• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influências Pagãs e Cristãs na obra do Silmarillion

Quanto aos elfos nórdicos, Tolkien mas tomou a nomenclatura emprestada do que o sentido da palavra. Em essência a referência mitológica que mais se assemelha aos elfos tolkenianos vem da Grécia, até onde consegui achar.

Havia na mitologia grega uma tradição de que primeiro existira no mundo uma "geração de ouro", que não conhecia a velhice e as enfermidades, e era pródiga em dons, cujos membros mais tarde se transformaram "em devotos deuses que caminham ocultos na neblina".
 
Parisio disse:
Quanto aos elfos nórdicos, Tolkien mas tomou a nomenclatura emprestada do que o sentido da palavra.

Realmente a palavra elfo é derivada do idioma Nórdico (Old Norse) Álf. No entanto Tolkien não tomou apenas a nomenclatura, ele também tomou suas características.

Parisio disse:
Em essência a referência mitológica que mais se assemelha aos elfos tolkenianos vem da Grécia, até onde consegui achar. (...)

Tanto a mitologia Grega quanto a Nórdica possuem a mesma origem, na religião dos Indo-Europeus, por isso essas características tb são vistas em seres de ambas as mitologias.
Mas a maior parte das características dos elfos de Tolkien, está em outros seres de outra mitologia irmã da Nórdica, a mitologia Celta, esses seres são os Thuata de Dannan ("O Povo de Danna").
 
Ruben Pimentel disse:
Parisio disse:
Quanto aos elfos nórdicos, Tolkien mas tomou a nomenclatura emprestada do que o sentido da palavra.

Realmente a palavra elfo é derivada do idioma Nórdico (Old Norse) Álf. No entanto Tolkien não tomou apenas a nomenclatura, ele também tomou suas características.

Parisio disse:
Em essência a referência mitológica que mais se assemelha aos elfos tolkenianos vem da Grécia, até onde consegui achar. (...)

Tanto a mitologia Grega quanto a Nórdica possuem a mesma origem, na religião dos Indo-Europeus, por isso essas características tb são vistas em seres de ambas as mitologias.
Mas a maior parte das características dos elfos de Tolkien, está em outros seres de outra mitologia irmã da Nórdica, a mitologia Celta, esses seres são os Thuata de Dannan ("O Povo de Danna").
Suponho que os elfos da mitologia nórdica se aproximam do que chamamos de duendes, gnomos ou fadas, ou seja, seres diminutos e de natureza elemental, quero dizer, que não apresentam (para utilizar uma definição aprendida aqui no fórum) hröa, podendo sumir a qualquer momento, não estando acorrentados a um corpo físico.

Por isso opinei que eles são bem diferentes dos elfos tolkenianos. Mas minhas fontes não são seguras... Você pode dizer se estou enganado, Pimentel? (pareces entender bem do assunto)

Conheces também algum livro onde eu possa saber mais sobre a origem comum das mitologias entre os indo-europeus e o "Povo de Danna"? Fiquei muito interessado!
 
Parisio disse:
Suponho que os elfos da mitologia nórdica se aproximam do que chamamos de duendes, gnomos ou fadas, ou seja, seres diminutos e de natureza elemental(...)

Há dois tipos de elfos na mitologia germânico-nórdica, esses aos quais vc se refere são os elfos da luz, e o outro tipo são os elfos da noite ou elfos escuros, q são semelhantes aos anões. Fada já é um outro ser pertecente a mitologia celta.

Parisio disse:
(...) Conheces também algum livro onde eu possa saber mais sobre a origem comum das mitologias entre os indo-europeus e o "Povo de Danna"? Fiquei muito interessado!

Num outro tópico aqui do fórum eu indiquei alguns livros bem interessantes sobre mitologia germânico-nórdica, o tópico é MITOLOGIA NÓRDICA? confira.
 
Sendo assim, continuo achando que os elfos da mitologia nórdica não apresentam identificação estrita com os Quendi de Tolkien. Há, sim, uma surpreendente aproximação com o mito grego de que falei.

Obrigado pela dica.
 
Parisio disse:
Sendo assim, continuo achando que os elfos da mitologia nórdica não apresentam identificação estrita com os Quendi de Tolkien. Há, sim, uma surpreendente aproximação com o mito grego de que falei.

Obrigado pela dica.

Por nada...

Quanto a questão debatida, encerro dizendo q, desta forma, nem as ninfas da mitologia grega se identificam com os elfos de Tolkien, pois suas características são as mesmas dos elfos da mitologia germânico-nórdica.

E devo dizer pela última vez, pois vc está errado, Tolkien se baseou SIM nos elfos da mitologia germânico-nórdica (NÃO SÓ O NOME), isso é bem claro em suas características vistas principalmente no livro O HOBBIT. Claro q ele desenvolveu bem mais esses seres, e nisso ele se baseou mais nos Thuata dé Dannan da mitologia celta, como eu já disse.

Acho q já disse o bastante desse assunto, não mais me pronunciarei.
 
Tolkien reconhece abertamente e sem rodeios pelo menos a influência da Biblia e da historia da igreja católica na sua obra.
Das suas cartas ao seu amigo CS Lewis é evidente a influência que o catolicicismo praticante de Tolkien teve nas suas obras e, também em CS Lewis que com tanto "melganço" de Tolkien acabou também por se converter.
Há entre os biografos de Tolkien quem faça uma interpretação analógica da sua obra com os textos católicos, desde a criação do mundo no Silmarillion até ao npovo testamento no SDA e cujas virtudes de Jesus se encontram presentes nos personagens da irmandade do anel.
Todos nós acabamos simplificando a obra de Tolkien como uma luta entre o bem e o mal.
é possível ver a semelhança entre o "fardo" do anel para Frodo, as tentações a que são sujeitos e as virtudes glorificadas de cada um, bem como os seus defeitos.
Para mais sobre isto: ver a biografia e os estudos sobre Tolikien por Joseph Pearce. Uma visão bastante religiosa, que eu tive a oportunidade de apreciar numa conferência há poucos meses atrás.

Por outro lado, não podemos obviamente deixar de considerar as influências que Tolkien enquanto professor de Lingua e Literatura Inglesa em Oxford tinha na sua vida quotidiana. Dentre elas e de toda a possível mitologia Nórdica e Gaélica, ocupa sem dúvida primeiro lugar Bewoful, como já foi aqui referido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo