um concenso geral sobre esta questão, pois tudo varia de acordo com as diversas coisas q compõem a situação. Desde o background dos personagens ate os mais ínfimos planos do mestre, passando claro pela dificuldade da aventura! [/quote]
     
  16. Kurteinhower

    Kurteinhower Usuário

    sim, sim... claro...
    O q eu quis dizer é q não existe um concenso geral sobre esta questão, pois tudo varia de acordo com as diversas coisas q compõem a situação. Desde o background dos personagens ate os mais ínfimos planos do mestre, passando claro pela dificuldade da aventura!
     
  17. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Cara até hoje isso depende do criterio de cada mestre, por exemplo eu fikei jogando ciom 1 grupo de rpg por 3 anos, e so ganhei o primero item magico, q era uma short sword +1 no 10 nivel, cara ate hoje foi o melhor jogo q jah jogei

    um grupo todo fudido q naum tinha money nem pra durmi na estalagem..... :wink: :wink: :wink:
     
  18. led_z

    led_z Usuário

    Olha, até onde eu sei, o D&D 3e "presume" que se você tem um certo nível, você DEVE posuír uma quantidade X de itens mágicos, determinada por uma quantia em dinheiro, apresentada numa tabela do livro do mestre.

    Claro, o fator principal tem que ser o "feeling" do mestre, pra decidir essa questão. Se for bom para a sua campanha, mas em termos de GAME, eles devem ter os itens.
     
  19. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    discordo o jogo fica mto chato se todo mundo tem item magicos a vera........ tem sempre q manera nisso.........
     
  20. led_z

    led_z Usuário

    Bom, sinceramente, itens mágicos podem ser usados em uma aventura, sem estraga-la por isso. Se o estilo de jogo que você gosta, é o que não tem itens mágicos, ok, mas o meu não é...ao menos, quando se fala em D&D.

    Agora, eu não entendi o que você quis dizer com "item magicos a vera".

    Acredito que você quis dizer que não se deve entupir os jogadores de item mágico, e isso com certeza, mas deve-se ter uma quantidade balanceada de itens de acordo com o nível de cada personagem.
     

Compartilhar