1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Influências Pagãs e Cristãs na obra do Silmarillion

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Little Fairy, 7 Abr 2004.

  1. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Estou pesquisando sobre o meu trabalho de iniciação científica e o assunto é as influências pagãs e cristãs na obra Sillmarillion de Tolkien.
    Isso foi falado mais ou menos no tópico intitulado "ironia", mas quero discutir e ser ajudada a respeito do SILLMA.Se vcs perceberem alguma"coincidência" ou coisa parecida, por gentileza escrevam aqui.
    Se vcs puderem me ajudar, eu agradeço!!!!!
     
  2. Helluin

    Helluin Usuário

    Apesar de o silmarilion ter muita influência católica, também há elementos da mitologia nórdica e até mesmo grega
    Ex.: Quando eu comece a ler o Silma achei os valar muito parecidos com os deuses gregos os deuses gregos: há um deus grego para cada coisa, e um valar para (quase) toda coisa tmb. Tipo assim: Ulmo/poseidon = senhor dos mares, e assim por diante. Como não sou muito ligada em mitologia e religiões antigas, não sei te dizer muita coisa, mais esse é o rumo. Talvez outras pessoas aqui que saibam mais sobre isso, possam te dizer.
     
  3. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Aqui na Valinor mesmo você pode achar vários textos sobre essas influencias. Você pode olhar
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . :D
     
  4. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Sem dúvida. Tolkien era fascinado pela mitologia pagã apesar de católico e transpassou isso para sua obra criando uma meta-cosmologia.


    Isso é comum a todos os credos panteístas pagãos. A relação entre os Deuses e os fenômenos da natureza inexplicáveis. Entre os gregos era assim com certeza, mas mesmo entre os maias isso acontecia.


    Ulmo-Posseidon é uma relação automática, de fato. Mas outras são possíveis também. O fato é que Tolkien criou um universo onde é possível relacionar um panteão de Deuses com uma influência cristã óbvia, um monoteísmo centrado em Ilúvatar vinculado a uma multiplicidade de Deuses mais humanos e ligados a matéria do mundo, os valar. Melkor cai na máxima do anjo caído (Lúcifer) e por aí vai...
     
  5. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Não só com relação às divindades, mas às práticas dos povos também. E não só no Silmarillion. N'O Hobbit', tambem há muitas influências, como os elfos fazendo um ritual de saudação ao solstício de verão etc.
     
  6. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Ritual de solticídio de verão...muito comum na mitologia celta e resgatada pelos Wiccas.
     
  7. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Existe um texto de autoria de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que trata sobre várias fontes de influência para o Senhor dos Anéis. Existem algumas referências ao Silmarillion que talvez te ajude. O texto é em inglês e é necessário o Acrobat Reader para poder ler. :wink:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  8. Prentice

    Prentice Usuário

    Tem também um livrinho chamado (se não me engano - não estou com ele aqui) "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis" (não lembro todo o nome do autor, mas acho que tem um "Colbert"). Está em português, e já o encontrei em diversas livrarias em minha cidade (Na Siciliano deve ter).

    Nesse livro, o autor discorre sobre uma série de influências na obra de Tolkien, passando pelo Kalevala finlandês, Beowulf, etc.

    Não sei se é exatamente o que Doom Girl está procurando, mas talvez valha a pena dar uma olhada.
     
  9. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Com certeza sei de 3 influências germânicas(pagãs)na obra do Tolkien: Edda em prosa e em verso, Canção dos Nibelungos(se não me engano, foi daqui que ele tirou o nome gandalf) e Beowulf. O último, o Tolkien traduziu do saxão arcaico pro inglês moderno.

    Beowulf eu sei que foi traduzido para o português, mas não me lembro que editora. Mas de qualquer forma todos eles estão disponíveis para download(acrobat) na internet. Não achei em português, só em inglês.

    Acabei de lembrar de uma coisa: o Edda é a mitografia dos vikings, talvez uma boa fonte pra vc.

    Aqui vai uma bibliografia sobre os bardos vikings(skálds), vê o que te interessa:

    BRØNDSTED, Johannes. A poesia e o espírito Viking. In: _____ Os
    Vikings. São Paulo: Hemus, s.d., p. 281-285.
    CLARE, John. Festas e narrações de histórias. In: _____ Vikings.
    São Paulo: Manole, 1993, p. 26-27.
    GRAHAM-CAMPBELL, James (org.). Skaldic verse/The skald and his
    poetry/skald and lord. In: _____ The Viking World. London: Frances
    Lincoln, 2001, p. 167-171.
    HAYWOOD, John. Skaldic verse. In: _____ Encyclopaedia of the Viking
    Age. London: Thames and Hudosn, 2000, p. 175-176.
    PAGE, Raymond Ian. O verso skáldico. In: _____ Mitos nórdicos. São
    Paulo: Centauro, 1999, p. 22-26.
    _____ Runes and the Vikings. Runes. London: The British Museum
    Press, 2000, p. 28-31, 37, 56.
    _____ Chronicles of the Vikings: records, memorials and myths.
    Toronto: Toronto Buffalo, 2002, p. 13-39.
    SAWYER, Peter (org.). The Oxford illustrated history of the Vikings.
    Oxford: Oxford University Press, 1997, p. 206-207, 227.
    STURLUSON, Snorri. Egil’s Saga. London: Penguin Books, s.d, p. 21-239=
    .

    Essa bibliografia eu retirei de uma mensagem de uma lista de discussão sobre Celtas e Vikings, com certeza vc pode arranjar mais informações em mensagens dessa lista.O nome é Celtas e Vikings, e é do Yahoo! grupos.

    Boa sorte!
     
  10. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Obrigado a todos e a ajuda tem sido de grande valia :D
     
  11. Dark Sage

    Dark Sage Usuário

    Ahe, Doom Girl!! Li as idéias da galera e me lembrei dum negócio, me parece que alguns nomes incrivelmente têm relação com a língua japonesa, como é o caso de Ulmo (em japônes, mar é Umi). Quem sabe vc pode dá uma olhada nisso.
    Flw?
    :mrgreen: :D :mrgreen: :D :mrgreen: :D :mrgreen: :D :aham:
     
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    Gandalf é o nome de um anão no Edda Poético. :wink:
     
  13. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    pois é, tinha lido sobre isso há muito tempo... :) aí confundi :)
     
  14. Ruben Pimentel

    Ruben Pimentel Usuário

    A maior influencia em todas as obras de Tolkien, sobretudo O Silmarillion, estah na mitologia germanica. Depois temos em destaque as mitologias celta e filandesa. O fato da comparacao de Ulmo com Poisedon, eh q esse deus tb existia entre os germanicos, pois todas essas mitologias pre-cristas da Europa, tem origem numa unica crenca, a dos indo-europeus.

    Para saber mais, indico meu site de mitologia germanica, link abaixo.

    PS: descupem a falta de acentos.
     
  15. Bagrong

    Bagrong RaG

    Os estdos qe Tolkien fazia tinham a ver com mitologia de outras épocas não tinha?
    acho essa coisa de relacionar personagens e fatos as vezes relativa....você pode relacionar coisas que nem o escritor pensou.....tem que ver só o que ta bem na cara se começar a criar muito pode fugir da realidade.... :?
     
  16. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Claro que tem que se ter esse cuidado com os exageros, mas o interesse de Tolkien pela mitologia germânica denuncia a influência dessa mitologia sobre a sua obra. Não lembro onde li, acho que na própria Valinor, que o Professor disse que a literatura ocidental começou a decair a partir de 1100. Tendo dito ou não isso, só o fato de ter traduzido Beowulf e de ser linguista e filologo jah denuncia o quanto a mitologia germanica foi importante e influente.
     
  17. Oakshield

    Oakshield Usuário

    bom, um exemplo da influencia grega na obra de tolkien é o trecho em que Melkor, o vala rebelde, é levado ao julgamento de Manwe.

    "pois ele é acorrentado por correntes forjadas por Aule, correntes que nem mesmo ele consegue quebrar"

    Na mitologia grega, Prometeus, o titã rebelde, por ter roubado a chama de Zeus e dado as dádivas (cura, fogo, etc) aos seres humanos é

    "preso e acorrentado pelas correntes inquebráveis forjadas por Hefestos, deus da forja e do trabalho em metais, e condenado a passar a eternidade sozinho amarrado a uma grande pedra no topo de uma montanha, onde todos os dias uma águia vinha e comia seu fígado eqto a noite o fígado voltava a crescer para ser comido novamente no dia seguinte pela águia"

    podemos notar em ambos os trechos, deuses da forja, correntes inquebráveis e até mesmo águia como agentes divinos...
     
  18. Ruben Pimentel

    Ruben Pimentel Usuário

    SIM, PRINCIPALMENTE A MITOLOGIA GERMANICA/ NORDICA.

    O PROPRIO TOLKIEN NUNCA FEZ QUESTAO DE ESCONDER ESSAS SUAS INFLUENCIAS, MUITO PELO CONTRARIO, MAIS DE UMA VEZ ELE FALA DE SUA PAIXAO PELA MITOLOGIA GERMANICA, CELTA, ENTRE OUTRAS, DAS QUAIS ELE TINHA UM CONHECIMENTO MUITO GRANDE, COMO LINGUISTA QUE ERA.
     
  19. Ruben Pimentel

    Ruben Pimentel Usuário

    ESSAS FIGURAS E SIMBOLOS TB APARECEM DE FORMA EVIDENTE NA MITOLOGIA GERMANICA-NORDICA, O Q NAO EH DE SE ESTRANHAR, POIS TANTO A MITOLOGIA GRECO-ROMANA, QUANTO A GERMANICA-NORDICA, POSSUEM A MESMA ORIGEM, OU SEJA, NA CRENCA DOS PRIMITIVOS INDO-EUROPEUS.
     
  20. thunderbreaker

    thunderbreaker Usuário

    valar = vanir da mitologia nordica
    mtas coincidencias ex : maiar e valar = aesir e vanir da nordica
    odin = orome
    thor = aule
    loki = melkor
    heimdall = tulkas
    e por ae vai sobre a mitologia hebraica so posso ligar
    gorgoroth, morgoth, carcharoth, percebem o roth no final??? esses normalmente eram nomes d emonios hebraicos ex: sepiroth, astaroth
    mal explicado + deu p intender
    trolls elfos anoes vinheram da mitologia nordica tbm

    balrogs = gigantes d fogo do nordico
    as 2 grandes arvores seriam referencia a iggdrasil do norte
    thalion ... semelhante a therion, tomegatherion a besta solar dos hebreus
    + se isso tem realmente ligacao so tolkien poderia dizer
     

Compartilhar