• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

História Antiga & Medieval

Ei, historiadores do fórum, postem aqui, vamos movimentar este tópico!

Que foi? :D

De fato, é interessante esta observação, para mim principalmente a correlação cultural entre Escandinávia e Germânia, que nesta época éra mais homogênea, sendo ambas um único núcleo cultural, (na época

De que época tu fala?

Vamos falar sobre a Itália medieval?

Ao invés de propor, o pessoal das idéias poderia começar um comentário, uma pergunta, sei lá...
 
Ao invés de propor, o pessoal das idéias poderia começar um comentário, uma pergunta, sei lá.

Ok, até onde ia a influência italiana no restante da Europa? é verdade q a cultura italiana ajudou a aumentar a cultura alemã no início do Sacro Império?
 
A influência italiana só ganhou importância real no restante da Europa com o Renascimento, a partir do séc. XV, antes disto éra uma cultura nacional ou regional, como de qualquer outro país.

A cultura italiana realizou um intercâmbio com a cultura alemã, durante a Idade Média, mas o q ajudou a aumentar o nível cultural-civilizacional germânico (do ponto de vista oficial, esclareço), foi a cultura antiga romana em específico, não propiamente cultura italiana posterior...
 
Ei... Vocês me recomendariam um livro de história sobre a Antiguidade, outro sobre a Idade Média, etc? Os livros que eu tenho sobre História Geral são muito vagos a este respeito, focam mais na Idade Contemporânea para frente.
 
Bem, vou olhar na minha biblioteca, e fazer uma seleção de títulos para lhe sugerir, mas agora, de cabeça, não consigo me lembrar muito bem, no entanto posso lhe indicar a coleção de H.G. Wells, História Universal, são vários volumes, tratam desde a Idade da Pedra, até a Contemporânea, passando pela Antiguidade e Idade Média.


Abraços.
 
Não li o tópico, então se já tiverem falado alguma coisa sobre esse assunto desconsiderem esse post.
Queria propor um tema sobre o século XIX, sobre as tecedoras de anjos, como era realmente o trabalho delas?
Me interessei sobre esse assunto porque ontem, na Pinacoteca, o meu professor de Literatura mostrou um quadro em tres cenas que mostravam as tecedoras de anjos e explicou sobre elas. Mas queria saber um pouco mais com voces também.
 
"Tecedoras de anjos"? Desculpe-me, amigo Mithrandir, mas confesso q eu não tenha conhecimento de tal assunto. Em verdade, talvez vc possa esclarecer-me a respeito, pois fiquei curioso.


Abraços.
 
"Tecedoras de anjos"? Desculpe-me, amigo Mithrandir, mas confesso q eu não tenha conhecimento de tal assunto. Em verdade, talvez vc possa esclarecer-me a respeito, pois fiquei curioso.


Abraços.

São mulheres que eram pagas pra matar crianças de mulheres solteiras, isso acontecia na época do século XIX, as mulheres que tinha filhos e não se casavam tinham duas opções:
Ou os filhos eram mandados para a Roda da Fortuna, que era uma roda em que se colocava a criança e quando essa roda girava elas entravamem um convento ou mosteiro. E a outra opção era a família contratar uma tecedora de anjos.

Se voce ainda não entendeu direito avisa aí, que eu tento procurar alguma coisa que explique melhor, blz?
 
Obrigado, mas creio não haver tal necessidade, agora eu já entendi de q se trata. De fato eu não havia ouvido falar disto até agora, muito interessante.
 
Ok, até onde ia a influência italiana no restante da Europa?

A Itália como um país-nação é uma entidade relativamente recente na história. Antes disso, ela era centro do Império romano. Mais tarde dividiu-se em diversos feudos que alcançaram grandes territórios na época da Renascença, formando grandes ducados e pequenos reinos.

Ei... Vocês me recomendariam um livro de história sobre a Antiguidade, outro sobre a Idade Média, etc?

O autor mais famoso e bem visto sobre medievalidade é Jacques Le Goff. Sugiro qualquer livro dele sobre o assunto, basta escolher um tema. Ele trabalha mais na questão do desenvolvimento cultural do período.

Não li o tópico, então se já tiverem falado alguma coisa sobre esse assunto desconsiderem esse post.
Queria propor um tema sobre o século XIX, sobre as tecedoras de anjos, como era realmente o trabalho delas?

Século XIX não é Idade Média nem Antiga. E eu nunca tinha ouvido falar dessas "tecedoras de anjos". Infanticidas tu disse? Estranho e improvável...
 
Um fato interessante a respeito da história da Lombardia medieval, é sobre a Coroa de Ferro lombarda, q passou a diversos reis e imperadores diferentes, no decorrer da Idade Média e durante o período renascentista. Forjada sobre um diadema de ferro, e adornada com ouro e pedras preciosas, ela simbolizava o domínio sobre o território lombardo e mesmo toda a península italiana, mas manter tal jóia sobre a cabeça poderia se revelar um fardo muito mais pesado politicamente do q muitos imperadores imaginaram... Como Frederico I, q teve q realizar cinco expedições a Itália para guerrear a rebeldia da Liga Lombarda, e na última expedição, acabou sendo derrotado em Legnano, tendo de conceder daí em diante maior autonomia as comunas da Lombardia, iniciando-se um processo gradual mas concreto, de emancipação da região em relação ao imperialismo tedesco na (licença poética) pátria dos césares da antiguidade, e província dos césares da medievalidade...
 
Já que estavam falando de Roma em um outro tópico e tal, decidi postar aqui a árvore da Dinastia Júlio-Claudiana, que eu fiz já há algum tempo (vai de Mário até Nero). Pode ter alguns erros em relação aos nomes (ora em latim, ora aportuguesados), mas enfim, aqui está:

http://img518.imageshack.us/img518/2674/dinastiajulioclaudianacw7.jpg

Ah, é um pouco pesado, por isso não consegui anexar.


Muito bom. Sería ótimo aproveitar a ocasião para falarmos de Roma antiga. Uma civilização muito admirável, por assim dizer. Vocês preferem a fase da república, ou a fase do imperio, e se for o império, qual dinastia vcs preferem? :think:
 
Ei... Vocês me recomendariam um livro de história sobre a Antiguidade

Um bom livro, barato também (bom, pelo menos vale a pena cada centavo gasto) é esse: http://www.submarino.com.br/books_p...=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=230377&ST=SR . Desataque para o trabalho fodástico feito pelo Funari com os grafites parietais. :babar:

Já que estavam falando de Roma em um outro tópico e tal, decidi postar aqui a árvore da Dinastia Júlio-Claudiana, que eu fiz já há algum tempo (vai de Mário até Nero).
http://img518.imageshack.us/img518/2674/dinastiajulioclaudianacw7.jpg

Legal Haran, exaustivo fazer isso. Quais as fontes que tu utilizou para montar a árvore?

Muito bom. Sería ótimo aproveitar a ocasião para falarmos de Roma antiga. Uma civilização muito admirável, por assim dizer. Vocês preferem a fase da república, ou a fase do imperio, e se for o império, qual dinastia vcs preferem? :think:

Porque se basear em dinastias e imperadores pra pensar história? Li hoje uma definição muito boa de Henry B. Mayo sobre isso: ele chamou de a "escola do vamos-agora-elogiar-homens-famosos".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo