• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Have you ever heard about LINUX....

Deriel disse:
Na documentação do RedHat 9 diz que nem lê.

Porque, por algum motivo desconhecido e (ao mer ver) injustificável, decidiram tirar o suporte NTFS do kernel fornecido por eles. Nada que não possa ser consertado, mas requer uma recompilação do kernel.
 
Ah, recompilar kernel eu fazia quando era um jovem imberbe. Hoje em dia não tenho mais paciência pra essas coisas não. Tô com uma partição de dados FAT32 que deve ser suficiente pra interação dos dois sem me causar pentelhação.

Estou com o RH9 instalado, mas admito que nem bootei nele ainda. Minha maior preocupação, que era o GRUB fazer grubgrub na minha partição Win (que no fundo é o que importa) não se concretizou (pelo menos ainda). Aviso aos navegantes win: LILO was deprecated.... so... 8-)
 
Estou nesse exato momento no RH9, pela primeira vez.

Pontos positivos:
* conectou na internet sem neura

Pontos negativos
* colocar mouse pra canhoto não é "trivial"
 
Voltando ao Win: é, de fato os linuxes da vida ainda estão anos-luz do windows em questão de ser user-friendly.
 
Deriel disse:
Minha maior preocupação, que era o GRUB fazer grubgrub na minha partição Win

AUHAUHAUHAUH :lol:

essa foi a coisa mais engraçada que li hoje !

bem, o meu LILO "lilecou" (seguindo a mesma analogia) minha partição Win pela segunda vez. Reformatar denovo... ai que saco...

sugestão: não usem cfdisk depois de instalar Windows...
 
Deriel disse:
Ah, recompilar kernel eu fazia quando era um jovem imberbe. Hoje em dia não tenho mais paciência pra essas coisas não. Tô com uma partição de dados FAT32 que deve ser suficiente pra interação dos dois sem me causar pentelhação.

Curiosamente, foi o mesmo que aconteceu comigo: quando comecei a usar, eu recompilava meu kernel, e até baixava programa só em código fonte e compilava eu mesmo. Hoje fico com o kernel padrão, e só baixo software em formato .rpm. :-)

Deriel disse:
colocar mouse pra canhoto não é "trivial"

Defina trivial.

Pelo menos no 8 que tenho aqui, é clicar no menu, Preferences, Mouse e marcar "Left handed mouse". (Isso com o Gnome.)

No Windows, pelo que me lembro é Iniciar, Painel de Controle, Mouse e aí selecionar, e nem lembro se a opção está na primeira tab ou não.

Qual a diferença essencial que torna o Windows anos-luz mais user friendly? Os procedimentos são basicamente os mesmos, só mudam os textos. E nenhum é notavelmente mais claro ou menos claro que o outro...
 
O ambientes pra Linux são mais feios, mais pesados, menos agradáveis, percepctivelmente mais lentos e no KDE não tem a opção de canhoto num local fácil (o RH9 usa o KDE como ambiente grafico padrão). É extremamente mais agradável visualmente usar o ambiente Win, a começar pelas fontes :)
 
Deriel disse:
O ambientes pra Linux são mais feios, mais pesados, menos agradáveis, percepctivelmente mais lentos e no KDE não tem a opção de canhoto num local fácil (o RH9 usa o KDE como ambiente grafico padrão). É extremamente mais agradável visualmente usar o ambiente Win, a começar pelas fontes :)

Quanto ao KDE, não sei pois não o uso. Mas provavelmente é um processo semelhante, abrindo o Control Center dele ou como quer que se chame. E tem certeza de que o padrão é o KDE? Até o 8.0, a RedHat dava preferência ao Gnome...

Quanto às fontes, tenho que discordar. Nesse ponto a aparência do Linux é muito superior, pelo menos nas últimas versòes. Tanto o KDE quanto o Gnome usam fontes anti-aliased, ie, com os cantos arredondados. E fica muito mais bonito e agradável assim.

Uma comparação:

Sem anti-aliasing. É assim que o Windows parece (embora esse screenshot tenha sido feito no Linux):
aa-sem.jpg


Com anti-aliasing. É assim que o Linux se parece:
aa-com.jpg


A aparência no Linux é bem mais suave e redondinha... Para mim, é muito mais bonito.
 
Só um comentário meio fora da discussão Linux... Eu odeio o termo user-friendly!!! Eu não quero um sistema que seja meu amigo e, provavelmente, um usuário não conhecedor profundo de termos e definições técnicas também não vai querer ter um computador entre seus amigos... Acho que cada um tem suas opções e gostos, e assim as amizades são diferentes também. Além de ser um termo totalmente abstrato em que cabem inúmeras definições e interpretações.

Particularmente, desejo em um software que ele seja eficiente, fácil de usar e aprender e que efetivamente faça o que necessito.

Existem formas de avaliar a interface de um software (heurísticas de usabilidade, percurso cognitivo, etc.) de uma maneira menos abstrata. Eu já havia visto um estudo de usabilidade entre Windows 9x e o KDE. Se eu conseguir achá-lo, vou postar aqui - é muito interessante. Para quem quiser conhecer mais, pode procurar alguns livros e artigos sobre HCI (Human Computer Interface) e usabilidade (usability), principalmente do Nielsen.

Agora, voltando para o Linux... De fato, a origem do Linux foi em ser um sistema Unix-like. E, Unix, naquela época, era um SO de servidores. Então, não havia a necessidade de uma interface para usuários comuns, como uma secretária ou um vendedor, para o Unix. Era um sistema usado por técnicos somente. O Linux, entretanto, é um sistema que pode rodar em um PC tranquilamente, e por isto está cada vez mais copiando a interface de outros sistemas para PC, como do próprio Windows.

Enfim, resta saber qual a direção o Linux irá tomar: se vai continuar voltado a ser um sistema para técnicos ou se vai ajustar sua interface para facilitar seu uso por usuários não técnicos. Acredito que, como o próprio DOS-Windows, os problemas na interface do Linux vão se reduzir a medida que o tempo passa e surgem novas versões. Acompanho o Linux há muitos anos e vejo que a interface do sistema já evoluiu. Muitas configurações (teclado, som e rede, principalmente) antes apenas feitas via terminal, agora já podem ser feitas no Gnome, por exemplo.
 
Eu quero que o programa seja meu amigo sim! Quanto mais amigos melhor é! :obiggraz:

Eu espero que o Linux continue sendo o que é. Não pretendo utilizá-lo pra ouvir minhas músicas e tocar meus vídeos.
 
Ok. Como eu falei, cada um escolhe seus amigos de acordo com seus gostos e personalidade. Eu considero a minha agenda eletrônica mais minha amiga do que o Windows ou o Linux. Ela vive junto comigo 24 horas, exceto finais de semana e feriados. :mrgreen: :obiggraz: Só espero que minha namorada não tenha ciúmes da minha "companheira de trabalho". :lol:
 
A um tempo atráz eu só ouvia falar de Linux. Não paga, naum trava, etc... Tava louco pra ver, mas depois quer saber? Me decepcionei... :( Sei lá... Acho qe meu nogocio por enquanto é windons mesmo.
 
Estava fuçando o Baixaki e na parte de aplicativos, descobri um programa (se é que pode ser chamado disso :| ) que instala um Linux no seu PC...ele chama WinLinux e cria um ícone no seu Desktop que inicia o Linux...problema: tem 360 mega.... :?

Será que vale a pena baixar para ter noção do que é Linux? :o?:
 
com metade disso vc baixa uma distro leve e bonita.

* Vela novamente fazendo a apologia da distro que usa.

Ela é muito mais user-friendly do que o Win98, que é o que eu uso. Acho que é ainda um pouco mais bonito que o WinMe tb. Só perde pro WinXP. Ou empata, não sei.

Alguns snapshots:
http://www.guiadohardware.info/linux/kurumin/1.1/snapshot1.png
http://www.guiadohardware.info/linux/kurumin/1.1/snapshot2.png
http://www.downloads-guiadohardware.net/shots11/wine.png
http://www.guiadohardware.info/linux/kurumin/1.1/snapshot5.png
 
A que estou usando agora (já disse umas 500 vezes: Kurumin :wink: ) roda direto do CD. estou rodando do CD. mesmo pq se eu instalar essa "coisa" chamada Linux no HD da minha mãe eu não terei mais filhos.

(E o Windows dessa joça aqui já não funfa direito há muito.)
 
Estou usando o KURUMIN agora também, direto do CD. Tenho o mesmo problema do Vela. Roda muito rápido para ser direto do CD. Gostei. Vou usar de vez em quando!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo