• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ignorância

Gonzo

Usuário
Ignorância


Se cada mentira contada
Se cada olhar lançado
Se cada ação minha fosse judicada
Seria culpado
Seria culpado de não te fazer chorar
Seria culpado de só ter olhos para você
Seria culpado de jamais te julgar
Por fim seria condenado a te condenar
A viver sem mim
A não ter meus olhos e braços para te guardar
Quando as verdades começassem a se fazer notar
 
Entendi agora, com o verso "Quando as verdades começassem a se notar..."

Parece que é como se a "máscara caísse" do rosto da menina, o eu lírico se desapaixona quando "o amor deixa de ser cego".

Entendem o que eu quero dizer? xD
 
Valeu Ricardo. É por ai mesmo Vinnie e Lu Eyre. É um poema sobre a necessidade de segredos, dada a necessidade humana de julgar e lançar veredito. Quem condena se autocondena também, vai sofrer e ficar sem o ombro do outro. É só pra dizer que uma condenação leva a outra e nem sempre o veredito inicial era justo. Seria uma traição do conceito de fidelidade e não uma traição em si. Se me julga culpado e não acredita em mim sou forçado a te condenar a viver sem mim.
As vezes é melhor ser ignorante a alguns fatos pois pode nos faltar algum elemento de vivência que nos permita entender. E não ser compreendido pode doer mais do que a dor de quem se sente traído pela "verdade". Sim, o poema foi escrito no sentido de relacionamento amoroso mas pode ser aplicado a qualquer tipo de relação humana a dois incluindo amizade e família.
Pra mim quanto menos alguém sofreu/viveu em uma área da vida, mais a pessoa julga essa área na vida dos outros. Vou dar um exemplo absurdo só pra ilustrar o ponto: Se um alcoolatra fala que bebeu 3 vidros de perfume a uma pessoa que nem bebe cerveja, a pessoa se choca, julga o outro doido, o magoa e se afasta. Se o mesmo alcoolatra fala com outros alcoolatras, eles vão entender os motivos por trás do ato, vão contar suas histórias e não vão julgar pois possuem vivências semelhantes. Não, não sou alcoolatra! E se eu fosse iam me julgar?! Não estou dizendo que o caminho para felicidade é o da omissão (mentir as vezes é ferramenta) e sim o da confiança, de que cada um tem seu tempo para compartilhar sobre a vida, e que julgar é se condenar mais do que condenar o outro. Espero que eu não tenha complicado demais. Acho que estou virando budista... As vezes não sei se explicar um poema ajuda ou atrapalha, perde um pouco da interpretação de cada um.
 
Pra mim parecia mais que o eu lírico estava deixando uma pessoa que não lhe deu o valor devido. Ou seja, ele estava deixando a pessoa antes que ela pisasse ainda mais em cima dele. Entende o que eu quero dizer?

Não tinha ido tanto pelo lado do julgamento, mas a sua explicação complementou a minha interpretação :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo